Anylinks - Soluções Criativas

A sua Parceira na Jornada Digital de sua MARCA.

Você já se perguntou o que faz efetivamente um Consultor para Projetos Web?

Na figura do consultor você encontrará ou “deverá encontrar” um profissional com vasto conhecimento em tudo que se relaciona ao planejamento, execução mensuração de resultados de cada uma das etapas de um Projeto Web.

Consultoria de Projetos para Web - diagnóstico de projeto

Qualquer Agência Digital que ofereça este serviço deverá necessariamente contemplar todas as expectativas as quais uma Marca está buscando para se inserir de forma efetiva no Ambiente Digital com total segurança e garantia de resultados positivos, ou seja, o Projeto apresentado deverá performar de acordo com o planejamento apresentado pela consultoria e, caso isso não ocorra, o fato que ocasionou a queda de performance ou quebra de expectativas planejadas deverá ser apontado com precisão cirúrgica e a solução do problema apresentada de forma justificada e clara.

Os objetivos e os benefícios para as Marcas com a contratação desse serviço são extremamente importantes para os resultados pretendidos e projetados de qualquer Projeto contemplando economia de tempo e precisão na execução de cada etapa necessária para o sucesso do Projeto como um todo.

Pensando nesses aspectos que, nem sempre ficam bem claros, resolvemos esclarecer cada um dos tópicos que deveriam ser abordados durante a execução desse serviço que por vezes é encarado de forma controversa e julgado desnecessário para alguns menos instruídos.

Na Anylinks somos procurados por diferentes empresas tanto nos aspectos relacionados ao nicho de mercado quanto ao estágio em que se encontram em sua Jornada Digital. Algumas Marcas inclusive já estão em sua terceira ou quarta versão de site, outras, por outro lado estão começando sua Jornada e precisam de orientações de forma geral pois desconhecem totalmente o processo. Por esse motivo se faz necessário, na etapa de consultoria que alguns dos itens a serem avaliados se separem, ou seja, a avaliação para um projeto em andamento não pode ser a mesma que a de um projeto em fase inicial. Conforme segue.

Quais são então as etapas que deverão ser apresentadas em uma Proposta de Consultoria?

1 - Análise da Concorrência.

Já existe um projeto?

- Fazer comparação com concorrentes com o objetivo de identificar oportunidades;

Projeto será desenvolvido do zero?

- Apresentar análise clara da concorrência oferecendo detalhes dos dados positivos e negativos de seus projetos;

2 - Diagnóstico do Projeto.

Já existe um projeto?

- Avaliação do estágio em que o Projeto atual se encontra e diagnóstico;

Nessa fase inicial são avaliados e diagnosticados fatores como recursos oferecidos pelo servidor de hospedagem de domínio, design, alinhamento com a Identidade Visual da Marca, responsividade, escaneabilidade, hierarquia de menus, experiência do usuário, tamanho e desempenho da página, links quebrados, linkbuilding, código de programação, SEO, palavras-chave...

- Apresentação do Diagnóstico e indicação de mudanças visando melhoria de desempenho.

Checklist das alterações necessárias no projeto.

Normalmente nesse estágio da consultoria as polêmicas surgem, pois dependendo do número de alterações necessárias, isto é, se durante o desenvolvimento do atual projeto não foram considerados os diferentes aspectos que interferem na performance do Projeto como um todo, é possível que o profissional ou profissionais de consultoria envolvidos devam recomendar que o projeto seja refeito totalmente.

Nesse caso alguns clientes encaram essa recomendação de forma negativa julgando que seja desnecessário onerar o orçamento do projeto refazendo totalmente o trabalho. É recomendável nesse caso portanto, apresentar duas propostas diferentes justamente para comprovar que a relação custo benefício acaba se tornando mais interessante para o cliente e poderá evitar retrabalho em fases mais adiantadas do projeto.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Definição de objetivos;


É importante o contato com o cliente para entender quais são seus objetivos e expectativas com relação ao projeto, o percentual de crescimento esperado e o prazo para o retorno do investimento e etc...

- Apresentação do escopo inicial do projeto;

O consultor deverá apresentar com clareza de forma justificada cada aspecto que foi definido no escopo inicial.

- Projeção de cronograma;

Definir nessa etapa datas previstas para a entrega de cada ítem que deverá ser desenvolvido.

- Definição de Metas.

