Facebook ADS. Como saber se vale a pena o seu investimento?

O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários em Junho de 2017

O Brasil é o terceiro país com maior número de contas ativas no Facebook .

  • 67% utilizam o Facebook todos os dias
  • 92% acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês
  • 22 minutos é o tempo em média que as pessoas gastam por dia no Facebook
  • 13h até 15h é o pico dos acessos no Facebook em dias de semana

Por que as empresas utilizam o Facebook?

  • 83% Visibilidade Online
  • 63% Interação com o público
  • 11% O concorrente também utiliza
  • 5% Outros motivos

Depois de avaliar todos esses dados é possível afirmar com total segurança que independente de qual seja seu ramo de atividade seu cliente está no Facebook.

É possível fazer anúncios no Facebook de várias formas. Para aqueles que estão mais familiarizados, com certeza já devem ter visto o botão “impulsionar publicação”, que é a forma mais simples e rápida de anunciar, porém essa é forma mais limitada pois não oferece muitas possibilidades de segmentação e nunca perca esse pequeno detalhe de vista: a possibilidade de segmentar seus anúncios é a maior arma que o Facebook oferece aos seus anunciantes.

Imagine que você tem uma pizzaria e queira divulgar seu maravilhoso cardápio.

Qual é seu público? Pessoas que moram a mais de mil quilômetros de distância? Ou talvez, adolescentes que não têm poder de decisão de compra? Com a segmentação do Facebook você poderia, por exemplo, direcionar seus anúncios para pessoas num raio de dez quilômetros de sua pizzaria.

Agora imagine que você tem um e-commerce onde expõe produtos exclusivos para venda e pode vender para o mundo inteiro. Pense na forma como poderia segmentar seus anúncios direcionando para quem tem poder de compra, por sexo, idade, profissão e até renda.

O que o Facebook oferece de mais poderoso é informação sobre sua rede. Ele sabe seu sexo, suas preferências, onde você mora, se pratica esportes, se gosta de ler e muito mais.

Agora que já sabe do poder dos anúncios no Facebook, vamos as opções.

Com os anúncios no Facebook você define seu objetivo, público, posicionamento, o orçamento de sua campanha, ou seja, quanto pode gastar e como ele será, uma imagem, um vídeo, texto, com produtos, formulário de cadastro, enfim as possiblidades são muitas.

Toda essa estrutura que o Facebook oferece, todas essas possibilidades num primeiro momento podem parecer confusas.

Para que tudo fique mais claro veja abaixo uma tabela completa onde relacionamos os tipos de anúncios aos objetivos de anúncios...

infográfico - Tipos e Objetivos de Anúncios no Facebook ADS

Com toda a estrutura que o Facebook disponibiliza aos seus anunciantes torna-se praticamente obrigatório em dado momento de um projeto se fazer algum tipo de campanha na plataforma de anúncios.

Os resultados são excelentes tanto no que tange a atração, quanto ao relacionamento e conversão do seu público em leads.

Em determinada fase, por exemplo, dependendo do tipo de Projeto você pode fazer anúncios de formulários onde você oferece um material rico solicitando os dados de quem estiver interessado em sua oferta que já vem pré-preenchido em um formato muito elegante.

Se seu público costuma navegar mais frequentemente via mobile você pode criar um canvas que é um tipo de anúncio interativo muito interessante onde você inclui vídeo, imagens textos com links de ofertas.

Com o grupo de anúncios em uma campanha de anúncios você pode publicar um mesmo anúncio para dois segmentos diferentes ou ainda enviar anúncios diferentes para um mesmo segmento de público com o objetivo de ver o que funciona melhor e aplicando filtros de refinamento obtendo uma performance cada vez melhor.

Outro recurso extremamente útil é Pixel do Facebook, um trecho de código que você pode inserir em qualquer página do seu site para obter informações de interesses de seus visitantes e com isso criar campanhas direcionadas para aquele público específico.

Mesmo que a estrutura de Campanhas do Facebook pareça um pouco confusa num primeiro momento acredite, vale muito a pena dedicar um pouco de tempo fazendo testes com os anúncios no Facebook pois os resultados são bem produtivos.

Na sequencia você verá um quadro de como funcionam as hierarquias nas Campanhas do Facebook.

infográfico - estrutura de campanhas de anúncios no Facebook

Então. Como funcionam as configurações e as estruturas de Campanhas do Facebook?

O Facebook disponibiliza aos seus anunciantes duas ferramentas para gerenciamento de campanhas:

O Gerenciador de Anúncios e Power Editor e existem diferenças sutis entre eles. Coincidentemente hoje foi anunciada a unificação das duas ferramentas. Vamos aguardar o resultado.

Existe uma hierarquia entre as possibilidades e criação de campanhas conforme você pode ver na imagem.

No primeiro nível estão as campanhas, abaixo os conjuntos de anúncios ligados a elas e no último nível o anúncio propriamente dito. Uma campanha contém um ou mais anúncios e conjunto de anúncios e é nesse nível que você estabelece os objetivos de sua campanha, dessa forma torna-se mais simples medir o desempenho dos anúncios e conjunto de anúncios e otimizá-los se for necessário.

Um conjunto de anúncios contém um ou mais anúncios e você pode estabelecer um orçamento, público, posicionamento e uma programação para veiculação dos seus anúncios.

No último nível está o anúncio, onde você definirá a sua aparência. A possibilidade de criar vários anúncios em um conjunto de anúncios permite a otimização com base nas variações de imagens, vídeos, links e posicionamento, ou seja, onde ele será veiculado.

Baseado na hierarquia criada pelo Facebook é aconselhável que se crie um tipo de campanha com objetivos específicos. Por exemplo, uma campanha para geração de cadastros, cliques no site ou curtidas na página. Depois de acompanhar o desempenho será possível promover alterações otimizando e maximizando os resultados.

Para cada objetivo que o Facebook oferece sua campanha poderá performar de uma maneira, portanto defina seu objetivo com sabedoria.