Em outro post contamos a história de uma empresária de visão que transformou uma confecção de bolsas artesanais local em um case de sucesso nacional. Depois de criar sua Marca de maneira sólida no meio físico, ela decidiu expandir seu negócio utilizando o meio digital fazendo sua empresa crescer mais de 1000% em apenas 18 meses.
Criou um projeto de Marketing Digital em sua Loja Virtual e passou a vender para o país inteiro e não somente em lojas locais como fazia no passado, multiplicando seus resultados financeiros de forma exponencial e adquirindo muito mais autoridade para a sua Marca.
Mas hoje nós vamos contar a história de outro empresário, um skatista, que cursou três semestres de direito na faculdade federal e decidiu mudar radicalmente seu destino profissional. Trancou a faculdade e resolveu mergulhar de cabeça em um empreendimento.
Ele sempre foi muito ligado em Pop Arte, Grafite, Street Dance e Rock alternativo. Ele percebeu muito cedo que a galera com quem ele andava de skate e seus amigos curtiam as mesmas coisas e isso incluía o modo de se vestir e seu comportamento mais despojado era bem característico.
Sua “Tribo” tinha seu próprio jeito de agir e isso incluía até seu próprio vocabulário, gírias e expressões. Foi pensando nisso que ele pensou em produzir camisetas, bonés e acessórios que tivessem uma relação direta com a forma como eles interagiam e se comportavam.
Primeiro ele começou a pesquisar na Internet lojas de roupas que seus amigos, e ele mesmo curtiam. Encontrou muita coisa, principalmente em Lojas Virtuais.
Durante suas pesquisas ele percebeu algo em comum em todos os produtos que viu. Todos eles eram muito padronizados, isto é, muito iguais e com a mesma temática, então ele pensou que usar uma camiseta com uma frase em inglês sobre o seu modo de vida parecia um pouco sem sentido, já que ele e todos os seus amigos cresceram andando de skate e curtindo as mesmas coisas em sua própria cidade.
Então ele pensou: “Porque não seguir nessa linha, mas usando a nossa linguagem, nossas expressões, nosso modo de agir e de falar”?
Pegou lápis e papel e começou a fazer vários esboços. Teve várias ideias de estampas criativas usando imagens e gírias que a sua galera costumava utilizar diariamente.
Ele tinha absoluta certeza de que sua ideia seria um sucesso. No dia seguinte voltou a fazer pesquisas, só que dessa vez sobre máquinas e equipamentos para produzir os produtos. Em pouco mais de um mês ele estava com uma linha de produção praticamente montada, um tanto amadora, é verdade, mas isso foi só o começo.
Depois de produzir algumas peças, o próximo passo foi sentir a aceitação do público. Isso foi fácil. Além de colher a opinião dos seus amigos, é claro, ele montou um tipo de barraca itinerante que levava sempre para os locais de eventos, competições, festas e reuniões locais.
A aceitação dos produtos foi muito satisfatória. A ideia foi um sucesso e a produção foi aumentando. Ele teve que investir em máquinas melhores e ajudantes para dar conta da demanda.
O passo seguinte seria expandir para outros mercados, sempre mantendo a qualidade e a temática que foram a causa do sucesso de sua Marca.
A conclusão que chegou, foi que ter um site onde ele pudesse expor seus produtos certamente seria a solução para a expansão de sua Marca.
A ideia dele era ter algo único, criativo que mantivesse a identidade despojada e irreverente que sempre notabilizaram seus produtos.
Depois de trocar algumas ideias com alguns amigos, decidiu fazer contato, por indicação com um amigo comum que fazia sites e já tinha alguns clientes.
Marcou em seguida uma reunião com ele e discutiram o projeto. Ouviu algumas ideias e ambos viram juntos alguns sites que poderiam inspirar e servir como modelo para o site da Marca de Guilherme.
Decidiu confiar o trabalho “ao amigo do amigo” e algumas semanas depois de alguns ajustes o site já estava no ar.
Site no Ar
Agora a Marca, além de ter uma ótima clientela já tinha um website, o problema é que a expectativa de retorno que ele tinha com relação ao site era muito maior do que o resultado que estava obtendo. Ele tinha imaginado que um site poderia alavancar ainda mais o seu negócio e mais do que isso que proporcionaria o reconhecimento de sua Marca para além das fronteiras de sua cidade. Mais isso não aconteceu, nada mudou no seu negócio, ou seja, ele permanecia vendendo para os mesmos clientes e da mesma forma que antes, por mais que ele divulgasse o seu site em materiais impressos e nos eventos que participava o retorno ainda era muito tímido se comparado com o investimento que tinha feito no projeto.
