A Estrutura de Campanhas no Facebook parece confusa pra você? Entenda...
O Facebook atingiu a incrível marca de 2 bilhões de usuários em Junho de 2017.
O Facebook hoje é, sem dúvida, a Rede Social mais utilizada e esse alcance se estende as empresas.
Primeiro vamos entender alguns números:
O Brasil é o terceiro país com maior número de contas ativas no Facebook.
- Atualmente 102 Milhões de brasileiros estão no Facebook;
- 93 Milhões acessam via dispositivos móveis;
- 3 milhões de anunciantes ativos;
- 99% das pessoas no Facebook afirmam que lêem publicações de marcas. 67% utilizam o Facebook todos os dias;
- 92% acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês;
- 22 minutos é o tempo em média que as pessoas gastam por dia no Facebook;
- 13h até 15h é o pico dos acessos no Facebook em dias de semana.
Por que as empresas utilizam o Facebook?
- 83% Visibilidade Online;
- 63% Interação com o público;
- 11% O concorrente também utiliza;
- 5% Outros motivos.
Os dados são de pesquisa realizada pela RockContent em 2017.
Depois de avaliar todos esses dados é possível afirmar com total segurança que independente de qual seja seu ramo de atividade seu cliente está no Facebook. É possível fazer anúncios no Facebook de várias formas. A possibilidade de segmentar seus anúncios é a maior arma que o Facebook oferece aos seus anunciantes. Com os anúncios no Facebook você define seu objetivo, público, posicionamento, o orçamento de sua campanha, ou seja, quanto pode gastar e como ele será, uma imagem, um vídeo, texto,com produtos, formulário de cadastro, enfim as possiblidades são muitas. Se sua marca souber utilizar as informações que o Facebook oferece certamente terá sucesso em suas campanhas.
Ocorre que é comum ao começar a anunciar e fazer campanhas no Facebook que ocorram algumas dúvidas com relação a hierarquia das opções disponíveis nos anúncios.
Então. Como funcionam as configurações e as estruturas de Campanhas do Facebook?
O Facebook disponibiliza aos seus anunciantes duas ferramentas para gerenciamento de campanhas: O Gerenciador de Anúncios e Power Editor e existem diferenças sutis entre eles. Coincidentemente hoje foi anunciada a unificação das duas ferramentas. Vamos aguardar o resultado. Existe uma hierarquia entre as possibilidades e criação de campanhas conforme você pode ver na imagem.
No primeiro nível estão as campanhas, abaixo os conjuntos de anúncios ligados a elas e no último nível o anúncio propriamente dito. Uma campanha contém um ou mais anúncios e conjunto de anúncios e é nesse nível que você estabelece os objetivos de sua campanha, dessa forma torna-se mais simples medir o desempenho dos anúncios e conjunto de anúncios e otimizá-los se for necessário.
Um conjunto de anúncios contém um ou mais anúncios e você pode estabelecer um orçamento, público, posicionamento e uma programação para veiculação dos seus anúncios.
No último nível está o anúncio, onde você definirá a sua aparência. A possibilidade de criar vários anúncios em um conjunto de anúncios permite a otimização com base nas variações de imagens, vídeos, links e posicionamento, ou seja, onde ele será veiculado.
Baseado na hierarquia criada pelo Facebook é aconselhável que se crie um tipo de campanha com objetivos específicos. Por exemplo, uma campanha para geração de cadastros, cliques no site ou curtidas na página. Depois de acompanhar o desempenho será possível promover alterações otimizando e maximizando os resultados.
Para cada objetivo que o Facebook oferece sua campanha poderá performar de uma maneira, portanto defina seu objetivo com sabedoria.
Os Objetivos de Campanha Disponíveis são:
Impulsionar Publicação: para promover o envolvimento com publicações de Página.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto
- Anúncio de foto
- Anúncio de vídeo
- Anúncio de link
- Anúncio de oferta
- Anúncio de evento
- Anúncio de curtida de Página
- Anúncio de aplicativo móvel
- Anúncio de aplicativo para desktop
Promover sua Página: obter mais curtidas na Página.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto
- Anúncio de foto
- Anúncio de vídeo
- Anúncio de link
- Anúncio de curtida de Página
Visitantes para o seu site: para enviar visitantes para o seu site.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto
- Anúncio de foto
- Anúncio de vídeo
- Anúncio de link
Aumentar conversões: para gerar mais conversões em seu site.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto
- Anúncio de foto
- Anúncio de vídeo
- Anúncio de link
Instalações de aplicativo: para incentivar os usuários a instalar seu aplicativo.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de aplicativo móvel
- Anúncio de aplicativo para desktop
Aumentar o envolvimento com seu aplicativo:
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto
- Anúncio de foto
- Anúncio de vídeo
- Anúncio de link
- Anúncio de aplicativo móvel
- Anúncio de aplicativo para desktop
Alcançar pessoas próximas: para atrair pessoas que estão próximas à sua loja física.
Tipos de Anúncio Recomendados:
- Anúncio de texto
- Anúncio de foto
- Anúncio de vídeo
- Anúncio de link
- Anúncio de curtida de Página
Divulgar seu evento: promover eventos do Facebook.
Tipo de Anúncio Recomendado:
- Anúncio de evento
Obter uma oferta: promover suas ofertas online e oferecer cupons de desconto.
Tipo de Anúncio Recomendado:
- Anúncio de oferta
Visualizações do vídeo: estimular as pessoas a assistir ao seu vídeo.
Tipo de Anúncio Recomendado:
- Anúncio de vídeo
Algumas boas Práticas recomendadas, além das já mencionadas:
Procure otimizar sua segmentação tendo a certeza de que seus anúncios em seu conjunto de anúncios foram direcionados ao mesmo segmento. Por exemplo: Mulheres de 18 a 25 anos residentes em São Paulo. Com essa prática a otimização torna-se bem mais simples.Faça uma análise dos resultados obtidos avaliando os relatórios e altere se for necessário.
Faça atualizações dos seus anúncios, e evite torná-los cansativos sempre que possível.
Acompanhe os relatórios e não deixe de fazer testes quando necessário.
Como melhorar sua relevância:
Anúncios relevantes performam melhor.
Os principais fatores que influenciam na relevância do seu anúncio são o criativo e a segmentação de seu anúncio.
Quanto a segmentação, quanto mais específico você for no direcionamento mais relevante será, já que estará orientando sua segmentação para o público que, em tese tem a tendência ao interesse em seu conteúdo. Já dissemos que o Facebook oferece informação para os seus anunciantes, ou seja você poderá segmentar geograficamente, por sexo, faixa etária, interesses e até por comportamentos específicos. Personalize seu público ao máximo.
Quanto ao criativo concentre seus esforços na experiência de quem está navegando pela rede e na mensagem que você quer passar de sua Marca. Necessariamente sua mensagem deve ser simples e direta e que ao mesmo tempo tenha relação direta com a imagem que você quer transmitir de seu negócio.
Conclusão: existem outras possibilidades de anúncios, como é o caso do Adwords, do Google que também é extremamente eficiente em seu propósito, e outras redes possíveis, caso do Twitter,Linkedin e Instagram, porém o Facebook ADS é sempre um dos primeiros a ser lembrado quando se fala em investimento em divulgação de um Produto, Empresa ou Marca e é, constantemente utilizado em qualquer estratégia de "Marketing Digital, seja com o objetivo de atrair leads ou a aquisição de autoridade.
Aqui na Anylinks nós consideramos essencial e indispensável a utilização do Facebook ADS como ferramenta em qualquer Projeto de Presença Web.
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido algumas de suas dúvidas sobre este recurso. Se você deseja entender melhor e de forma mais aprofundada a ferramenta, disponibilizamos um Guia Completo sobre Facebook ADS para download gratuito. Basta preencher o formulário e receber o material.