12 respostas que você precisa ter antes de fazer seu site

Todo mundo está correndo atrás de ter um site. Qualquer empreendimento precisa de algum tipo de Presença Digital e uma das formas mais fáceis, efetivas e seguras de expor o seu negócio é tendo seu próprio website.

Reflita sobre essas vantagens:

  • Visibilidade;
  • Relacionamento;
  • Autoridade;
  • Transmitir uma boa Experiência para a sua Audiência...

Todos esses aspectos são proporcionados por um bom website.

Então digamos que você está decido que sua Marca deve ter um site na internet por todos os motivos expostos acima.

Você já tem em mente quanto pode investir e o que seus clientes buscam na internet. Obviamente você deve estar pensando em contratar uma Agência ou um profissional freelancer para elaborar o seu projeto.

  • Mas o que esperar de quem você está contratando?
  • Quais as repostas que você necessariamente deverá ter para suas dúvidas?
  • Melhor ainda, quais as perguntas que você deve fazer durante a reunião?
  • O que você precisa saber antes de “bater o martelo”?

Separamos algumas questões que consideramos obrigatórias:

Escolha de sua Palavra-Chave

1 - Qual será a palavra-chave? (SEO)

Essa questão envolve muito entender o que o seu possível cliente procura.

Lembre-se que quando falamos de web, estamos falando basicamente de pesquisas e quando falamos de pesquisas, estamos falando de buscadores.

Planejar a palavra-chave que levará sua audiência até o seu website precisa ser discutido.

Antes da reunião você já deveria levar alguma ideia sobre esse importante fator. Colocar-se no lugar dos seus clientes e entender como eles chegam até o seu produto ou solução é essencial.

Como seus concorrentes estão agindo no sentido de atrair visitantes para seus sites?

Ter uma boa visão de sua concorrência é sim uma obrigação sua, como empreendedor, mas também de quem irá desenvolver o projeto.

Não deixe de perguntar sobre isso. Saiba se algum tipo de análise e pesquisa nesse sentido já está sendo feita.

Discuta o assunto exaustivamente até concluir que determinada palavra-chave será a mais acertada, não só levando-se em conta os aspectos técnicos de SEO, mas também entendendo como a concorrência está atingindo seus resultados e os motivos que os levaram a determinadas escolhas.

Site Responsivo

2 - Meu site será Responsivo? (SEO/Desenvolvimento)

Sites responsivos são aqueles que se adaptam perfeitamente a qualquer tamanho de dispositivos.

A importância desse aspecto se deve ao fato de que cada dia mais pessoas navega através de celulares e tablets e ter um site responsivo significa oferecer uma melhor experiência para seus visitantes e em consequência ser mais valorizado pelos mecanismos de busca.

Sabemos que esse fator pode parecer lugar comum, isto é, todo o projeto deveria ser responsivo, correto?

Sim, todo projeto deveria ser responsivo, mas acredite, ainda tem gente desenvolvendo sem levar em consideração esse fator.

Branding – Identidade de Marca

3 - Meu site terá a cara da minha empresa? (Branding)

Essa é outra pergunta que parece ser boba, porém importantíssima.

Sua empresa tem uma identidade visual, uma missão, uma visão, um diferencial. Todos esses aspectos precisam ser colocados na balança na hora de desenvolver seu projeto.

O perfeito alinhamento do seu Projeto Digital a Identidade Visual de sua Marca também faz parte de uma boa experiência para seus usuários.

Ao visitar seu site seu usuário precisa se sentir a vontade para navegar e mais do que isso precisa ver no site a cara da sua empresa, as cores da sua empresa, a proposta da sua empresa.

Blog – Marketing de Conteúdo

4 - Meu site terá um blog? (SEO/Marketing de Conteúdo)

Outra questão essencial que está envolvida diretamente com o sucesso do seu projeto. Um dos fatores mais valorizados pelos buscadores é, sem dúvida, o conteúdo original e as atualizações frequentes.

Ter um blog significa que você estará abrindo um canal de relacionamento direto com seu público e ele voltará sempre para visita-lo em busca de mais informação, consequentemente estará sempre mais próximo de comprar seu produto ou contratar sua solução.

Planejamento de Estratégia de Marketing Digital

5 - Quais os recursos meu host deve oferecer? (Hospedagem de Domínio)

Outra pergunta importante. Pense que se o seu projeto consumir recursos em quantidade necessariamente você precisará ter um Plano de Hospedagem compatível com esse consumo.

Fazendo uma comparação grosseira, é preciso muito combustível para se chegar a algum lugar com um carro que consome muito. Da mesma forma você precisa sair da reunião com essa resposta bem clara por parte do desenvolvedor ou da agência, que por sua vez já deverá ter esses dados em mãos e oferecer uma solução.

6 - Quais os serviços que devo contratar de para ter um Projeto efetivo para minha Marca? (Estratégia de Marketing Digital)

Você poderá contratar exclusivamente o Desenvolvimento do Projeto, mas para coloca-lo no ar dependerá de uma Hospedagem de Domínio compatível com seu nível de complexidade, conforme já dissemos.

