Os primeiros passos de uma estratégia de Marketing Digital

O que muitos não sabem é que o marketing digital pode ser essencial na sua estratégia de vendas. Independente de qual seja o seu produto ou serviço, apostar em inovação na hora de divulgar é necessário para alcançar seu público-alvo com facilidade. Mas afinal, quais são os primeiros passos de uma estratégia de marketing digital?

Entendendo o seu negócio

A avaliação do seu negócio é o primeiro passo para entender o funcionamento de uma boa estratégia de marketing. No mundo digital isso é traduzido para a compreensão do seu público-alvo e planos de desenvolvimento do seu negócio.

Primeiros Passos de uma Estratégia de Marketing Digital

Para começar essa avaliação é preciso colocar no papel cada ponto do seu empreendimento. Liste o nicho de mercado, a abrangência do serviço e produto, a idade média do seu público, classe social e até gênero. Após esse entendimento fica muito simples traçar uma estratégia de marketing digital.

Marketing digital para blog: iniciantes

Se o seu produto é conteúdo digital (fotos, vídeos ou textos) o processo citado acima é válido, mas precisa começar o processo de marketing com escolhas iniciais. Pesquisar qual tema você vai trabalhar, se tem interesse (público) para consumir esse conteúdo e como você pode desenvolver esse material é determinante para fazer a divulgação (que é o passo seguinte).

Domínio

O blog é a sua empresa. A primeira parte dela é o registro do domínio. O marketing digital começa com a escolha do nome. Após a avaliação do seu público-alvo e nicho de mercado o nome do blog deve ser escolhido.

Opte por um nome que tenha relação com a sua palavra-chave essencial. Dessa forma, ficará mais simples ranquear de forma orgânica o seu blog. Se você quer falar sobre decoração de casas, por exemplo, coloque esse termo presente no nome do seu blog.

Para fazer o registro do nome do blog é necessário pagar por isso. O preço varia de acordo com a empresa escolhida e se for .com; .com.br; .org; .net; .info ou outras nomenclaturas. Os valores variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00.

Hospedagem

Não é uma obrigatoriedade pagar por uma hospedagem, mas se pagar por um domínio que o ajude na otimização do blog é recomendado investir em uma hospedagem. Não precisa ser um valor alto, pois um blog simples pode ser hospedado por um pacote mínimo de R$ 9,90 (dependendo da empresa contratada),

Lembre-se de que, se o seu objetivo é obter acessos, irá consumir recursos no servidor onde estiver. Isso significa que você corre o risco de ficar off-line caso tenha contratado um plano de hospedagem muito econômico. Isso significa que a medida que o seu projeto for ganhando corpo e ficando mais robusto e atraiando mais audiência um investimento em uma hospedagem segura e estável será necessário.

Jornada Digital

Estratégia de marketing digital para redes sociais

Uma ferramenta gratuita e muito eficaz para a divulgação de qualquer produto é a rede social. Se o seu produto for informação então, aí que essa ferramenta não poderá ser ignorada.

O Facebook é a rede social mais popular. Para vários produtos é nessa rede social que o marketing digital tem o maior impacto. No entanto, você pode usar o Instagram, Pinterest, Twitter e até Tumblr, dependendo do seu péublico.

Facebook

O primeiro passo para fazer marketing no Facebook é formar uma rede de contatos. Como essa rede social é culturalmente a que mais falamos de nossas vidas pessoais, é normal que se crie um perfil (não página), mas que só se fale de temas profissionais.

Também é interessante ter uma página de serviço ou produto. Nessa página você deve fazer publicações periódicas. Para definir quantas publicações e em quais horários vai publicar é importante ter em mãos as informações do planejamento (aquelas que coletamos na primeira parte desse processo).

O Facebook tem uma função que facilita a publicação em páginas. Você pode programar as publicações, ou seja, não é necessário estar online o tempo todo para postar. Para isso existem várias ferramentas úteis que podem lhe ajudar.

Os posts precisam ter um texto com frases de efeito, boas imagens e informações relevantes para o seu público-alvo. No caso de um blog, a divulgação diária de um conteúdo novo é necessária. Quando você pública o mesmo conteúdo sempre o seu público perde totalmente o interesse.

Outra forma de poder conquistar visibilidade nessa rede social é fazendo parte de grupos que tenham relação com o tema do seu blog. Compartilhe os seus conteúdos nesses espaços.

Instagram

A rede social das fotos também pode ser vantajosa para o seu marketing. Em toda rede social a imagem publicada deve ser de qualidade e relevante, mas no Instagram essa máxima é mais poderosa. Uma boa legenda das fotos e um link de direcionamento para o seu blog vai te garantir, com o tempo, um trafego importante de visitantes. Lembrando que é necessário ter seguidores para que o efeito seja visível.

Outras redes sociais

Não precisa estar em todas as redes sociais, mas nas mais importantes para o seu público. Por isso, pesquisar o seu nicho de mercado é importante. Mas, se mesmo depois da pesquisa ficar na dúvida com relação a qual rede social escolher, opte pelas mais populares: Instagram e Facebook.

Time line de Projeto Digital

Marketing de Conteúdo

Independente do seu texto ser apenas uma ferramenta de divulgação de um produto, ou se o texto é o seu produto base, estratégias de marketing digital devem ser usadas. Um texto bem escrito terá palavras-chaves de modo natural ao longo do conteúdo.

Por meio dessas palavras os robôs de busca do Google (e de outros buscadores) listam os blogs, artigos, imagens e vídeos mais relevantes para o internauta. Usar essas palavras e seus sinônimos as tags são importantes é uma boa prática. Esses termos de busca podem estar em formas de hashtags (em caso de textos para redes sociais) ou em frases curtas.

No seu blog dê muita atenção as legendas. Usar essas palavras-chaves é essencial para ter um bom resultado com as legendas de fotos bem como nas tags alt e title das imagens.

Aplique cada dica incansavelmente

Cada dica listada acima deve ser aplicada na divulgação feita nas redes sociais e em cada artigo escrito para o seu blog. No início pode parecer que nada está dando resultado no ritmo desejado. No entanto, os resultados aparecerão ao longo dos meses.

Nas redes sociais, compartilhe sempre o conteúdo com os seus seguidores/amigos. No blog, dê atenção ao conteúdo inédito, boa escrita, boas imagens, tags de interesse do seu público, palavras-chaves ao longo do texto e periodicidade.

Um dos pontos primordiais é a periodicidade. Em toda e qualquer estratégia de marketing digital é preciso persistência. Não desanime nos primeiros meses por querer acelerar o processo. Apenas siga o plano e colha os frutos!

Para mais informações sobre estratégias de Marketing Digital solicite o contato de um consultor.

 

Baixe Grátis o E-Book: Jornada Digital:

E-Book - Jornada Digital

Consultoria - Solicite o Contato de um Especialista