Como não errar em suas campanhas de e-mail marketing?

Guia de Campanhas de E-Mail Marketing

Note que até agora estamos falando sobre formas de atrair seu cliente ideal.

Apesar de existir um certo relacionamento entre sua Marca e sua Persona promovido através das Redes Sociais, da Produção de Conteúdo relevante e da Captura de Dados através de Landing Pages que devem ser publicadas oferecendo Materiais Ricos em troca de dados, você ainda necessita de mais informações e de entender de forma mais efetiva o problema de sua persona para que possa então, oferecer a melhor solução.

Nessa etapa é essencial lançar mão do recurso do E-Mail Marketing.

Depois que você coletou os dados de sua Persona, e-mail, nome, telefone, profissão. Depois que você já sabe quais os materiais pelos quais ele/ela demonstrou interesse, você já pode entender melhor o que ele precisa. É hora de oferecer conteúdos mais densos para que sua Persona entenda que a sua solução pode realmente resolver o seu problema.

Em seguida com mais dados coletados você já pode avaliar se sua Persona se encontra no estágio de compra ou de contratação.

Agora você já montou sua BASE de LEADS e pode nutrí-la com mais materiais ricos conduzindo sua Persona através da Jornada de Compra.

Como já dissemos o e-mail marketing é vital nessa etapa. Campanhas de e-mail marketing, bem planejadas elaboradas e executadas deverão trazer ótimos resultados para todo o esforço que você começou a empreender desde o princípio de sua Jornada Digital.

Não se engane, essa etapa não é menos delicada que as demais. Não basta selecionar uma lista de contatos e oferecer seus serviços ou produtos. Lembra-se de que estamos, desde o início, falando de Inbound Marketing ou, Marketing de Atração, isto é, foi o cliente que o procurou para solucionar o problema dele e é ele que irá concluir que a sua solução é adequada e tomará a decisão.

Também na etapa de relacionamento diretamente com sua Persona é necessário estar atento para uma série de aspectos para não comprometer o resultado de todo o processo.

Você precisará utilizar uma boa ferramenta de envio, configuração e segmentação de campanhas, além de ter que observar uma grande quantidade de “boas práticas” para que sua estratégia seja realmente efetiva e entregue os resultados desejados e planejados. Existem Agências especializadas nesse serviço que certamente ajudarão nessa etapa.

E quais são os fatores que você deve dar atenção na fase de relacionamento através de E-mail Marketing com sua base de leads?

Em primeiro lugar são necessários cuidados com relação a Estrutura de suas campanhas. Vejamos alguns deles:

Estrutura de Campanhas:

1. Personalize:

Não esqueça que sua identidade visual vai muito além de uma simples logo. Procure passar sempre sua identidade visual em suas campanhas.

Quando alguém recebe um e-mail gosta de identificar rapidamente de onde vem a mensagem, essa prática cria uma relação de confiança e empatia com seu lead.

2. Linha de Assunto:

Pode parecer menos importante este item mas nãos e engane. Lembre-se que você só abre um e-mail se o assunto lhe interessa. Procure ser breve e direto. Deixe bem claro sobre o que se trata instigando a curiosidade do destinatário.

3 -Design:

Design é fundamental.

Já falamos sobre a personalização, mas o design vai além. Crie um cabeçalho atraente de acordo com a identidade visual da sua marca, coloque sua mensagem no corpo escolhendo as fontes com cuidado, inserindo listas e bullets e não esqueça de colocar um CTA que irá levar seu contato para sua Landing Page.

Tenha um rodapé que acompanhe a mesma linha do seu cabeçalho com os dados da sua empresa.

4. Remetentes:

E-mails enviados com remetentes reais tem melhores taxas de abertura. Seu contato quer saber com quem está falando. Isso transmite mais confiança.

5. Sua Marca:

Já falamos de Design e Identidade visual no e-mail. Dentro deste contexto obviamente está a sua logomarca.

6. Texto:

Seu contato não tem tempo a perder, então seja breve e direto. Fale somente o que for necessário e deixe clara sua mensagem.

7. Imagens:

Não deixe de colocar imagens. As imagens reforçam a mensagem que você quer passar e tornam sua campanha mais elegante.

Escolha imagens que ofereçam uma boa experiência e tenham uma relação com o contexto da mensagem.. Sempre que possível inclua links nas imagens e não esqueça do texto alternativo visto que muitos provedores bloqueiam imagens.

Lembre-se, não coloque apenas uma imagem com link, provedores como o Gmail por exemplo, bloqueiam imagens.

Tenha sempre um bom texto tanto sobre sua oferta quanto para substituir as imagens.

8. Redes Sociais:

Inclua links para as suas páginas nas redes sociais e botões de compartilhamento.

9. Descadastramento:

Lembre-se sempre de colocar o link para descadastro de sua lista, afinal quanto melhor for seu mailling mais chances de converter você terá.

10. Não envie SPAM:

Nunca importe listas para a sua base de leads. Utilize somente subscribers que autorizaram o recebimento de suas mensagens. De nada adianta ter uma grande quantidade de assinantes que não irão abrir ou pior que irão marcá-lo como spam. Evite fazer parte de uma blacklist.

De forma mais visual a estrutura de suas campanhas deverá ter uma aparência semelhante a do infográfico abaixo:

infográfico - Estrutura de Campanhas de E-Mail Marketing

Resumo:

 

  • Cabeçalho com a logomarca de sua empresa.
  • Título do artigo ou do material rico oferecido>
  • Imagem que remeta ao contexto da mensagem.
  • Listas relacionando os tópicos tratados no e-mail.
  • Texto claro e resumido sobre o tema.
  • CTA - Chamada para ação em destaque com link para o material oferecido ou o artigo está sendo divulgado.
  • Rodapé com informações sobre a empresa e redes sociais e link para descadastramento ou atualização de dados cadastrais.

Disparo:

  1. Segmentação: Faça uma segmentação de seus contatos por tipo de interesses e certifique-se que sua campanha será enviada para o destinatário que tem maiores chances de conversão para o material enviado.
  2. Calendário: Faça um planejamento minucioso do envio buscando melhor data e horário para o disparo da sua campanha. Pense bem em que momento será mais conveniente para o seu contato abrir o seu e-mail.
  3. Concorrência: Assine algumas listas dos seus concorrentes mais fortes e saiba como eles trabalham suas campanhas. Sempre podemos aprender com a concorrência.