Redes Sociais. Como saber qual é mais relevante para meu negócio?

Você já desenvolveu seu site com um design agradável de acordo com a identidade visual de sua empresa e já está produzindo conteúdo relevante direcionado ao seu público, mas ainda não tem tido bons resultados com relação a quantidade de acessos...

Então está na hora de pensar em divulgar a sua marca onde todos estão. Isso mesmo, nas redes sociais. Cerca de 90% dos usuários de internet na faixa de idade dos 18 aos 29 anos usam algum tipo de mídia social e 75% acessa via algum dispositivo móvel. O porcentual vai caindo com o aumento da idade, mas não deixa de ser expressivo: mesmo acima dos 65 anos, 43% marca presença nas redes sociais.

Presença nas Redes Sociais

Até aqui foi dito várias vezes que é de extrema importância estar sempre focado em direcionar seu conteúdo e o seu Projeto Web como um todo para o seu público e com relação as Redes Sociais não é diferente. As opções não são poucas e, dependendo do seu ramo de atividade a opção por uma, ou outra, certamente fará toda a diferença.

Tendo isso em vista é necessário um Planejamento criterioso, uma análise detalhada sobre em qual ou quais redes sua marca poderá atingir melhores resultados.

1- Considere seu Negócio:

Sua marca certamente precisará de pelo menos uma pessoa para administrar as Redes Sociais, responder comentários e dúvidas de seu público, fazer postagens de conteúdo e elaborar materiais gráficos com imagens que façam sentido.

2 - Avalie seu Público:

Faça uma pesquisa junto aos seus clientes. Saiba onde ele está. Quais são seus interesses, quais as redes que ele mais acessa, o que mais pesquisa. Respondendo a essas perguntas você poderá decidir em quais redes sua marca estará e quais os conteúdos deverá postar, satisfazendo assim as necessidades de seu público, criando relacionamento e engajamento para a sua marca.

3 - Conheça todos os Canais:

Avalie criteriosamente qual ou quais as redes irão trazer mais autoridade e retorno a sua marca. Existem redes mais visuais, outras mais voltadas ao conteúdo, outras mais profissionais, enfim as opções são muitas.

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS:

Segundo pesquisa realizada pela Rock Content 92,1% das empresas brasileiras está presente nas redes sociais e 60,1% as avalia como muito importantes para sua estratégia.

Veja o gráfico resultante dessa perquisa:

Gráfico de Pesquisa sobre as Redes Sociais mais Utilizadas

Facebook:

Como você pôde ver o Facebook é, sem sombra de dúvida, a maior rede social da atualidade. Com mais de 1 bilhão de usuários registrados, ela também é a rede social mais usada no Brasil.

Quando falamos de marketing no Facebook, falamos das fanpages - ou páginas corporativas. Nada de usar seu perfil pessoal. Os perfis possuem características que limitam o alcance além de limitar a possibilidade de mensuração dos resultados.

Tela inicial de opções de configuração de uma Fanpage

O Facebook é uma rede social perfeita para criar comunidades e gerar discussões e engajamento com seu público. Ele é muito usado como uma forma de atendimento ao consumidor, por isso sempre dê muita atenção ao que seus seguidores estão falando sobre a sua marca na sua página.

Diante desse cenário torna-se praticamente uma obrigação que todas as Marcas se façam presentes nessa rede social. Além de oferecer uma audiência gigantesca e impossível de ignorar o Facebook com o passar do tempo foi oferecendo mais e mais ferramentas para que as Marcas pudessem usufruir do seu poder de alcance.

O Facebook em seu aspecto orgânico oferece inúmeras possibilidades de divulgação.

  • Você pode criar grupos ligados a sua marca;
  • Promover seus posts enriquecendo sua estratégia de conteúdo;
  • Atrair seu público interagindo diretamente com ele e fortalecendo a sua marca;
  • Divulgar eventos envolvendo sua audiência;

As opções de postagens no Facebook também são uma das suas fortes características oferecendo formatos como:

  • Vídeo
  • Texto
  • Imagem
  • Múltiplas Imagens

Por tudo isso recomendamos a presença no Facebook a empresas de qualquer nicho de mercado, o retorno é certo.

Instagram - Logo

Instagram:

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce atualmente. Seu poder de engajamento é uma ótima arma para as marcas e muitas já se fazem presentes na rede visual.

A rede foi adquirida pelo Facebook e conta com toda a estrutura para anúncios pagos por exemplo. Dependendo do nicho de mercado algumas Marcas inclusive já destinam uma maior parte de seu investimento em Marketing Digital ao Instagram, maior até que comparado ao Facebook.

Com um bom planejamento é possível fazer uma estratégia altamente escalável no Instagram gerando um ótimo retorno.

Assim como no Twitter uma boa estratégia de uso das hashtags pode fazer toda a diferença quanto ao desempenho de sua conta de marca no Instagram.

Twitter - Logo

Twitter:

O Twitter tem a peculiaridade de ser uma rede mais rápida que requer objetividade principalmente pela limitação no número de caracteres dos posts.

No Twitter o uso das hashtags é de extrema importância, porém como já dissemos nada pode ser excessivo.

Para quem trabalha com informação o Twitter é extremamente importante e, como já reforçamos a importância dos blogs e das estratégias de Marketing de Conteúdo, o Twitter pode ser um ótimo aliado na divulgação de seus posts de blog.

Linkedin - Logo

Linkedin:

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo com mais de 470 milhões de usuários registrados. Um dos pontos positivos do Linkedin é o recurso dos grupos que se tornam ótimos locais de discussão e consequentemente divulgação de conteúdo podendo ser muito útil em sua estratégia.

Google Plus

A rede social do Google não decolou, apesar desse fato ele não deve ser menosprezada justamente por ser do Google, isto é, sendo utilizada em conjunto com estratégias ligadas a outras ferramentas pode sim trazer bons resultados.

Pinterest

O Pinterest é uma rede voltada para conteúdos visuais contemplando ramos como o design seja ele gráfico, moda, móveis e etc... por ser apreciada por um público segmentado e especializado oferece um bom engajamento.

Youtube - Logo

Youtube

Outra rede do Google, o Youtube é lider no segmento de vídeos e se tornou a Rede Social dos “Influencers”. É possível obter ótimos resultados postando conteúdo no Youtube principalmente se o seu nicho tiver relação com a área de educação.

Snapchat

Snapchat é uma Rede mais voltada para o público jovem logo se esse é o seu público pode ser bem produtivo pensar em uma estratégia de presença na rede.

Snapchat - Google Plus - Pinterest -  Logo

Abaixo algumas sugestões de Ferramentas úteis para utilizar em sua estratégia nas Redes Sociais:

  • Cyfe: Excelente ferramenta para mensurar seu desempenho nas redes sociais.
  • Hootsuite: ferramenta que pode ser utilizada de várias formas incluindo postagens monitoramento e mensuração.
  • Canva: Ótima ferramenta para criação de Posts para as redes sociais que ajuda muito quem não tem experiência com ferramentas mais complexas para criação de peças gráficas.
  • Adobe Spark: permite a criação de vídeos de forma simples para quem não domina ferramentas mais complexas.
  • Grablr: pode ser muito útil em estratégias para o Instagram pois permite postagens otimizadas via Desktop inclusive com a possibilidade de programação de posts.
 

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