Por que muitas Estratégias de Marketing Digital não Decolam?

Sabemos que o perfil dos consumidores mudou completamente. Hoje somos mais analíticos, exigentes e temos muito mais informação a nossa disposição. Em consequência as Marcas precisam se adaptar rapidamente e buscar novas formas de atração.

A grande diferença entre o Marketing Tradicional e o Marketing Digital consiste no fato de o Digital ser menos invasivo e oferecer inúmeras formas de mensuração. Isto significa que para qualquer ação que você adote em termos de Marketing Digital você possa estar seguro em afirmar se ela está trazendo resultados ou não.

Além disso com muito menos recursos você pode atingir objetivos muito mais amplos em Marketing Digital.

O Marketing Digital oferece uma quantidade enorme de ferramentas e estratégias que facilitam atingir o objetivo de atrair o seu cliente ideal, de educá-lo e de criar uma percepção positiva sobre sua Marca tornando seu cliente um propagador de sua solução.

Time Line de Projeto Digital

Mas nem tudo são flores no reino do Marketing Digital. Em alguns casos aquelas estratégias que aparentemente tem tudo para ser um sucesso acabam fracassando ou, por vezes, entregando um resultado bem abaixo do planejado ou esperado.

E como saber o que deu errado? Em qual estágio exatamente ocorreu uma avaliação equivocada?

Você planejou, estruturou, organizou tudo de forma cuidadosa, isto é, tomou todos os cuidados necessários para que o Projeto Digital de sua Marca fosse um total sucesso.

É, mas isso não aconteceu. Todas as suas expectativas não se comprovaram.

O que fazer em momentos como esse? Quais os fatores que você deve avaliar e as métricas que necessitam de atenção para que você consiga promover uma mudança de performance em seu projeto?

Antes de começarmos a fazer uma análise de quais os fatores que podem influenciar em uma baixa performance em uma Campanha Digital, precisamos salientar que nenhuma, absolutamente nenhuma, estratégia digital entrega resultados a curto prazo.

Se por acaso algum dia você ouviu falar qualquer coisa a respeito de resultados rápidos em Marketing Digital, esqueça, isso não é possível.
Então antes de desanimar e desistir de tudo, primeiro avalie o tempo de estratégia. Para alguns casos leva-se mais de um ano antes de colher frutos do nosso trabalho. Além disso alguns resultados não são exatamente financeiros no princípio.

Se for esse o seu caso, isto é, se iniciou seu projeto recentemente, avalie outros aspectos como aumento no tráfego do seu blog ou um ganho em termos de autoridade para a sua marca. Na grande maioria das vezes esse tipo de progresso é o aviso de que algo muito bom está por vir em termos de retorno.

Mas vamos ao ponto, partindo do princípio que sua estratégia está madura e prevê todas as etapas.

Desenvolvimento de Websites

Website/Blog

Sabemos que a principal função de um website já deixou a muito tempo de ser oferecer aos visitantes uma espécie de cartão de visitas digital, com informações sobre sua empresa, seus produtos ou serviços e sua filosofia de negócio. Não que essas informações sejam desnecessárias, pois não são. O que acontece é que um website bem planejado deve oferecer bem mais do que isso.

Hoje um site tem a função de atrair, reter, promover um relacionamento, educar, engajar seus visitantes e finalmente transformá-los em clientes fiéis.

Métricas - Avalie os números do seu site:

  • Visitas;
  • Seções;
  • Taxa de Rejeição;
  • Origem de Tráfego;
  • Engajamento;
  • Metas...

Enfim as métricas mais importantes variam de nicho para nicho de mercado. Se você chegou à conclusão que seu tráfego está baixo você precisa avaliar alguns fatores:

UX - A Qualidade da Experiência dos seus Visitantes

Todos nós já acessamos algum site em que a experiência não foi positiva. Isso ocorre por influência de uma série de fatores. O conteúdo pode estar mal organizado, o esquema de cores pode ser cansativo ou excessivamente vibrante, o visitante pode estar tendo dificuldade para encontrar o que procura, podem ocorrer excesso de recursos que perturbem a foco e outros tantos fatores.

Isso aumenta a taxa de rejeição fazendo que o seu possível cliente não retorne.

Planejamento de Estratégia de Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Imaginamos que você deva ter um Blog em seu site. Caso você não tenha, certamente o problema pode estar exatamente aí. O Blog é a principal ferramenta de atração, relacionamento e educação do seu visitante.

Caso sua Marca já tenha um Blog, analise seu conteúdo. Verifique a qualidade dele em primeiro lugar. Pense que quando você acessa um site você está procurando uma resposta ou uma solução para algum problema ou dúvida que por ventura você possa vir a ter.

Pergunte-se então se o seu Blog está oferecendo algum tipo de solução de forma relevante para o seu visitante.

Se você concluiu que o seu conteúdo está ok, nesse sentido, então o problema pode estar na otimização desse conteúdo.

Lembre-se que se alguém está procurando por algo, ele precisa encontrar o que procura. Então é hora de verificar como está otimizado o seu conteúdo para os buscadores.

  • Se ele é Original;
  • Se é Relevante;
  • Se as Palavras-Chave, Heading Tags, Title Tags das imagens, Meta Dresciption estão configuradas corretamente...

Esse recurso é famoso SEO (Search Engine Optimazation), isto é manter seu conteúdo otimizado de forma que quem pesquisa o encontre com facilidade.

Os fatores que mencionamos acima são apenas uma pequena parte das técnicas de otimização de conteúdo para os mecanismos que são consideradas pelos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e etc...

Outra coisa, não existe 100% em SEO, existe sim uma boa otimização que deve necessariamente estar constantemente sendo revisada. Isso se deve ao fato de que os Buscadores estão em constante processo de atualização com o objetivo de oferecer a melhor resposta possível para quem pesquisa.

verificação de Texto SEO

Por ser uma etapa importante e de difícil execução, muitos erros ocorrem aqui, nessa fase.

Se até aqui você concluiu que está tudo ok com seu Projeto, parabéns. Mantenha seu conteúdo sempre atualizado, original e otimizado que certamente os resultados em termos de acessos e tráfego em seu website vão chegar.

Seu website tem um bom tráfego e acessos e suas métricas estão boas? Isso é ótimo, mas você não está conseguindo evoluir no seu relacionamento com seu público?

Esse também é um grande problema para muitos projetos. Os visitantes chegam e consomem seu conteúdo, se interessam por ele, mas você não sabe ou não fez coisa alguma para relacionar-se com eles.

O Marketing Digital oferece justamente a possibilidade de você começar um relacionamento duradouro com seus visitantes principalmente nessa etapa através do Marketing de Conteúdo que não é somente criar artigos para o seu Blog.
Existem uma quantidade bem maior de possibilidades em Marketing de Conteúdo:

  • Artigos;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • E-Books...
  • Então, se você está produzindo conteúdo para o seu blog, bons artigos que estão atraindo visitantes, você deve aproveitar esse tráfego para oferecer a possibilidade do seu visitante dar o próximo passo.

    representação do Funil de Marketing Digital

    Ofereça conteúdos mais densos para download onde seu visitante poderá ter acesso a um conhecimento mais profundo sobre sua dor. Colete dados de seu interesse através de Landing Pages criativas e bem estruturadas para utilizar em campanhas e aprender mais sobre seu lead.

    Essa é a base da ideia do Funil de Marketing e da Jornada de Compra.

    Perceba que quanto mais relevante e mais profunda a sua oferta, mais detalhes sobre seu visitante você poderá coletar.

    Organize esses dados segmentando seus leads de acordo com o interesse, sexo, idade, enfim alinhe tudo a sua estratégia e você terá em mãos o maior trunfo que a internet oferece: “Informação”.

    De posse desses dados, você poderá enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa e na hora certa.

    Lembre-se de que é bem possível que quando o seu visitante tenha feito o seu primeiro acesso ao seu blog ele nem tinha consciência de que precisa de uma solução, logo ele tem que escalar várias etapas antes de se decidir pela compra do seu produto ou contratação do seu serviço.
    Até aqui, tudo bem?

    Seu Projeto Digital tem bons acessos, seus visitantes estão consumindo seu conteúdo e baixando seus materiais deixando em troca dados valiosos para sua estratégia?

    E-Mail Marketing

    Excelente! Se chegamos até aqui e está tudo correndo conforma planejado é um ótimo sinal. Acontece que ainda assim pode ocorrer de seu público estar recebendo suas mensagens via Campanhas de E-Mail Marketing e isso não estar gerando fechamentos de negócios para sua Marca.

    O que pode estar afetando negativamente sua estratégia então?

    Primeiro temos que entender que uma estratégia de E-Mail Marketing necessita de uma boa automação. Isto significa que as fases do funil têm que estar previstas em seu planejamento para essa etapa. Muitas vezes por uma má interpretação ou má configuração e segmentação de público o seu lead acaba recebendo a mensagem que não é adequada ao seu estágio na Jornada de Compra.

    Esse tipo de erro cria confusão e desinteresse no seu Lead. Em contrapartida, uma estratégia de Relacionamento em E-Mail Marketing bem elaborada e planejada mantém seu Lead focado no objetivo de solucionar sua própria dor até que você apresente sua solução.
    Até aqui falamos muito de atrair visitantes e promover relacionamento com eles, oferecer conteúdo relevante para esclarecer algum tipo de dúvida ou solucionar um problema.

    Existem casos, porém, que um Projeto pode estar extremamente bem elaborado em todos os aspectos que mencionamos até aqui e ainda assim não oferecer um volume minimamente razoável para viabilizar os objetivos da Marca.

    Sendo mais claro, a estratégia está funcionando, mas as metas não estão se cumprindo como foi planejado frustrando as expectativas.

    Nesse caso pode ter ocorrido uma lacuna no Planejamento. Veja que durante o Planejamento Estratégico um dos itens de maior importância é justamente a assimilação dos objetivos e o estabelecimento de metas.

    Gestão de Midias Sociais

    Mídias e Redes Sociais

    Um Projeto de Marketing Digital tem que prever que uma presença em termos de mídias sociais é necessária, por exemplo. Mais do que isso, é necessário que sejam reservadas verbas para impulsionar a campanha com anúncios através de links pagos como Facebook Ads e Google Adwords, por exemplo.

    Essa prática potencializa muito todo o processo oferecendo um aumento considerável na aquisição de clientes para sua Marca. Pode estar aí, portanto, o fator de frustração das expectativas.

    Considere elaborar um bom Projeto de Mídias Sociais que oferece um ótimo retorno em termos de autoridade para a sua marca, favorece o alinhamento da percepção de seu negócio e entrega ótimos resultados em termos de relacionamento, engajamento e fechamentos.

    Caso sua estratégia já possua presença nas Redes Sociais, revise detalhes como os canais que estão sendo utilizados, o tipo de linguagem e relacionamento que está estabelecido, tempo de resposta, frequência e tudo que se relacionar com a estratégia em si.

    Faça uma análise profunda de todas as métricas que você tem acesso e, se for o caso, promova ajustes.

    Aproveite para reavaliar sua verba destinada a anúncios e principalmente como eles estão sendo veiculados. Verifique se não existem equívocos na sua segmentação de anúncios, se as imagens, vídeos e textos estão alinhadas a estratégia como um todo.

    Propusemos até aqui uma revisão geral de sua estratégia visando esclarecer alguns pontos que consideramos mais comuns em termos de falhas de planejamento.

    Ainda assim existem Projetos Digitais perfeitamente bem elaborados em todos esses quesitos que entregam uma grande quantidade de Leads Qualificados mas ainda assim a performance poderia ser bem melhor.

    Vendarketing

    Normalmente nesses casos existem gargalos ou brechas entre os setores de Marketing e Vendas. Por vezes ocorrem inclusive atritos entre esses dois setores.

    É comum ouvirmos alegações de que o Marketing está entregando Leads imaturos para Vendas ou que Vendas não está se esforçando para promover fechamentos dos Leads “altamente qualificados” que o Marketing entregou.

    Casos como esse se resolvem com o alinhamento entre os dois setores. Parece óbvio dizer que uma empresa precisa promover uma boa ligação entre seus setores. Mas é isso mesmo. Exatamente isso que precisa ser feito.

    Reuniões periódicas entre esses setores são excelentes para promover essa ligação. Vendas tem que entender como o Lead chegou até aquele momento e o Marketing tem que entender se o Lead está realmente maduro para tomar a decisão e isso precisa ser discutido.

    Esse tipo de prática é extremamente saudável para empresa por vários motivos:

    • Promove ajustes no Perfil da sua Persona;
    • Favorece o Branding promovendo uma melhor Percepção da sua Marca junto a sua Equipe;
    • Melhore consideravelmente a Inteligência do seu Negócio;
    • Favorece realinhamento de metas;

    O termo Vendarketing foi criado justamente por existir essa dificuldade de uma maior integração entre os setores de Vendas e de Marketing, como você já deve ter percebido.

    Infográfico Geral de uma Estratégia de Marketing Digital

    Revisando cada uma das etapas de sua Estratégia de Marketing Digital você estará refinando alguns detalhes importantes e com toda a certeza melhorando a sua performance.

    Lembre-se de que é necessário e vital para o sucesso de seu planejamento o constante acompanhamento de cada etapa através da mensuração dos seus resultados.

     

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