Afinal, quais as vantagens e como fazer Marketing de Conteúdo?

Lembre-se dos seus objetivos. Você está tentando atrair audiência. Você precisa ser notado como Autoridade em seu ramo de atividade de alguma forma.

E qual a melhor maneira de atrair visitas para o seu site produzindo conteúdo?

A reposta é “produzindo conteúdo de valor, relevante, que de algum modo ofereça uma solução para quem está buscando por ele.

Produção de Conteúdo:

Representação do Funil de Marketing

Pense no seguinte cenário:

Seu filho quer comprar uma camiseta de um Anime para ir a um evento.

Existe alguma loja no seu bairro ou próximo a ele que comercialize algo tão específico?

Então, como você vai fazer para encontrar esse produto?

Isso mesmo. Você irá digitar: “camiseta anime X” em um buscador, ou algo semelhante. Da mesma forma seus visitantes chegarão ao seu site. Buscando por algo que você oferece, entende e é uma autoridade no assunto.

Então digamos que você seja dentista e está ingressando no ambiente digital. Você montou seu site utilizando um CMS como o Wordpress ou Joomla, por exemplo. Você colocou umas imagens bem atrativas e seu site está muito bonito.

Você configurou o código do Google Analytics no seu site e passou a monitorar os acessos diariamente e não está satisfeito com os resultados.

Pense... Um site tão bonito e ninguém está visitando. Você se esforçou tanto e não está tendo resultados.

Agora coloque-se no lugar do seu cliente. Ele está precisando de um tipo de tratamento específico e existem dois métodos diferentes de ser tratado. Ele precisa tomar uma decisão quanto a isto mas não tem conhecimento técnico para decidir.

Ele é leigo, você é o especialista. Ofereça a ele a solução.

Check list de Marketing de Conteudo

Produzindo Conteúdo Relevante

Agora imagine se no Blog do seu site você tivesse postado:

“As melhores formas de tratar o problema ”y” - vantagens e desvantagens de cada método”

É isso. Quando nosso personagem fosse pesquisar pelo Assunto o buscador exibiria o seu site.

Os buscadores estão em constante atualização com o objetivo de sempre mostrar o melhor resultado para quem está fazendo a pesquisa. Simples assim?

Nem tão simples assim. Você precisa saber como os buscadores chegam a determinado resultado para que o seu conteúdo seja rankeado melhor que o do seu concorrente.

Nós já falamos disso. Isso é SEO, otimização para fácil localização pelos mecanismos de busca.

Como nós já dissemos as aplicações corretas das técnicas de otimização serão necessárias em cada fase do projeto.

A conclusão é que de nada adianta ter um bom conteúdo que solucione o problema de alguém se essa pessoa não irá encontrá-lo.

São vários fatores que influenciam para um conteúdo rankear bem nos mecanismos de busca. Alguns fatores são bem fáceis de otimizar, como por exemplo ter um título bem estruturado que deverá necessariamente não ser nem muito longo nem muito curto e ainda assim deve ser claro quanto a solução que está oferecendo e o assunto que será abordado.

Mas ainda existem fatores não visuais que são levados em consideração pelos buscadores. Como as tags html, por exemplo, em particular “title” e “alt” nas imagens e “h1” nos títulos.

Além disso seu texto deverá ter uma boa escaneabilidade que é a forma como ficam dispostas as orações que deverão ser fáceis de identificar em sua hierarquia. Utilizar o recurso de listas também é bem visto. Os parágrafos não devem ser muito longos com blocos de textos cansativos de ler.

Palavras-chave

Ainda sobre ser encontrado nas pesquisas dos Mecanismos de Busca, você precisará fazer uma boa pesquisa de palavras-chave.

Nessa fase você poderá utilizar os próprios buscadores pesquisando palavras que possam ser pesquisadas quando alguém procurar pela solução que você está oferecendo em seu artigo mas poderá utilizar outras ferramentas disponíveis como o objetivo de saber qual palavra-chave oferece uma melhor oportunidade para o seu rankeamento.

