Os 10 Principais Fatores que Influenciam no Rankeamento do Seu Site
Existem muito mais do que 10 fatores que influenciam o rankeamento de um site. Escolher os dez mais importantes não foi tarefa fácil, porém, o que podemos garantir é que se você observar e levar em consideração a lista abaixo certamente irá atingir ótimos resultados no tocante ao seu rankeamento.
1- Originalidade e Relevância
Conteúdo único, original e relevante são dos fatores mais importantes para rankeamento. Produzir conteúdo tendo sempre em mente as pessoas e o que elas estão buscando é a melhor estratégia a ser adotada. Se você se propõe a resolver o problema de alguém, resolva. Se você se propos a responder uma pergunta, esclarecer uma dúvida... responda, esclareça.
2- Autoridade do Site
Page Authority é a avaliação de uma página específica, enquanto Domain Authority é a avaliação de um domínio como um todo; é possível um domínio de baixa autoridade ter uma ou outra página com uma relativamente alta autoridade, mas é improvável que um domínio com alta autoridade tenha poucas páginas com autoridade.
3- Autoridade de Domínio
É uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores Off Page como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância que cada um desses domínios possui.
Fatores Que Influenciam na autoridade de Domínio:
- Idade do domínio
- Reputação do site
- Links que apontam para o site
- Qualidade dos Inbound Links
- Diversidade de links
- Padrão temporal
- Análise distributiva
4- TrustRank
O Google determina o seu TrustRank baseado em seus relacionamentos, isto é, pela quantidade de links você recebe de sites de confiáveis.
5- Velocidade de carregamento
O Google confere grande importância a este fator de rankeamento. Um site que tem um rápido carregamento oferece uma experiência melhor ao visitante.
6- Responsividade
A partir de 2015, o Google divulgou que as páginas mobile-friendly ganhariam melhores posições nas buscas realizadas em dispositivos móveis. Este fator tem relação com a experiência do visitante, facilitando a navegabilidade através de dispositívos móveis, celulares e tablets...
7- Certificado SSL e HTTPS
Sites seguros que utilizam protocolos SSL e HTTPS tem prioridade nas buscas para o Google.
8- Palavra-chave
O uso da palavra-chave é essencial na otimização, e o título é um dos fatores mais importantes do SEO On Page. Palavra-chave inserida no título, intertítulos e parágrafos facilitam muito seu rankeamento.
9- Usabilidade
Facilitar a navegabilidade e a experiência do usuário/visitante de um website é fator determinante para rankeamento. Este ítem influencia diretamente em fatores como tempo de permanência, visualizações de página e taxa de rejeição.
10- Arquitetura do site
Organização e disposição de conteúdo é essencial. A usabilidade ajuda o Google a entender melhor suas páginas.