Estabelecer juntamente com o cliente metas que deverão ser atingidas após a publicação do projeto que deverão ser comprovadas nas datas estabelecidas.

Identidade Visual de Marca

3 - Análise de Identidade Visual.

Já existe um projeto?

- Avaliação de coerência da Identidade visual física em relação a identidade digital;

Apontar possíveis incoerências quanto ao alinhamento da Identidade Visual de Marca física em relação a versão Digital.

- Apresentação de possíveis mudanças necessárias para alinhamento de Identidade Visual.

Oferecer opções de alinhamento da Identidade Visual sem que ocorram crises de identidade e consequente perda de autoridade para a Marca.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Planejamento da Criação da Identidade Visual;

  Elaboração e Planejamento de Pesquisa cujo resultado deverá ser entregue ao departamento de Design Gráfico para criação depois de aprovada a proposta.

4 - Definição de Persona.

Já existe um projeto?

- Diagnóstico e Avaliação de conteúdo direcionado a persona;

- Alinhamento do Projeto a Persona.

Sugestões de conteúdos que deverão ser produzidos com base na persona.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Definição de Persona;

Definição do cliente ideal com levantamento da maior quantidade possível de dados reais. Sugestões de pesquisa para identificação de persona.

- Planejamento de Conteúdo direcionado a Persona;

Apresentar exemplos de conteúdos que deverão ser produzidos com base na persona.

Planejar os tópicos de conteúdos relevante que deverão ser produzidos para posts de blog e materiais ricos.

- Definição de Conteúdo para os estágios do Funil de Marketing.

Estabelecer os tipos de conteúdos que serão produzidos para cada estágio da Jornada da Persona do cliente.

SEO - Otimização para os Mecanismos de Busca

5 - Definição de Palavras-chave (SEO).

Já existe um projeto?

- Avaliação e Diagnóstico de Palavras-chave;

- Apresentação da Estratégia para o realinhamento de palavras-chave.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Pesquisa de palavras-chave;

- Planejamento de palavras-chave;

- Definição de palavras-chave.

6 - Definição de Estratégia.

Já existe um projeto?

- Apresentação da relação de alterações necessárias justificadas;

- Definição do calendário de alterações.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Apresentação das etapas do Projeto;


- Definição de calendário de execução do Projeto.

Planejamento (calendário, definição de métricas, conteúdo - jornada do cliente).

Definir as métricas que serão apresentadas periodicamente para comprovação de performance do projeto.

Justificar os conteúdos de cada etapa do funil.

Redes Sociais - Canais de Aquisição - Mídias Pagas

7 - Canais de Divulgação (redes sociais, mídias pagas, pesquisa paga).

Já existe um projeto?

- Diagnóstico de presença digital;

Avalição detalhada de performance nas redes sociais onde o cliente está presente apresentando métricas de interação, quantidade de seguidores, crescimento no período e autoridade da marca.

- Definição dos canais (inclusão, exclusão, alteração);

Definir quais as redes sociais e canais de mídias sociais o cliente deverá estar presente com sua marca e quais os tipos de ação serão necessárias.

- Mídias pagas.

– definição de orçamento;

Definir junto ao cliente a verba que será destinada ao investimento em mídias pagas, se for o caso.

– definição de canais de investimento.

Definir e distribuir a verba entre os canais de aquisição onde o ROI deverá ser comprovado através de relatórios periódicos. Considerar e recomendar Facebook ADS e Google Adwords em diferentes fases do Projeto.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Definição de Canais;

Estabelecimento dos canais de acordo com a persona.

- Definição de calendário de agendamento de publicações;

Alinhar o agendamento das publicações de acordo com o canal e o calendário de publicações de conteúdo do blog e dos materiais ricos disponíveis de acordo com a persona.

- Mídias pagas.

– definição de orçamento;

Definição do investimento em mídias pagas e projetar a comprovação do ROI para o cliente.

– definição de canais de investimento.

Distribuição do investimento disponível por canal, Considerar e recomendar Facebook ADS e Google Adwords juntamente com a projeção da comprovação do ROI.

Campanhas de E-Mail Marketing

8 - Planejamento de Campanhas de E-Mail Marketing.

Já existe um projeto?

- Diagnóstico de segmentação;

Verificação e detecção de erros quanto segmentação e automação de campanhas de E-Mail Marketing.