Para produzir conteúdo para seu blog é aconselhável que você contrate uma empresa de Marketing de Conteúdo, que deverá fornecer os conteúdos bem otimizados para os buscadores em todos os aspectos que envolvem as técnicas de SEO. ?

Depois de conquistar tráfego para o seu projeto é aconselhável que exista alguma forma de captação de dados desses visitantes para que você estabeleça um relacionamento com eles e consiga informações valiosas que farão com que você entenda ainda melhor seus clientes, ou seja a aplicação do Inbound Marketing.

Através do relacionamento que foi estabelecido você poderá oferecer a melhor solução para os seus clientes. Nessa fase é importante o planejamento e a execução de uma estratégia de E-Mail Marketing.

7 – Como saberei que meu Projeto está dando resultados? (Métricas)

Depois de obter as respostas anteriores é importante entender como esses resultados serão mensurados, isto é, quais os relatórios de desempenho que você receberá para comprovar que o seu investimento está performando como planejado.

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Demonstração de Resultados

8 – Quanto tempo levará até que possa colher resultados? (Objetivos)

Essa é uma pergunta clássica que normalmente deixa desconfortável quem deverá responder, mas ela é necessária.

Um parêntese aqui é necessário: estratégias de presença on-line deste tipo demandam tempo para começar a entregar resultados efetivos. ?

Desconfie se a empresa lhe prometer resultados rápidos. Isso não Acontece. Leva tempo para amadurecer um projeto on-line.

A boa notícia é que sim, os resultados virão. Talvez timidamente num primeiro momento se tornando mais e mais sólidos com o passar do tempo.

Equipe envolvida

9 – Quem irá executar cada tarefa? (Planejamento)

Essa parece uma pergunta boba, mas não é. Uma grande parte das agências oferece um enorme número de serviços, mas efetivamente só trabalha parte deles, terceirizando o restante.

Não que isso seja errado, pois não é. Dificilmente uma empresa poderá oferecer todos os serviços que envolvem uma estratégia digital, mas a pergunta serve para que você entenda melhor como se dará o fluxo de trabalho. Esse aspecto é importante e você precisa participar dele, afinal, você pode ter ideias que enriqueçam o processo.

10 – Como serão executadas cada uma das etapas? (Planejamento)

Por fim, tente entender com o máximo de detalhes possível como serão realizadas as tarefas. Peça para visualizar o fluxo, acompanhe a execução, Lembre-se estamos falando de um Projeto Digital, ou seja, você poderá acompanhar tudo estando conectado.

11 – Devo investir em Mídias Pagas em meu Projeto? (SEM/ADS)

Essa é uma dúvida recorrente e é bom que você saia da reunião com uma resposta razoável.

O Recurso do pagamento pelo tráfego, ou seja, anunciar em redes sociais e rede de pesquisas pode acelerar muito o processo de resultados em todo o seu Projeto.

O que se vê com mais frequência, como dissemos acima, é que num primeiro momento, lançar mão de anúncios para acelerar o processo de conquista de audiência e autoridade de marca, pode ser de extrema utilidade para o projeto de forma geral.

Observando os grandes players de mercado você nota que à medida que a audiência está escalando menos investimentos em mídias pagas se fazem necessários, visto que os acessos orgânicos aumentam com o passar do tempo.

12 – Quais Ferramentas serão necessárias para colocar em prática meu Projeto?

Em todo o processo de implementação de uma campanha digital várias ferramentas podem ser úteis na automatização de cada etapa.

Esses são apenas alguns exemplos:

  • Semrush e Ahrefs para acompanhamento do progresso das páginas junto aso buscadores;>/li>
  • MailChimp para segmentação, configuração e programação de campanhas de e-mail marketing;
  • Hootsuite, Buffer e MLabs para mensuração e programação de posts em Redes Sociais;
  • Gerenciadores de conteúdo como Joomla e Worpress para aplicação no desenvolvimento do website ou blog;
  • Ferramentas de Análise de desempenho e métricas como o Google Analytics...

Como dissemos, são apenas alguns exemplos de ferramentas digitais que normalmente são utilizadas no Marketing Digital. Algumas são pagas, outras gratuitas, porém mesmo a gratuidade de algumas é relativa, pois um profissional especialista sempre se faz necessário para operá-las com sucesso.

Todas essas práticas de conhecimento da estratégia certamente farão com que você conheça mais profundamente a empresa que está contratando e entenda melhor e de forma mais clara todo o processo.

Entender de forma mais clara como acontece “nos bastidores” o desenvolvimento de uma estratégia de Marketing Digital, pode parecer complicado no princípio, porém conforme o processo for progredindo, tudo ficará mais simples e claro de assimilar e entender determinadas tomadas de decisão que se fazem necessárias durante o percurso da jornada.

Em nossa opinião, todo empreendedor deveria buscar e pesquisar o máximo de informações possíveis, antes de contratar o serviço de uma Agência confiável que, por sua vez deve oferecer todas as informações necessárias para que ele entenda de forma clara todo o processo e tudo que será aplicado durante a execução do projeto.

 

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