O Facebook atingiu a incrível marca de mais de 2 bilhões de usuários em Junho de 2017.
O Facebook ainda é hoje, sem dúvida, a Rede Social mais utilizada e esse alcance se estende as empresas.
Primeiro vamos entender alguns números:
O Brasil é o terceiro país com maior número de contas ativas no Facebook.
- Atualmente 102 Milhões de brasileiros estão no Facebook;
- 93 Milhões acessam via dispositivos móveis;
- 3 milhões de anunciantes ativos;
- 99% das pessoas no Facebook afirmam que lêem publicações de marcas;
- 67% utilizam o Facebook todos os dias;
- 92% acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês;
- 22 minutos é o tempo em média que as pessoas gastam por dia no Facebook;
- 13h até 15h é o pico dos acessos no Facebook em dias de semana.
Por que as empresas utilizam o Facebook?
- 83% Visibilidade Online;
- 63% Interação com o público;
- 11% O concorrente também utiliza;
- 5% Outros motivos.
Os dados são de pesquisa realizada pela RockContent em 2017.
Depois de analisar todos esses dados é possível afirmar com total segurança que, independente de qual seja seu ramo de atividade, seu cliente está no Facebook.
Considerando todo esse potencial, você deve concordar que, não utilizar a ferramenta de anúncios do Facebook para divulgar o seu negócio é, com certeza, um enorme desperdício.
Com o Facebook Ads é possível fazer anúncios de várias formas. A possibilidade de segmentar seus anúncios é a maior arma que o Facebook oferece aos seus anunciantes. Com os anúncios no Facebook você define seu objetivo, público, posicionamento, o orçamento de sua campanha, ou seja, quanto pode gastar e como ele será, uma imagem, um vídeo, texto, com produtos, formulário de cadastro, enfim as possibilidades são muitas. Se sua marca souber utilizar as informações que o Facebook oferece com precisão, certamente terá sucesso em suas campanhas.
Ocorre que é comum ao começar a anunciar e fazer campanhas no Facebook que ocorram algumas dúvidas com relação a hierarquia das opções disponíveis nos anúncios.
Então. Como funcionam as configurações e as estruturas de Campanhas do Facebook?
O Facebook disponibiliza aos seus anunciantes como ferramentas para gerenciamento de campanhas: O Gerenciador de Anúncios e Power Editor e existem diferenças sutis entre eles. Coincidentemente hoje foi anunciada a unificação das duas ferramentas. Vamos aguardar o resultado. Existe uma hierarquia entre as possibilidades e criação de campanhas conforme você pode ver na imagem.
No primeiro nível estão as campanhas, abaixo os conjuntos de anúncios ligados a elas e no último nível o anúncio propriamente dito. Uma campanha contém um ou mais anúncios e conjunto de anúncios e é nesse nível que você estabelece os objetivos de sua campanha, dessa forma torna-se mais simples medir o desempenho dos anúncios e conjunto de anúncios e otimizá-los se for necessário.
Um conjunto de anúncios contém um ou mais anúncios e você pode estabelecer um orçamento, segmentar o público, definir um posicionamento e uma programação para veiculação dos seus anúncios.
No último nível está o anúncio, onde você definirá a sua aparência. A possibilidade de criar vários anúncios em um conjunto de anúncios permite a otimização com base nas variações de imagens, vídeos, links e posicionamento, ou seja, onde ele será veiculado.
Baseado na hierarquia criada pelo Facebook é aconselhável que se crie um tipo de campanha com objetivos específicos. Por exemplo, uma campanha para geração de cadastros, cliques no site ou curtidas na página. Depois de acompanhar o desempenho será possível promover alterações, otimizando e maximizando os resultados.
Para cada objetivo que o Facebook Ads oferece, sua campanha poderá performar de uma maneira, portanto defina seu objetivo com sabedoria.