- Diagnóstico de campanhas;

Diagnosticar possíveis distorções quanto ao calendário de envio e configuração de campanhas.

- Diagnóstico de persona;

Possível reavaliação de persona nas campanhas e nova segmentação.

- Reconfiguração.

Reconfigurar as campanhas conforme os possíveis erros que foram detectados nos itens anteriores.

Projeto será desenvolvido do zero?

- Definição de Objetivos;

Condução da persona pelo funil alinhando ao conteúdo.

- Elaboração de Campanhas;

Elaboração do guia de campanha de E-Mail Marketing, boas práticas, layout, escaneabilidade, etc...

- Segmentação;

Segmentação de conteúdo com base na persona e seu estágio no funil.

- Avaliação de Resultados – Mensuração.

Comprovação de resultados e realinhamento de segmentação.

Definição de Ferramentas Úteis

9 - Definição de Ferramentas.

Durante este estágio serão definidas as ferramentas gratuitas e expostas as possíveis ferramentas pagas que serão sugeridas e/ou necessárias para a entrega dos objetivos do Projeto.

- Ferramentas de mensuração de resultados;

Ex.: Google Analytics, Facebook Insights, etc...

- Ferramentas de agendamento de posts;

Ex.: Hootsuite, Gramblr; etc..

- Ferramentas de pesquisa de palavras-chave;

Ex.: MOZ, Semrush, Google Keyword Planner, etc...

- Ferramentas de criação de conteúdo para o site e para as redes sociais (design, vídeo, materiais ricos);

Ex.: Photoshop, AdobeSpark, Ilustrator, etc...

- Ferramentas de E-Mail Marketing;

MailChimp; RDStation, etc...

- Ferramentas de Captação de Leads (LandingPages, formulários, popups);

RDStation, HubSpot, Lahar, Convertflow, etc...

- Ferramentas de Automação de Marketing.

RDStation, HubSpot, Lahar, etc...

As ferramentas úteis que mencionamos são apenas alguns exemplos e, dependendo do tipo de projeto outras podem ser necessárias e podem ser sugeridas pela Consultoria e que certamente serõa muito úteis como por exemplo o Chat para atendimento online. Essa ferramenta além de estabelecer um relacionamento rápido e positivo junto aos seus clientes oferece inclusive a captação de leads para o seu negócio sendo indicado para diferentes nichos de mercado como por exemplo, empresas de tecnologia que prestam suporte e lojas virtuais.

10 - Acompanhamento da Execução da Estratégia de forma geral

Avaliação, Mensuração e apresentação de resultados.

Depois da análise de dados e relatórios de desempenho das campanhas, elaborar projeto de mudanças otimizando todo o processo para atingir uma possível melhoria de resultados, afinal sempre é possível melhorar.

Infográfico representativo de Consultoria Web

É importante que o consultor continue o relacionamento com o cliente ou troque informações com o departamento responsável pelo sucesso do cliente para que possíveis alterações sejam sugeridas e implementadas sempre que necessário. Além disso cabe ao consultor se a proposta for aprovada acompanhar e fiscalizar cada passo para certificar-se de que o andamento do projeto está ocorrendo de acordo com o planejado.

Vale lembrar que a consultoria na apresentação do Cronograma do Projeto deverá estabelecer um prazo e uma Projeção dos Resultados que irá entregar através de Relatórios de Mensuração detalhados ao cliente, logo esses prazos devem ser respeitados pelo contratante. É comum que se gere uma certa ansiedade quanto as expectativas de cada Marca, porém cada etapa tem seu tempo de maturação e passa a gerar resultados a partir de um determinado tempo mínimo que deverá ser considerado.

Contratando um serviço de consultoria você estará economizando tempo na busca por seus objetivos além de estar reduzindo drasticamente a margem de erros, evitando uma série de transtornos e conflitos bem comuns em empresas que optam por economizar nessa fase do Projeto.

Concluindo o consultor será aquele parceiro que irá entender o seu problema, lhe ajudar a traçar objetivos claros e factíveis, indicar ferramentas úteis que farão total diferença na performance do seu projeto, organizar cronologicamente cada etapa que será percorrida pelo caminho e ao final comprovar o sucesso da Jornada Digital da sua Marca e, se for necessário indicar novos caminhos para uma Jornada ainda mais produtiva para o seu negócio.

 

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