A Frustração com os resultados
Ele queria muito saber o que poderia ter dado errado. A sua primeira tentativa em tentar entender a situação foi marcar uma reunião com o desenvolvedor e perguntar a ele os motivos de seu projeto não ter tido sucesso.
Buscando Informações
Ao procurar o “amigo do amigo”, ele não estava mais trabalhando com desenvolvimento de sites. Na verdade estava na Irlanda fazendo um curso em outra área totalmente diferente.
A frustração não era pouca, afinal ele pagou um preço justo pelo trabalho e agora se sentia abandonado. Seguramente tinha sido uma experiência decepcionante.
Resolveu então se informar a respeito e pesquisar sobre o assunto. Leu vários artigos que falavam sobre otimização de sites para mecanismos de busca, outros sobre atração de audiência e outros com coisas que definitivamente não entendia coisa alguma.
Agora ele, definitivamente queria fazer do jeito certo e não queria mais cometer erros.
Durante suas buscas e pesquisas, os artigos que ele encontrou o direcionavam para sites bem agradáveis e bem estruturados com artigos relevantes que despertaram ainda mais seu interesse sobre o assunto.
Em um desses sites no rodapé da página tinha um formulário com uma frase dizendo: “se você deseja orientações mais detalhadas, consulte gratuitamente um especialista”.
Fazendo contato com um Consultor Especialista em Marketing Digital
Ele decidiu preencher o formulário com seus dados para ver no que ia dar. No dia seguinte ao chegar na fábrica seu telefone tocou. Na linha alguém estava informando que tinha entrado em contato em retorno a sua solicitação através do formulário que foi preenchido.
O Consultor informou em seguida que seria breve e apenas faria algumas perguntas na tentativa de entender melhor o problema e passaria um diagnóstico.
Enquanto conversavam, a medida que respondia as perguntas feitas pelo consultor ele lhe passava algumas informações sobre palavras-chave, otimizações necessárias e uma série de outras informações que tinham relação direta com o website da Marca.
O Consultor enfatizou sempre a necessidade de ter atualizações constantes, conteúdo relevante através de posts de blog que atraíssem visitantes para o site e relatou vários casos de sucesso de projetos com objetivos semelhantes.
A frase dita pelo consultor que mais chamou a atenção foi: “ de nada adianta ter um site se você não tiver visitantes”.
O Consultor agendou uma segunda reunião dessa vez via Skype, para poder dar segmento nas orientações e passar um diagnóstico mais detalhado do estado presente do projeto e oferecer soluções para alavancar definitivamente o site da Marca.
Em seguida o empresário recebeu um e-mail com um resumo dos assuntos abordados durante a reunião e alguns links para materiais educativos mais densos que esclareceriam os termos técnicos tratados durante a reunião.
Ele leu atentamente todos os materiais e agora já se sentia mais seguro entendendo melhor alguns detalhes que haviam ficado um pouco confusos anteriormente. Agora ele sabia qual a diferença que alguns ajustes poderiam fazer em termos de performance em seu projeto.
Na reunião seguinte ele estava mais preparado e sentia-se mais seguro, tinha feito várias anotações e estava decidido a colocar em prática um Projeto digital efetivo que realmente entregasse algum resultado para a sua Marca.
Diagnóstico do Projeto
Depois de uma rápida introdução o Consultor apontou vários pontos específicos que necessariamente deveriam ser alterados caso ele realmente quisesse ter sucesso em seu Projeto.
1 - Seu site necessariamente teria que ser Responsivo, isto é, ser adaptável a qualquer tipo de dispositivo: Computadores, Celulares, Tablets e etc...
