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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Produção de Conteúdo para Blogs Corporativos

Certamente você já deve ter observado o movimento das marcas no sentido de empreender seus esforços em estratégias bem planejadas de Marketing de Conteúdo.

Muitas empresas têm obtido grandes resultados, produzindo conteúdo de qualidade direcionado ao seu público, conquistando audiência, leads e convertendo em vendas.

O motivo de todo esse esforço estar sendo empreendido se deve a uma infinidade de fatores, mas é provável que o principal deles seja o fato de que os Mecanismos de Busca valorizam conteúdo de qualidade bem produzido.

Lembre-se que a principal missão de um buscador é oferecer respostas para as dúvidas daqueles que estão pesquisando e seus algoritmos estão se tornando a cada dia mais refinados e sofisticados no sentido de oferecer cada vez mais o melhor resultado para nossas dúvidas.

Seguindo nessa linha, se você responder a uma determinada pergunta da melhor forma possível, seu link será o primeiro a aparecer nos resultados de busca e, logo, terá maiores chances de que seu link seja clicado, atraindo assim, mais audiência para o seu projeto e maior autoridade para a sua Marca.

Claro que nesse universo existem nichos de mercado que favorecem a criação de conteúdo por serem mais populares, porém em contrapartida nesses casos a concorrência é muito maior, tornando o ranqueamento uma tarefa para ninjas do Marketing Digital.

Pense em quantas pessoas pesquisam por “casas para aluguel”, por exemplo. Sim, o volume de pesquisas é muito grande e, se por uma coincidência, esse for o seu ramo, prepare-se para uma briga contra gigantes. Isso não significa que você não possa ranquear bem, caso esse seja seu nicho. Significa que seu planejamento terá que ser ainda mais refinado se comparado com ramos menos competitivos.

Por outro lado muitos se equivocam ao pensar que nichos menos competitivos são fáceis de trabalhar o Marketing de Conteúdo. Não é bem assim que funciona...

Tente visualizar um cenário em que os termos de pesquisa se relacionam com termos como “mineração”, por exemplo. Você vai notar que a concorrência é baixa, tirando artigos sobre minérios e curiosidades, você verá que empresas que trabalham o conteúdo como estratégia nesse nicho são poucas, só pra citar um exemplo. 

Independentemente do seu nicho ser concorrido ou não o que importa é que seu conteúdo precisa necessariamente ser de qualidade e isso envolve responder efetivamente a dúvida de quem está pesquisando. Lembre-se que resolver um problema ou esclarecer uma dúvida sobre um assunto nem sempre significa falar por horas das vantagens de seu produto.

Como já foi dito, na grande maioria dos casos, quem está procurando por algo ainda não está pronto para comprar ou contratar uma solução, ou pior, ainda nem sabe que precisa dela. É necessário que ele entenda, antes de se decidir pela compra de que sua solução pode ajuda-lo efetivamente. Todo esse processo de relacionamento e envolvimento com sua audiência precisa ocorrer de forma gradativa e através do Marketing de Conteúdo tudo isso se dá de forma natural.

Diante de tudo que foi dito, como proceder para implementar uma estratégia de produção de conteúdo efetiva para o seu blog corporativo? 

Estratégias de Marketing de Conteúdo

Persona

Em primeiro lugar é imprescindível construir o perfil de sua Persona. Mas afinal, o que é uma persona?

A Persona é um termo criado no Marketing Digital para definir o cliente ideal com a maior riqueza de detalhes possível com o objetivo justamente de atender as expectativas e dúvidas que ele possa ter.

Veja que o termo “Persona” difere de “Público-alvo”  exatamente por ser muito mais específico que, ao contrário de público-alvo não é abrangente. Isso significa que não basta saber aspectos como sexo, idade, faixa salarial. É preciso ir mais fundo em pesquisas e saber os interesses, profissão, grau de instrução, gosto musical, objetivos de vida e muito mais.

Dessa forma é possível atender de forma mais assertiva as expectativas de seu futuro cliente entendendo o melhor momento para o fechamento do negócio, a linguagem com que ela deve ser tratada e até de que forma se deve prestar um serviço de atendimento ao cliente mais efetivo. 

Planejamento

Sim, você deve se acostumar a ouvir o termo “planejamento”, já que em qualquer estratégia de Marketing Digital e qualquer uma das etapas é necessário planejar tudo.

No Marketing de conteúdo falamos muito em Funil de Marketing, que é uma forma mais visual de entender que os seus visitantes estão em estágios diferentes na sua Jornada de Cliente.

É simples de compreender esse conceito já que o visitante ao chegar ao seu site não tem ideia do que vai encontrar ou qual tipo de conteúdo você publica, nesse caso ele estaria no topo do funil e seu relacionamento com ele está apenas começando.

Quanto aos visitantes mais frequentes, esses já estão mais acostumados com a linguagem que você adota em seus conteúdos e têm uma boa ideia das soluções que sua Marca oferece e isto indica que estão no meio do funil.

Ainda existem aqueles visitantes que estão se relacionando a bastante tempo com sua Marca e sabem o tipo de solução que você oferece e, portanto, estão prontos para contratar sua solução, ou seja, estão no fundo do funil de marketing ou vendas.

O melhor motivo de falarmos em planejamento é justamente pelo fato de que sua estratégia de Marketing de Conteúdo deverá produzir conteúdos para cada uma das fases do funil, pois como já dissemos cada cliente encontra-se em uma fase e o seu conteúdo deverá guiá-lo através da cada uma das etapas.

Frequência

Esse é outro fator que você deve considerar. Promover publicações contínuas e frequentes cria um relacionamento de alta confiança entre sua Marca e seu público.

Não existe coisa mais frustrante para um usuário acessar por várias vezes um blog e ver que as atualizações não ocorrem com frequência. É simples entender que alguém lendo um conteúdo agradável e que respondeu alguma dúvida, certamente vai querer retornar para saber mais e se informar mais. Agora imagine voltar quatro ou cinco vezes e não encontrar nenhuma atualização. Claramente você vai pensar que o projeto foi abandonado e, com frequência, fechará o site e irá para o concorrente.

Além disso, a frequência nas atualizações é um fator de ranqueamento muito valorizado pelos Buscadores e, só por este motivo, já deveria ser considerada como boa prática na produção de conteúdo.

Planejamento de Marketing de Conteúdo

SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Buscadores)

Você vai ler vários artigos em nosso blog que falam sobre SEO e nem é necessário que justifiquemos os motivos. Lembre-se de que, como foi dito no início, é através da otimização em SEO que seu conteúdo será localizado.

Isso significa que para ser encontrado não bastará simplesmente ter um bom conteúdo que esclareça alguma dúvida, mais do que isso esse conteúdo precisará estar otimizado em SEO para que os buscadores o ofereçam como resposta a quem pesquisa.

Existem uma infinidade de fatores que  são considerados pelos buscadores como ranqueamento para os sites, são mais de duzentos. Em alguns artigos já falamos sobre eles.

Agora você já sabe que o Marketing de Conteúdo é uma das melhores formas de envolver sua audiência, criando relacionamentos duradouros, aumentando sua autoridade de marca e conduzindo sua persona até o momento de compra.

Entenda que seu conteúdo precisa ser relevante, oferecendo a solução que sua audiência procura, sua estratégia deve ser planejada e ter publicações frequentes e conteúdo bem otimizado em SEO para ser localizado com facilidade pelos buscadores.

E qual a melhor forma de empreender uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo?

Em alguns casos são os próprios empreendedores que promovem sua estratégia de conteúdo produzindo textos para seus blogs corporativos. Ocorre que esse tipo de opção em quase totalidade dos casos esbarra no problema “tempo”.

Um empreendedor precisa estar focado no seu negócio a maior parte de tempo possível, cuidando de suas soluções e da qualidade da sua equipe e em consequência desse fato não dispõe de tempo livre para produzir textos para sua estratégia de conteúdo. Isso é fato.

Além disso, são raros os casos de empreendedores que dominam técnicas de SEO, que são vitais para o sucesso da estratégia de conteúdo como um todo, conforme já falamos.

A solução nesses casos é contratar profissionais redatores, jornalistas ou publicitários para a produção dos textos para o blog.

Aqui me nossa agência contamos com uma equipe de redatores certificados em Marketing de Conteúdo e SEO que produzem textos para vários nichos de mercado baseados em pesquisas detalhadas sobre cada assunto.

Sugerimos que antes de começar a empreender seu projeto de Marketing de Conteúdo solicite o contato de um de nossos consultores especialistas em Marketing Digital para que ele lhe oriente sobre a melhor forma de empreender sua estratégia.

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
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