Anylinks - Soluções Criativas

A sua Parceira na Jornada Digital de sua MARCA.

A Anylinks atua a mais de doze anos no mercado web e oferece o serviço de hospedagem de domínios a cerca de dez anos.

Na época, quando decidimos começar a oferecer o serviço, tínhamos um problema recorrente com nossos clientes. Desenvolvíamos projetos para web e os clientes que nos contratavam hospedavam seus domínios em variados hosts.

Normalmente nossos clientes decidiam pela contratação do serviço de hospedagem levando em consideração o baixo valor cobrado pela empresa que oferecia o serviço, sem considerar aspectos como o objetivo do projeto, o tráfego pretendido ou projetado e os recursos que seriam consumidos pelo seu domínio.

Invariavelmente, nesse caso, as consequências não eram as melhores.

Hospedagem de Donínios para Web

Mas quais os fatores que devem ser levados em conta na hora da contratação do serviço de hospedagem?

1 - Capacidade disponível para o armazenamento de arquivos.

Considere nesse aspecto que arquivos como imagens, vídeos, e-books em PDF e áudios, por exemplo, costumam ocupar muito espaço, logo, o tipo e objetivo do seu projeto precisa ser considerado, por exemplo, uma loja virtual que tem cerca de duzentos produtos a oferecer precisará postar seguramente um número bem maior do que este de arquivos de imagens e, mesmo que elas estejam devidamente otimizadas para web isso certamente irá acarretar em um alto armazenamento no servidor. Da mesma forma para os outros formatos de arquivo mencionados.

2 - Tráfego do site.

Novamente dependendo do objetivo e característica do projeto será necessário a contratação de maior ou menor capacidade de gerenciamento de tráfego. Observe que quanto mais sucesso seu projeto atingir mais tráfego terá e, no final das contas o objetivo de todo projeto é esse, logo um planejamento visando estabelecer uma projeção para o volume de tráfego é necessário e precisa ser considerado.

3 – Recursos e Tecnologias

Como vamos ver na sequência é aconselhável que uma empresa ou consultor avalie que tipo de ferramentas e aplicações serão necessárias para cada tipo de projeto para que não ocorram surpresas após a contratação do host. Alguns projetos necessitam de tecnologias específicas para rodar determinadas aplicações e nem todos os planos de hospedagem disponibilizam determinadas ferramentas.

4 – Contas de e-mail

Da mesma forma que nos itens anteriores é preciso planejamento, ou seja, você tem que ter em mente quantas contas serão necessárias e saber se não existem restrições ao número de contas de e-mail no plano de hospedagem que está sendo contratado.

5 – Suporte

Quanto ao serviço de suporte é recomendável uma boa avaliação, afinal não existe nada mais frustrante que tentar resolver um problema urgente e tratar do assunto com alguém que entende muito pouco, ou ainda precisar de ajuda durante um feriado e não ter atendimento disponível. Se possível opte sempre por suporte vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Lembre-se também de averiguar se a empresa de hospedagem oferece suporte pessoal e não somente um Help Desk. Em muitas das ocasiões é necessário urgência e os serviços de Help Desk, apesar se serem úteis, são indicados para soluções à longo prazo.

Hospedagem de Donínios para Web - upgrade

Considerados todos esses detalhes importantes vamos fazer um pequeno exercício de raciocínio.

Imagine a seguinte situação: você contratou o desenvolvimento de um site para a sua marca e os desenvolvedores entregaram o projeto de acordo com suas expectativas, isto é, o layout é responsivo e está bem interessante visualmente, adaptado a identidade visual de sua marca, otimizado em SEO e o conteúdo está bem alinhado com o seu cliente ideal.

Seguindo essa linha de raciocínio o projeto certamente terá sucesso, isto é, vai atrair tráfego e ficará bem ranqueado junto aos mecanismos de busca(Google, Bing, Yahoo, Ask, etc...). Além disso em função do sucesso do seu projeto você está recebendo muitos contatos via formulários publicados no seu site. Então o cenário é simples: mais visitantes, mas tráfego, mais e-mails, mais atualizações, mais uploads de imagens e por ai vai.

Só que na hora da contratação da hospedagem de domínio a opção foi feita levando-se em consideração o valor mensal da hospedagem. Você contratou um plano anual de digamos R$29,90 mensais e pagou parcelado no seu cartão de crédito.

Nesse momento o site fica fora do ar e os clientes reclamam. Você vai acessar os e-mails e está tudo fora do ar... O que fazer nesse caso?

  • Ligar para uma empresa gigantesca com um atendimento de suporte impessoal que irá levar um tempo enorme para localizar o seu cadastro e identificá-lo?
  • Abrir um chamado no servidor e aguardar por horas a solução?

Normalmente a primeira opção é ligar para empresa que desenvolveu o seu projeto, mesmo que você tenha dúvida se o problema tem relação com o projeto em si. Certo, então você liga e o suporte do desenvolvedor faz rápidas verificações e identifica o problema. Seu site saiu do ar por estar com a capacidade contratada acima do limite. O que fazer nesse caso.