Existem dois tipos de palavras-chave:

Head-Tails:

São palavras-chave mais genéricas e mais difíceis de rankear.

Um exemplo: “bike”

Pense em quantos sites, blogs, lojas virtuais já setaram em seus códigos a palavra-chave “bike”.

Long-Tails:

São palavras-chave mais específicas e mais fáceis de rankear.

Seguindo o mesmo exemplo: “bike Speed Specialized Aliez Elite”

Com um tipo de pesquisa mais específico você excluirá muitos resultados indesejados. Você está procurando por um tipo específico de bike, quer excluir mountain-bike, bikes para crianças, enfim, você quer encontrar uma marca e tipos específicos de bicicleta.

Fazendo um rápido resumo você produzirá conteúdos que resolvam os problemas e dúvidas do seu visitante segmentado para o seu público, sua persona.

Você fará otimizações de seus posts visando ser localizado nas pesquisas com maior facilidade e visando oferecer uma boa experiência para a pessoa que lerá o seu artigo além de prender a sua atenção ficando por mais tempo no seu site.

Outros fatores que favorecem sua autoridade na web e são essenciais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo são os links.

Link Building:

Essa técnica de SEO quando bem aplicada favorece muito o rankeamento do seu Projeto e consiste em referenciar através de links outros sites e receber links de sites para os seus conteúdos.

Ocorre que, como em tudo que já foi dito, a técnica de link building quando não for bem aplicada pode destruir sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Mais uma vez neste ponto mencionamos os mecanismos de busca cuja função principal é oferecer a quem está fazendo a pesquisa o resultado mais relevante possível. Isso quer dizer que se em seu conteúdo você estiver apontando links para sites que não são bem vistos seu site não será bem visto. Da mesma forma que se um site que não é bem visto estiver apontando links para o seu site seu site não será bem visto.

Então busque embasar sua estratégia de link building na relevância do conteúdo.

Faça isso apontando seus links internos para sites notadamente relevantes que oferecem conteúdo de valor.

Monitore sempre os sites que estão apontando links para o seu. Existem ferramentas específicas para esse fim. O Google Analytics pode ser usado inclusive.

Caso você encontre links de sites não relevantes ou até de reputação suspeita configure para que não seja considerado o apontamento.

Como você viu, cada passo da estratégia de Marketing de Conteúdo é importante e deve ser constantemente monitorada. Considere o fato de fazer atualizações de seus conteúdos antigos já postados, monitorando os desempenhos e alterando sempre que necessário.

Produza conteúdos originais. Os mecanismos de busca não gostam de cópias.

A seguir vamos listar algumas ferramentas que utilizamos aqui na Anylinks para nos ajudar na Produção de Conteúdo. São ferramentas que, se forem bem utilizadas, serão de grande utilidade para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Ferramentas Úteis

Ferramentas Úteis:

  • Über Seggest - palavras-chave;
  • Google Analytics - métricas;
  • Semrush - palavras-chave, métrica, análise de concorrência;
  • Screaming Frog - Técnico;
  • Google Search Console - links, métrica;
  • Buzz Sumo - análise de concorrência;
  • Google Developers (Page Speed Insights) - Técnico ;
  • MOZ - palavras-chave, técnico;
  • Google Keyword Planner - palavras-chave;

Utilize as Ferramentas da lista acima para melhorar ainda mais a performance de sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Uma última dica mas não menos importante:

Frequência:

Considere uma boa análise de frequência de seus posts. Aqui não existe fórmula. É preciso testar e medir. Cada público reage de uma forma com relação a frequência das postagens e o que funciona bem para um Projeto pode não funcionar para outro. Sugerimos que comece com um post semanal e avalie a performance. Aumente para dois posts por semana caso o engajamento não seja satisfatório, retorne a frequência anterior.

Somente um aspecto deve ser considerado regra com relação a frequência, mantenha sempre seu público alimentado com conteúdo, se for bom um post semanal, mantenha sempre um post por semana sem interromper o fluxo.