2 - Uma boa otimização, pesquisa e definição de palavras-chave deveria ser implementada no Projeto;
3 - Usabilidade e Experiência do usuário deveriam ser revistas;
4 - O site deveria ter um blog que promovesse relacionamento e educação de seus usuários, com postagens frequentes, relevantes e devidamente otimizadas em SEO (Search Engine Optimizatio – Otimização para os Buscadores;
5 - Foi recomendada a venda de seus produtos através de uma Plataforma de Loja Virtual;
6 - Monitorar o desempenho seria vital, logo informou da importância de ter o código de monitoramento do Google Analytics configurado no site;
7 - Com o objetivo de maximizar os resultados seria recomendável a presença em Redes Sociais onde seu público costumava estar;
8 - Campanhas de Links Patrocinados (ADS) seriam aconselháveis para alavancar os resultados;
9 - A captação de Leads, tanto on-line como off-line também foi aconselhada;
10 - Campanhas de E-Mail Marketing com boa segmentação e automação seriam importantes;
11 - Por fim, o Consultor deixou claro que já com os ajustes iniciais seria possível ver algum resultado, mas que os objetivos levariam algum tempo para serem atingidos e que toda a estratégia teria que ser monitorada através de mensurações constantes e que algumas seriam específicas para cada etapa.
Entendendo o Processo e as Estratégias da Transformação Digital
O resultado de todo esse processo foi a reformulação completa do site da Marca e a implementação de toda a estratégia de Marketing Digital proposta pelo consultor, a contratação da Agência para tocar o Projeto e se tornar parceira do sucesso da Marca.
Com essa experiência ele entendeu a importância da contratação de uma empresa especializada e a parceria de um profissional de Consultoria que pudesse indicar o caminho correto a ser seguido e esclarecesse as suas dúvidas, sem atalhos ou a contratação de “amigos do amigo”.
A Conclusão Inevitável
Sempre que situações como essas acontecem lembramos do exemplo do Farmacêutico e do Médico. Aquela história em que você vai à farmácia a procura de algo que amenize uma dor e sai de lá com um analgésico, e no dia seguinte retorna à farmácia com a mesma dor.
Por outro lado, quando vai ao médico para uma consulta é recomendado a fazer uma série de exames a fim de detectar a causa da dor.
É mais ou menos isso. O empresário resolveu por um tempo sua dor ao contratar o “amigo do amigo”, mas o problema só foi efetivamente resolvido depois de consultar um especialista que apontou todos os “pontos cegos” e imediatamente indicou o caminho seguro a ser seguido.
O Exemplo ilustra muito bem a forma como os empreendedores identificam a necessidade de uma Presença Digital efetiva para as suas marcas e por desconhecimento acabam cometendo pequenos equívocos que comprometem o desempenho de seus projetos.
Esses erros de avaliação atrasam a estratégia como um todo, ocasionando perda de tempo e recursos para as Marcas. É, absolutamente, imprescindível que os empreendedores tenham sempre em mente os objetivos que pretendem atingir e as ferramentas que irão utilizar para consegui-los.
Exemplos como este são muito comuns, isto é, empresas que acreditam que promover a Transformação Digital de suas Marcas se resume a ter um website no ar, mas isso está longe de ser verdade. Como dissemos, se os objetivos são o aumento da autoridade da Marca, expandir o alcance atingindo mais e mais pessoas e, consequentemente conquistando mais clientes para o seu produto ou serviço, ter um website é apenas o começo da Jornada Digital.
Promovendo a Transformação Digital
Lá atrás, no ano de 2004, quando a Anylinks foi fundada, já tínhamos bem claro esse conceito, por isso quando propomos uma solução para um novo cliente, enfatizamos esse aspecto para que fique bem claro que, para atingir seus objetivos, é necessário a implementação de um conjunto de estratégias de Marketing Digital, ou seja, não existe mágica, existem etapas que precisam necessariamente ser cumpridas com muito planejamento e monitoramento constantes serão necessários.
Se você já tem algum tipo de Presença Digital para o seu negócio ou pretende promover o ingresso de forma segura e definitiva, de sua Marca no Ambiente Digital, aconselhamos que reflita e se inspire nesse exemplo.
Procure o máximo de informações possíveis sobre o assunto antes de tomar sua decisão. A internet está repleta de conteúdo de boa qualidade que esclarecem todas essas dúvidas de forma didática e de fácil assimilação, mesmo para leigos no assunto e, se ainda assim restar qualquer dúvida por ser esclarecida, solicite o contato de um Consultor em Marketing Digital, sendo um bom profissional ele certamente se tornará um grande parceiro para a sua Marca e irá indicar o melhor caminho e ser seguido.
Se quiser entender melhor cada etapa do processo de Transformação Digital, nossa equipe disponibilizou um e-Book com todas as etapas detalhadas... É só baixar:
GRÁTIS : Receber o e-Book "Jornada Digital"
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas