2017 acabando. Como está a sua estratégia de Marketing Digital?

Separamos algumas perguntas para você entender melhor esse contexto. Se você conseguir respondê-las, parabéns sua estratégia certamente irá trazer bons frutos para o seu negócio.

Estamos encerrando mais um ano e esse normalmente é aquele momento em que refletimos sobre como foi o desempenho de nossa empresa. Ponderamos sobre percentual de crescimento e pensamos em como poderíamos atingir melhores resultados no ano seguinte.

Em 2017 muitas empresas concentraram seus esforços para atingir crescimento investindo em Marketing Digital, por vários motivos, mas principalmente por economia de recursos em divulgação e pela capacidade de medir se a estratégia está ou não entregando resultados satisfatórios.

Com relação ao custo benefício que uma estratégia bem planejada de Marketing Digital oferece já falamos em outros artigos mas sempre cabe ressaltar que através do Inbound Marketing é o cliente que o procura a solução que você oferece e essa diferença torna toda a estratégia infinitamente mais assertiva se compararmos ao Marketing tradicional, o Outbound Marketing.

Estratégias de Marketing Digital em 2017

Nossa ideia nesse post é esclarecer algumas dúvidas sobre alguns serviços que fazem parte de qualquer estratégia de Marketing Digital e que algumas empresas acreditam que podem absorver as demandas internamente.

1 - Materiais Criativos

Vamos combinar. Estamos falando de Presença digital, isto é, estar presente em canais onde os possíveis clientes de uma marca estão. Então estamos falando do Google, Redes Sociais e etc...

Já falamos algumas vezes sobre cada canal, mas qual a relação que isso tudo tem com a produção de materiais criativos?

Em um ambiente digital tudo que se relacione com imagem tem pode. Imagens bem elaboradas em redes sociais, por exemplo, transmitem a Autoridade da sua marca, atraem, engajam e convertem muito mais que simples textos. Em contra partida uma imagem digamos, mau pensada, pode derrubar sua estratégia.

Designer Gráfico

Concluímos, portanto que é necessário um bom profissional para elaborar esses materiais criativos. Um designer gráfico poderá entregar resultados bem interessantes alinhando os materiais criativos que serão postados em sua página no Facebook, por exemplo, além de atrair e engajar melhor o seu público.

O Ambiente Digital é rico em ferramentas de todos os tipos que oferecem alternativas para a realização de tarefas comuns mesmo por aqueles que são leigos ou possuem pouco conhecimento em determinada área.

Profissional Designer Gráfico

Especificamente na produção de materiais criativos para posts, por exemplo, você pode utilizar o Canva que é uma ferramenta gratuita que oferece uma boa quantidade de modelos para postagens nas redes sociais que você pode adaptar e alterar de acordo com sua necessidade.

Lembre-se, mesmo que você utilize uma ferramenta útil e gratuita como o Canva é importante lembrar que um profissional na área de designer gráfico tem um conhecimento mais amplo e específico e utiliza técnicas que são de extrema utilidade para essa e muitas outras etapas de uma Campanha de Marketing Digital.

Outro importante alerta nesse sentido é que cada rede social possui seus formatos próprios para cada tipo de post tanto no que se refere a dimensões de imagens quanto a qualidade recomendada para que o material criativo não fique ruim, de baixa qualidade, tornando a experiência desagradável para quem a vê.

As opções então são três:

1 – Contratar o serviço de um profissional de design gráfico que é recomendável;

2 – Utilizar uma ferramenta como o Canva para produzir os materiais que é uma boa opção mas que limita a adaptação a Identidade de Marca.

3 – Assumir por completo o processo. Nesse caso recomendamos a leitura de materiais educativos ou até mesmo a realização de um curso que prepare o responsável dentro do seu time pela produção dos materiais que serão publicados.

Como você pode contratar?

  • Profissional Freelancer: contrato por serviço ou peça gráfica.
  • Pacote de Serviços: nesse caso você contrataria um plano com um pacote de “X” peças gráficas para serem utilizadas em um determinado período.
  • Contratar uma agência que ofereça o serviço dentro do pacote.

2 – Gestão de Mídias Sociais

A Gestão de Mídias Sociais envolve muito mais que o trabalho de postar periodicamente conteúdos em páginas como o Facebook, por exemplo. Além disso na maioria dos casos envolve mais que um profissional para que se torne realmente efetiva.

Social Media

Além do trabalho de posts orgânicos também envolve a rotina de anúncios, mensuração de resultados, análise de dados, segmentação, otimização e etc...

Social Media

O Social Media é o profissional que irá realizar tudo que diz respeito a presença de sua marca nas mídias sociais envolvendo o alinhamento a identidade visual, a frequência dos posts, programação de postagens e a entrega de relatórios de desempenho de suas campanhas, além de muitas outras tarefas.

Absorver essa etapa internamente requer necessariamente a contratação de um profissional da área e incorporá-lo ao seu time de profissionais ou ainda identificar algum colaborador que tenha o perfil e oferecer cursos na área com o objetivo de qualificá-lo para absorver a demanda.

Uma boa estratégia de Presença Digital nas redes sociais onde seu público está presente oferece ótimos resultados entregando alcance, autoridade, engajamento, relacionamento e possíveis fechamentos de negócios para a sua Marca.

3 – Produção de Conteúdo

Produzir conteúdo relevante que esteja focado nas soluções que a sua Persona está buscando consiste numa das estratégias do Inbound Marketing mais importantes e que mais entregam resultados para os objetivos de atração de uma Marca.

Absorver essa etapa para muitas empresas parece natural num primeiro momento, principalmente empresas que oferecem produtos para nichos específicos de mercado.  

Marketing de Conteúdo - Produção de Conteúdo

Normalmente o argumento é que ninguém entende mais do seu produto ou até mesmo serviço do que a própria marca e isto não está errado, de forma alguma, mas o que se vê, na prática na grande maioria das vezes, quando uma empresa absorve essa etapa de Produção de Conteúdo:

1 – Textos curtos que não oferecem bom rankeamento;

 

Os Buscadores valorizam textos mais densos e que ofereçam soluções para quem as busca. Evite posts abaixo de 500 palavras,afinal é difícil passar uma ideia realmente relevante falando tão pouco.

2 – Artigos tecnicamente bons, porém sem qualquer otimização em SEO;

Como já dissemos um profissional de SEO está em constante processo de atualização para acompanhar as tendências de rankeamento nos buscadores e saberá implementar todas as técnicas de SEO para otimizar seu conteúdo com o objetivo de que ele seja localizado com facilidade (escaneabilidade, tags HTML, título, palavras-chave e muito, muito mais...).

SEO - Search Engine Optimization

3 – Pouca frequência de postagens.

Não perca de vista que objetivo a ser atingido com sua estratégia de Produção de Conteúdo é promover a atração de visitantes para a sua página. Se sua produção não for frequente isso criará uma expectativa ruim em seu visitante que fatalmente deixará de visitá-lo. É aconselhável criar uma boa frequência de postagens para que o seu visitante retorne periodicamente para saber de suas novidades. Além disso, adivinhe, esse também é um fator de rankeamento para os buscadores.

Concluindo se você está tentando atrair visitantes para o seu site que tenham interesse em uma solução que você está oferecendo necessariamente deverá ter uma Produção de Conteúdo que irá aumentar e muito o trabalho do seu time.

A alternativa é contratar uma agência que ofereça o serviço de Marketing de Conteúdo e isso não impede que você mantenha uma produção interna feita pela sua equipe, isso inclusive é aconselhável mas lembre-se de que um conteúdo precisa ser otimizado em SEO como já enfatizamos em outros posts.

4 – Mensuração de Resultados

Em quase cem por cento dos casos em que estamos falando com um cliente ou prospect aqui na empresa, ao fazermos algumas perguntas normalmente recebemos respostas evasivas e por vezes sem sentido algum quando falamos de Métricas. Ocorre que algumas perguntas são necessárias dependendo do estágio em que o cliente se encontrar em sua Jornada Digital para que possamos nos situar e focarmos no ponto de partida da estratégia.

Mensuração de Resultados

Selecionamos algumas perguntas abaixo que repassamos para melhor visualização do cenário:

1 - Seu código de monitoramento do Google Analytics já está rodando no seu site?

Essencial em qualquer projeto web, o acompanhamento das métricas via Analytics oferece uma infinidade de dados como origem do tráfego, cumprimento de metas, conversões, taxa de rejeição e muito mais...

2 - Qual o desempenho de suas postagens no Facebook?

Desnecessário mencionar a importância das redes sociais em qualquer estratégia de Marketing Digital, afinal é lá que o seu cliente está.

3 – Qual o percentual de sua taxa de rejeição?

Esse é um dado significativo por indicar se o seu conteúdo está sendo relevante o suficiente para o seu visitante, além de ser um fator de rankeamento para os buscadores.

4 - Taxa de abertura de suas campanhas de E-Mail Marketing está muito alta?

5 - Taxa de cliques?

6 - Se você anuncia no Facebook como está o desempenho de seus anúncios?

7 – A segmentação de público para os seus anúncios está convertendo?

8 – Você tem o Pixel do Facebook instalado e rodando em páginas de destino estratégicas?

9 - Quantos Leads você atraiu para a sua base no último mês?

10 - Você saberia responder se dos últimos clientes que você captou quantos vieram através do seu site?

11 - Em que página da Serp do Google seu site aparece quando sua palavra-chave é pesquisada?

12 – Sua equipe tem bem definida a persona da sua Marca?

13 – Seu esforço em Marketing Digital está entregando resultados?

Depois de fazer essas e outras perguntas, concluímos por vezes que: ou o cliente não faz a mínima ideia do que estamos falando, ou sabe mas não acompanha os dados.

Concordamos que os números são muitos e que fica complicado acompanhar todos eles mas como saber se minha estratégia está no caminho certo se eu não mensurar? E mais, já que  Marketing digital oferece esse diferencial que são os dados porque não usá-los?

5 – Ferramentas Úteis

Como dissemos, o Ambiente Digital oferece uma infinidade de ferramentas que auxiliam na automatização dos processos de uma campanha de Marketing Digital. Algumas dessas ferramentas são gratuitas, outras oferecem recursos limitados e versões completas com planos pagos.

Um bom profissional ou agência web identifica e utiliza essas ferramentas levando em consideração o tipo de projeto e seus objetivos e planejamento.

Ferramentas Úteis

Existem ferramentas para diferentes estágios e diferentes objetivos:

 

  • Gerenciamento de Conteúdo;
  • SEO (search engine optimization);
  • Design;
  • Chat;
  • Mensuração;
  • E-Mail Marketing;
  • Gerenciamento de Redes Sociais;
  • Desempenho de Websites;
  • Gerenciamento de Vendas.

Contratando uma Agencia para executar algumas ou todas as estratégias de Marketing Digital para a sua marca você ficará constantemente atualizado sobre esses números e a qualquer momento poderá avaliar se está tendo sucesso ou não. Essas tarefas já fazem parte dos serviços contratados e esse aspecto gera uma relação de transparência muito interessante entre o contratante e o contratado.

Na Anylinks – Soluções Criativas oferecemos os seguintes serviços:

Projetos Web:
Inbound Marketing
Relacionamento:

Temos uma boa quantidade de clientes que dependendo do momento que se encontram em sua Jornada Digital optam por fazer uma contratação parcial absorvendo ou terceirizando alguns dos serviços, em alguns dos casos mantendo bons resultados, ou seja, não está errado absorver parte dos serviços ou contratar mais de uma empresa para produzi-los, o que não é aconselhável é pular etapas ou deixar de cumpri-las e esperar ter bons resultados.

