Você, com certeza, já deve ter ouvido falar que o alcance das publicações no Facebook caiu consideravelmente. Se ainda não sabia ou nunca ouviu falar, saiba que “SIM”. O Facebook já deixou de ser o paraíso do alcance orgânico.

A Rede Social mais famosa do mundo tem promovido atualizações frequentes em seu algoritmo que impactaram diretamente o alcance das publicações.

Como dissemos o Facebook já foi uma ferramenta extremamente útil em qualquer campanha de Marketing Digital, tanto no que diz respeito ao aumento de autoridade de marca, quanto na captação de acessos e leads para uma estratégia. Isso porque o alcance das publicações era muito mais eficaz do que hoje acontece. Bastava publicar um link para um novo artigo em seu blog para ver os acessos chegando.

Hoje não é mais assim. Não basta ter um conteúdo relevante e fazer uma publicação bem planejada se ninguém vai vê-la entre as publicações de seu feed.

Então o que fazer diante desse cenário?

Seria válido considerar diminuir seu investimento em Mídias Sociais?

Sim, muitos empreendedores digitais pensaram e agiram dessa forma, reduzindo seus orçamentos de Mídias Sociais, o que aparentemente, não é incorreto.

Ocorre que, além da redução do alcance das publicações, muitos outros aspectos necessitam de atenção e precisam ser considerados pelos investidores.

Lembre-se de que uma estratégia de Social Media no Facebook não se resume a uma simples replicação de um artigo de blog através de publicações em Fanpages.

Em primeiro lugar a rede social em questão, oferece uma série de ferramentas de negócios que funcionam como auxiliares na divulgação de campanhas de marca.

Messenger

Em paralelo com as atualizações que impactaram no alcance, o Facebook turbinou sua ferramenta de chat, tornando-o uma ótima opção principalmente na captação de leads.

Chatbots

 Utilizando os chatbots você pode criar campanhas altamente efetivas de captação de leads com uma ótima capacidade de segmentação.

Grupos

Outra ótima possibilidade de expansão de público e engajamento são os grupos que tem crescido muito em sua utilização e por si só já configuram uma forma de segmentação muito efetiva.

A criação de grupos ligados a sua Marca ou as soluções que sua empresa oferece pode ser um excelente aliado e reforça muito o relacionamento com seus clientes e sua audiência.

Através da criação de grupos é possível envolver sua audiência em torno de suas soluções ou produtos educando e conduzindo seu público pelas várias etapas do funil de marketing.

Publicações no Facebook

Publicações

Com relação as ferramentas de publicação a Rede Social de Mark Zuckerberg oferece cada vez mais opções, mas quanto ao sucesso no engajamento e no alcance o que ainda continua valendo é a qualidade do conteúdo.

Seu planejamento sempre deverá ter bem definida a persona de sua Marca e seu conteúdo deverá resolver ou esclarecer dúvidas e problemas que ela possa ter.

É recomendável fazer muitos testes e sempre mensurar os resultados usando os dados para promover refinamentos e ajustes em suas publicações.

Textos bem planejados com frases que instiguem a curiosidade, imagens chamativas mas que sigam a linguagem da sua persona e a sua identidade de marca, hastags, emojis, devem ser  testados e vídeos sempre geram muito engajamento e ampliam o alcance. 

Replique suas publicações de página nos grupos e envie para clientes pelo messenger. Essa prática potencializa o alcance das publicações.

Entenda que mesmo com a queda considerável no alcance das publicações que o algoritmo promoveu, o Facebook ainda continua sendo uma poderosa ferramenta dentro de uma estratégia digital e, além de tudo que já foi dito, outro aspecto que você deve considerar é a presença da concorrência, isto quer dizer que mesmo que o alcance já não seja assim tão bom sua concorrência continua agindo na rede e gerando relacionamentos com clientes que poderiam ser seus. 

Se você fizer um trabalho digital bem planejado com publicações de qualidade, certamente colherá  bons frutos através de ações de marketing no Facebook.

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
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