De uma forma mais visual, as campanhas de anúncios se parecem com o infográfico abaixo:
Os Objetivos de Campanha Disponíveis são:
Impulsionar Publicação: para promover o envolvimento com publicações de Página.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto;
- Anúncio de foto;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncio de link;
- Anúncio de oferta;
- Anúncio de evento;
- Anúncio de curtida de Página;
- Anúncio de aplicativo móvel;
- Anúncio de aplicativo para desktop
De acordo com os objetivos de anúncios para Campanhas no Facebook Ads, podemos considerar:
Promover sua Página: obter mais curtidas na Página.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto;
- Anúncio de foto;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncio de link;
- Anúncio de curtida de Página.
Visitantes para o seu site: para enviar visitantes para o seu site.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto;
- Anúncio de foto;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncio de link.
Aumentar conversões: para gerar mais conversões em seu site.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto;
- Anúncio de foto;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncio de link.
Instalações de aplicativo: para incentivar os usuários a instalar seu aplicativo.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de aplicativo móvel;
- Anúncio de aplicativo para desktop.
Aumentar o envolvimento com seu aplicativo.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto;
- Anúncio de foto;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncio de link;
- Anúncio de aplicativo móvel;
- Anúncio de aplicativo para desktop.
Alcançar pessoas próximas: para atrair pessoas que estão próximas à sua loja física.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto;
- Anúncio de foto;
- Anúncio de vídeo;
- Anúncio de link;
- Anúncio de curtida de Página.
Divulgar seu evento: promover eventos do Facebook.
Tipo de Anúncio Recomendado:
- Anúncio de evento.
Promover suas ofertas online e oferecer cupons de desconto.
Tipo de Anúncio Recomendado:
- Anúncio de oferta.
Visualizações do vídeo: estimular as pessoas a assistir ao seu vídeo.
Tipo de Anúncio Recomendado:
- Anúncio de vídeo.
Algumas boas Práticas recomendadas, além das já mencionadas:
- Procure otimizar sua segmentação tendo a certeza de que seus anúncios em seu conjunto de anúncios foram direcionados ao mesmo segmento. Por exemplo: Mulheres de 18 a 25 anos residentes em São Paulo. Com essa prática a otimização torna-se bem mais simples.
- Faça uma análise dos resultados obtidos avaliando os relatórios e altere se for necessário.
- Faça atualizações dos seus anúncios, e evite torná-los cansativos sempre que possível.
- Acompanhe os relatórios e não deixe de fazer testes quando necessário.
Como melhorar sua relevância? - Anúncios relevantes performam melhor.
Os principais fatores que influenciam na relevância do seu anúncio são o criativo e a segmentação de seu anúncio.
Quanto a segmentação, quanto mais específico você for no direcionamento, mais relevante será, já que estará orientando sua segmentação para o público que, em tese tem a tendência ao interesse em seu conteúdo. Já dissemos que o Facebook oferece informação para os seus anunciantes, isso significa que você poderá segmentar geograficamente, por sexo, faixa etária, interesses e até por comportamentos específicos.
Personalize seu público ao máximo e salve em sua ferramenta de gerenciamento o ´segmento que acabou de criar para ser utilizado em campanhas futuras.
Quanto ao criativo concentre seus esforços na experiência de quem está navegando pela rede e na mensagem que você quer passar de sua Marca. Necessariamente sua mensagem deve ser simples e direta e que ao mesmo tempo tenha relação direta com a imagem que você quer transmitir de seu negócio.
Existem outras possibilidades de anúncios, como é o caso do Google Ads que também é extremamente eficiente em seu propósito, e outras redes possíveis, caso do Twitter,Linkedin e Instagram, porém o Facebook ADS é sempre um dos primeiros a ser lembrado quando se fala em investimento em divulgação de um Produto, Empresa ou Marca e é, constantemente utilizado em qualquer estratégia de "Marketing Digital, seja com o objetivo de atrair leads ou a aquisição de autoridade.
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido algumas de suas dúvidas sobre este recurso. Se você deseja entender melhor e de forma mais aprofundada a ferramenta, disponibilizamos no E-Book “Jornada Digital” um capítulo inteiro sobre Facebook Ads disponível para download gratuito. Basta preencher o formulário e receber o material.
Laura Becker
Consultora Digital
Publicitária,
Especialista Certificada em Marketing de Conteúdo, Customer Success, UX