Timeline de uma estratégia de Marketing Digital

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias realizadas em ambiente digital utilizando a tecnologia com o objetivo de atrair, educar, envolver e promover relacionamento com clientes em potencial até que atinjam o momento da compra ou da contratação de serviços.

O Marketing Digital não é uma estratégia que ofereça retorno a curto prazo e sim a médio e longo prazo.

Lembre-se que estamos falando de ambiente digital, isto é, leva um certo tempo para que os mecanismos de busca comecem a indexar suas páginas, leva um tempo até que um perfil corporativo ou fanpage atinja um bom número de seguidores ou fãs, leva algum tempo para que a sua Marca conquiste autoridade on-line e mais importante que isso, leva algum tempo para que seu cliente percorra toda a Jornada até que entenda que a sua solução que irá contemplar o que ele está buscando e resolverá o seu problema.

Contratando uma empresa especializada no planejamento, execução e mensuração dos resultados sua marca poderá acompanhar de perto a evolução de cada uma das etapas do projeto.

Em Marketing Digital o planejamento é essencial e é a etapa onde se estabelece um cronograma de como serão executadas cada uma das estratégias e onde se definirá uma meta, sempre a médio e longo prazo, para atingir os resultados desejados.

É comum entre as empresa que assumem determinadas etapas da estratégia que demorem a detectar onde está ocorrendo o problema ou por não mensurar adequadamente ou por não monitorar o processo. Isso faz inclusive que a empresa ou profissional freelancer que foi contratado para realizar uma tarefa em conjunto com o time local também leve um tempo para detectar o problema.

Em contra partida se o projeto estiver centralizado totalmente em uma só agência todas as etapas são monitoradas em conjunto.

Vamos a um exemplo prático:

Imagine que sua marca entregou a Produção de Conteúdo do seu blog corporativo para uma agência e o desempenho esperado não é atingido. A agência entrega os relatórios de acessos e são detectados bons acessos orgânicos via pesquisa nos buscadores, porém ainda assim o resultado não é o esperado. É fácil concluir que o problema não está no SEO do artigo e nem em sua relevância para sua persona.

Agora vamos visualizar o problem de uma forma mais “macro”. Sua empresa assumiu a Gestão de Mídias Sociais e seu time absorveu as postagens nas redes mas os acessos que deveriam estar vindo do Facebook, por exemplo, não estão sendo os esperados.

Na grande maioria das vezes agências que produzem conteúdo fazem projeções baseadas no auxilio das redes sociais inclusive recomendando essa prática como parte da estratégia,  mas se a Gestão de Mídias Sociais está falhando em algum aspecto isso compromete toda a projeção calculada anteriormente. E, acredite, falhas na Gestão de Mídias Sociais são bem comuns e podem ser de todos os tipos.

  • Materiais criativos mau elaborados;
  • Má gestão de relacionamento com seu público;
  • Falhas de programação de posts ou mau alinhamento a identidade visual das marcas;

É, portanto, muito importante lembrar que no exemplo acima a Produção de Conteúdo é apenas parte da estratégia e está entregando resultados, mas Marketing Digital é um conjunto de estratégias que funcionam em consonância e o resultado final depende do desempenho de cada uma das etapas. Reside ai um dos pontos mais importantes que levam a contratação de uma agência que contemple todas as técnicas para que nenhum dos elos seja rompido, do contrário o fracasso será uma consequência bem provável.

Estratégias de Marketing Digital Projetadas para 2018

Quando chega a hora de fazer os fechamentos, de ver os relatórios já começa o momento de planejar o próximo ano para o seu negócio. Se você não teve uma Presença Digital efetiva, uma estratégia de Marketing Digital minimamente eficiente para a sua Marca em 2017 é hora de começar a planejar seu crescimento para 2018 e ter um “Feliz Ano Novo”.

 

 
 

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