Seu desenvolvedor o aconselha a migrar para um plano com mais recursos, maior largura de banda e mais capacidade para receber tráfego e contas de e-mails com capacidade maior consequentemente.

Novamente você acessa o site do provedor de hospedagem e faz avaliações nos planos oferecidos e tenta fazer a migração online mas é tudo muito complicado e você fica confuso com tantas opções e termos técnicos que você não tem a mínima obrigação de estar familiarizado. E inevitavelmente você se pergunta:

Por que não fiz a opção por um plano mais caro com mais recursos disponíveis?

Então você novamente recorre ao conhecimento técnico da empresa que desenvolveu seu projeto procurando opções e orientações com quem você confia certo? Veja que esse processo não é interessante para nenhuma das partes. A empresa que desenvolveu seu projeto tem total interesse em que ele fique no ar o maior tempo possível, pois sua marca passou a ser um “case” da agência web, sem mencionar que você está pagando para o site ficar no ar captando mais negócios para a sua marca e você pode estar perdendo oportunidades importantes.

Enfim, continuando com a solução do problema do projeto estar fora do ar, depois de aconselhado pelos desenvolvedores você faz a opção por um plano que oferece melhores recursos e o seu site volta a operar normalmente.

Utilizamos esse pequeno exemplo para ilustrar problemas comuns que ocorrem com muita frequência com nossos clientes por desconhecimento técnico e isso nos motivou a agregar aos serviços que oferecemos o serviço de hospedagem para web. Na verdade a ideia parece ser óbvia e bem simples, ou seja, solucionamos os problemas de nossos clientes que ficam mais satisfeitos e agregamos valor a nossa agência.

Acontece que por filosofia da Anylinks não ficamos satisfeitos enquanto não oferecermos um serviço de excelência e os erros de avaliação que normalmente ocorrem no inicio, ou pelo menos até que as empresas se familiarizem com as rotinas de um serviço web, continuam acontecendo.

A solução que identificamos é a flexibilidade, isto é, crescer à medida que se cresce. Calma, a gente explica. É simples, na medida em que os visitantes aumentam e as atualizações de conteúdo se tornam mais frequentes nos sites, blogs ou lojas virtuais que hospedamos automaticamente a capacidade e os recursos em nosso servidor são disponibilizados aos nossos clientes de hospedagem sem que ocorram crises ou conflitos para as marcas.

Como isso é feito? Através de monitoramento contínuo. A ideia é detectar o problema antes que ele ocorra e configurar o upgrade do plano evitando que a página do cliente fique off-line. Obviamente que a disponibilização automática do aumento de espaço no servidor gera um aumento de custo para o cliente, porém em contrapartida as vantagens são proporcionais, pois não ocorrem interrupções no fluxo de visitantes gerando mais negócios diretos, não havendo quebra de expectativas no planejamento como um todo, além disso o crescimento escalável é o objetivo de qualquer projeto não é mesmo?

Entendemos que o fato de manter o cliente 100% do tempo com seu projeto on-line acaba gerando benefícios para o cliente e, consequentemente, para nossa empresa. Parece lógico que quanto mais nosso cliente crescer atingindo seus objetivos, mais serviços poderemos oferecer durante sua jornada digital e consequentemente estaremos crescendo na mesma proporção.

Você pode comparar nossos planos com os de qualquer outra empresa que oferece o serviço de hospedagem de domínios e, num primeiro momento, o que vai observar é que nossos planos tem valor mensal mais alto, porém oferecem mais recursos, além disso optamos por não oferecer a opção de pagamento anual com desconto, justamente por acreditarmos no potencial dos projetos, isto é, um projeto bem planejado e desenvolvido certamente atrairá muitos visitantes, logo necessitará de recursos disponíveis e obviamente, sem ficar fora do ar um instante sequer.

Além dessas características mais básicas, já mencionadas anteriormente, existem ainda aspectos mais técnicos que são extremamente importantes e que devem ser considerados antes da contratação do serviço de hospedagem de domínios. A linguagem de programação que será utilizada durante o desenvolvimento do projeto precisa ser considerada, o banco de dados que será utilizado, assim como os recursos e tecnologias disponíveis no servidor que serão necessários para o bom andamento do projeto como um todo.

Aqui na Anylinks aconselhamos a contratação de uma consultoria já nessa fase de seu projeto web. Um bom profissional ou agência pode indicar o melhor caminho participando ativamente do planejamento e escolha do tipo de hospedagem que será mais adequada ao perfil do seu projeto.

Logicamente um site corporativo tem uma característica diferenciada de uma loja virtual, por exemplo. Ambos têm vários aspectos em comum, porém não utilizam e não consomem os mesmos recursos e na maior parte das vezes não utilizam a mesma tecnologia.

Por tudo que foi dito, é vital que sejam considerados para a contratação de um serviço de hospedagem de domínios os objetivos do projeto, isto é, o sucesso de um projeto web depende também dessa etapa que não deve ser negligenciada de forma alguma para que não ocorram arrependimentos posteriores.

 

Caso tenha alguma dúvida utilize o formulário abaixo que faremos contato: