Como ganhar seguidores no Instagram da sua empresa

Por ser uma mídia social relevante e recente para os negócios, preparamos este post com 7 dicas de como ganhar seguidores no Instagram. Confira! Não é de hoje que as redes sociais assumiram um papel importante nos negócios — isso porque elas são canais em que as chances de encontrar qualquer tipo de público-alvo são enormes.

Sendo assim, as empresas que investem tempo e dinheiro em ações focadas nessas redes e trabalham da forma certa tendem a ter um bom resultado no longo prazo.

Uma dessas redes é o Instagram, que é direcionada para que o público possa compartilhar fotos e vídeos por meio de dispositivos móveis — como smartphones e tablets.

A peculiaridade do Instagram está no fato da rede ter chegado devagar e conseguido chamar a atenção das empresas. Quando iniciou suas operações, o Instagram teve um trabalho forte para conquistar usuários e, há pouco tempo, desenvolveu maneiras de atrair negócios para a plataforma.

Dessa forma o Instagram vem conseguindo crescer e atrair cada vez mais negócios dispostos a investir nesse canal de comunicação, que já mostrou ser extremamente relevante nos dias de hoje.

O grande lance é que a rede possui um funcionamento diferente das demais, sendo que muitas vezes os números podem não significar nada se o público não for segmentado. Ou seja, é preciso que o conteúdo seja realmente relevante para o público-alvo para gerar conversão.

Por essa peculiaridade e também por ser uma mídia social relevante e recente para os negócios, preparamos este post com 7 dicas de como ganhar seguidores no Instagram. Confira!

1. Foque na interação social
Um dos segredos do sucesso no Instagram é o engajamento. Sendo assim, é preciso se dedicar na questão de interação social.

Mas como fazer isso? É simples: basta curtir, comentar e seguir outros usuários, principalmente os que tiverem alguma relação com o seu negócio. Use também o aplicativo Repost para repostar as fotos de outros usuários no seu perfil — principalmente de clientes que estão usando o seu produto.

Além disso, conseguir um contato com outros perfis que sejam influentes na rede é uma ótima estratégia para fazer parcerias.

2. Invista em conteúdo
Quando falamos do marketing digital no geral, é preciso ter em mente que investir em conteúdos de qualidade é de extrema importância para que a estratégia possa render bons frutos. Isso não é diferente em uma rede social como o Instagram.

A seguir separamos algumas sugestões para que o seu perfil tenha mais seguidores por meio de conteúdos relevantes:

use a função de geolocalização nas suas fotos. A tendência é que o engajamento aumente consideravelmente por causa desse recurso; o público em geral gosta de mensagens motivacionais nas redes sociais. Sendo assim, é interessante fazer montagens com frases populares e colocar em um padrão para que os seguidores reconheçam a marca do seu negócio;

falando em padrão, é possível criar um tema para suas fotos utilizando a mesma resolução. Isso ajuda a sua audiência a reconhecer o seu negócio. Caso precise de ajuda com isso, o Pinterest possui os Instagram Themes.

É claro que essa não é a fórmula do sucesso. É preciso descobrir qual é o tipo de conteúdo que se adapta melhor ao seu negócio e que vai ter uma resposta mais interessante do seu público-alvo em relação à interação.

3. Tenha uma boa estratégia de divulgação
Não adianta nada preparar um excelente conteúdo se ele não for divulgado corretamente para o seu público. Portanto, é preciso ter uma estratégia de divulgação eficiente.

Não se esqueça de divulgar a sua conta do Instagram nas campanhas de email e nos outros perfis das redes sociais.

Manter a frequência de postagem também é importante, pois o público vai sempre ter uma ideia de quando a sua marca vai disponibilizar algum conteúdo novo. O ideal é postar uma ou duas vezes ao dia, mas é preciso saber quais são os melhores horários para que isso seja feito.

Geralmente nos fins de semana a frequência de postagem diminui — e isso pode ser uma oportunidade para dar um “up” na visibilidade dos seus posts. No mais, procure utilizar CTAs (Calls to Action) para estimular a interação do público com a empresa.

Vale lembrar que existem outras formas de divulgação no Instagram. Então estude o tema e entenda na prática qual estratégia pode proporcionar um resultado melhor nesse sentido.

4. Utilize o Stories
Utilizar a funcionalidade Stories do Instagram pode gerar muito mais proximidade com os seus seguidores e, por consequência, um excelente engajamento.

Para quem não conhece, essa nova maneira de utilizar o Instagram está sendo um sucesso, pois estimula que as pessoas e as empresas postem fotos e vídeos rápidos e divertidos ao longo do dia.

A grande questão é que o próprio Instagram faz uma seleção das melhores “Stories” e recomenda aos usuários com base no que eles curtiram e nas interações no aplicativo. Mas isso não acontece da noite para o dia! Para que suas histórias tenham uma boa visibilidade e sejam recomendadas é preciso que elas sejam apreciadas por um grande número de pessoas.

Portanto, é importante fazer a “lição de casa” em relação às boas práticas de postagem de fotos e das próprias histórias para que você possa ganhar espaço no Stories e atrair mais seguidores.

5. Crie hashtags estratégicas
As hashtags são um dos recursos mais simples e poderosos do Instagram. Por isso, ter uma estratégia nesse sentido é uma excelente maneira de ganhar seguidores.

Por meio das hashtags é possível expor a sua marca para o público-alvo de forma eficiente. Então descubra quais delas o seu público vem utilizando ativamente e pesquise por posts que estejam relacionados a elas. Depois disso, analise os pontos positivos deles e replique as estratégias nas suas postagens.

Você também pode criar uma hashtag que seja exclusiva para associá-la à sua marca e incentivar os seus seguidores a utilizá-la nas fotos. Dessa forma, é possível aumentar o engajamento e a visibilidade ao mesmo tempo.

E claro, não se esqueça de utilizar o maior número possível de hashtags — pertinentes, é claro — nas suas fotos para que o seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade pelos usuários da rede social, ajudando a sua marca a ganhar novos seguidores.

Junto a isso é possível utilizar as hashtags para desenvolver parcerias: basta procurar por outros perfis que utilizam as mesmas hashtags que você e entrar em contato com eles.

6. Impulsione os seus posts
Não se esqueça que o Instagram também possui uma plataforma de mídia paga e impulsionamento de posts: o Instagram Ads.

Sempre que puder utilize esse recurso, pois ele vai gerar mais visibilidade, reconhecimento para a marca e atrair novos seguidores.

Assim como toda boa estratégia de marketing digital, é preciso combinar ações orgânicas com mídia paga, e com o Instagram isso não é diferente. Então estude a melhor maneira de utilizar esse recurso e coloque a mão na massa!

7. Seja original
A nossa última dica referente ao assunto é simples: busque a originalidade.

Não é interessante plagiar conteúdos já publicados na internet. O importante aqui é buscar referências e, a partir disso, elaborar um novo conteúdo, com informações interessantes para o público-alvo.

Sendo assim, produza fotos e vídeos que sejam exclusivos para o Instagram. Até porque se você repete o mesmo conteúdo das outras redes sociais, não há motivos para o seu público acompanhar o seu perfil no Instagram, certo? Pense nisso!

Fonte: Letícia Abrantes - Saia do Lugar