Facebook Twitter Linkedin  Google Plus Pinterest Whatsapp
Blog - Artigos

Blog - Artigos

Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

E-mail corporativo

A Importância de um E-mail Profissional bem estruturado

Em uma de nossas muitas reuniões surgiu um assunto de pauta sobre padronização dos e-mails corporativos.

Em uma empresa é comum cada novo funcionário trazer de sua antiga empresa velhos hábitos sobre como tratar suas rotinas de trabalho. Ocorre que cada empresa tem sua estrutura interna, objetivo, missão, persona, linguagem etc... logo, tem de ocorrer necessariamente um período de adaptação. Cabe a empresa deixar claro seus métodos e diretrizes. Uma documentação que oriente o novo funcionário normalmente é o mais adequado. Mesmo a empresa mantendo uma documentação alguns hábitos somente são corrigidos na prática.

O e-mail corporativo é uma ferramenta que qualquer empresa utiliza e sua importância para a imagem da mesma é inquestionável.

Por mais que pareça óbvio para muitos, esses vícios normalmente motivados pela pressa ocorrem com muita frequência.

Pensando nesse problema, bastante comum, resolvemos criar este artigo pontuando os aspectos e erros mais comuns com o objetivo de minimizar esses equívocos.  Vamos a eles?

1 - Não manter uma assinatura padrão

Estamos falando de uma ferramenta corporativa. Sua empresa provavelmente possui uma Identidade Visual e esse recurso pode parecer secundário, porém não é. A Identidade Visual de uma empresa é a forma como seu público, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e etc.. a reconhecem e distinguem das outras.

O e-mail corporativo é mais que uma ferramenta, é uma oportunidade de divulgar identidade visual da sua Marca.

A assinatura corporativa de e-mail além de ter itens obrigatórios como, a URL do website da empresa (uma forma de gerar acessos ao seu site), cargo e nome do remetente, oferece outras oportunidades como a divulgação das redes sociais utilizadas pela empresa, endereço físico e telefones.

Mas lembre-se que assinatura deve ser discreta, se ela tiver sua logamarca que seja em tamanho proporcional ao restante das informações.

Sua estrutura e aspecto visual deverá ser semelhante ao da imagem abaixo:

Assinatura de E-Mail Corporativo

2 -Tipografia

É necessário que se mantenha um padrão tipográfico utilizando fontes padrão, se não as mesmas pelo menos de mesma família e padrão de cores. É estranho você receber uma mensagem de um departamento de uma empresa com Arial e Outro com uma Comic Sans, diga-se, essa, esqueça. Pior do que isso é receber em uma mesma mensagem vários padrões de fontes diferentes.

Importante: CAIXA ALTA, não, nunca, de maneira alguma. É deselegante enviar mensagens exclusivamente em caixa alta. Só utilize este recurso para enfatizar determinados trechos e somente onde for extremamente justificável seu uso.

3 - Cliente de e-mail

Cuidado com clientes de e-mails que inserem gifs engraçadinhos com animações e etc...

Além de serem programas pesados que certamente comprometerão a performance de sua máquina tornarão suas mensagens antiprofissionais e por vezes irritantes;

4 - Trate o assunto como ele merece

A linha de assunto deve deixar claro sobre o que se trata sua mensagem

Não seja vago, seja específico, mas lembre-se é o assunto e não a mensagem, então diga sobre o que você vai falar e deixe pra tratar do tema no corpo do e-mail;

5 - Seja específico

Cada e-mail deve necessariamente tratar de um assunto, mesmo que o assunto seja uma lista de assuntos.

Por exemplo: “Assuntos tratados na reunião”. Este é o assunto, mesmo que 30 ou 40 decisões tenham sido tomadas durante a reunião. As decisões serão tratadas uma a uma no corpo do e-mail, faça listas;

6 - Seu nome como remetente

É recomendável também que ao configurar a sua conta você se certifique que seu nome aparecerá como remetente, assim: “João da Silva”

É comum que na pressa se configure uma conta esquecendo este detalhe deixando-a desta forma: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. como remetente. Mesmo que este endereço esteja enviando a mensagem existe uma pessoa que o enviou e é ela que deve aparecer. Sua mensagem fica mais elegante e pessoal desta forma;

7 - Atenção a linguagem

Utilize a linguagem que sua empresa utiliza. Sua empresa normalmente interage com um público específico, ele é formal, técnico ou é descontraído, mais jovial. Adapte sua linguagem ao destinatário, mas sem forçar a barra. O limite é não deixar de ser você mesmo;

8- Não esqueça que um e-mail é um texto e como tal precisa ser bem escrito

Seu e-mail precisa ter uma redação clara e direta, sem enrolação, porém tem de tratar de cada ponto sem ser evasivo, pois é um documento, servindo inclusive como prova judicial. É recomendável que se faça uma boa revisão ortográfica antes de enviá-lo;

9 - Fale pela sua empresa

Lembre-se:  você está representando a sua empresa e, nesse caso lembre-se de não ser pessoal demais;

Não utilize frases ou expressões que fujam totalmente dos objetivos e da missão de sua empresa nem trate o destinatário como se ele fosse seu amigo de infância, mesmo que ele seja;

10 - Confirmação de leitura

Apesar de quase ninguém tratar desse assunto como de vital importância, não consideramos como uma boa prática solicitar confirmação de leitura.

Em primeiro lugar porque quem recebe a mensagem pode ou não confirmar e continuar lendo normalmente a mensagem e em segundo, porque coloca em dúvida que o seu destinatário leia suas mensagens, ou seja, porque eu solicitaria uma confirmação já que eu sei que ele vai ler;

Lembre-se de que seus e-mails devem ser relevantes para quem você envia. Se você precisa confirmar que a pessoa leu sua mensagem é porque talvez ela pode não ter nenhuma importância para o destinatário.

11- E-mail não é Chat

Deixamos esse item por último de propósito:

Não esqueça.  E-mail não é Messenger, e-mail não é Whatsapp, e-mail não é Telegram.

Não trate seu e-mail como se fosse um chat. No chat você muda de assunto a qualquer momento como numa conversa informal, já no e-mail por mais que ele possa não se encerrar em uma mensagem e uma resposta, você deve se concentrar ao máximo em um assunto apenas, do contrário você corre o risco de perder totalmente o foco no assunto central da mensagem e não saber mais sobre o que estava falando.

É comum inclusive que alguém lhe cobre sobre uma informação que foi repassada numa mensagem interminável e que você precisa rolar a página por alguns minutos para encontrar.

Mensagens de e-mail corporativas

Itens como cabeçalho, por exemplo, não são consideramos de caráter obrigatório, apesar de serem amplamente utilizados, porém tem ter um ‘padrão’, ou seja, se a empresa decidir utilizar, todos deverão utilizar.

Existem variações na forma, contexto, linguagem e layout das mensagens de empresa para empresa, porém seguir certas regras dentro de uma mesma empresa é essencial e só traz benefícios passando uma imagem profissional.

Defina internamente um padrão para assinatura, fontes, cores, cabeçalho e estrutura em geral de suas mensagens de e-mail dentro da sua empresa. Essa prática só traz benefícios, passando uma boa imagem de sua marca, transmitindo credibilidade para as informações e entregando produtividade e economia de tempo para a sua equipe.

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
Facebook  Twitter Linkedin Google Plus Pinterest

Consulte um de nossos especialistas. Nossa equipe está preparada para orientá-lo sobre as melhores práticas e lhe indicar os melhores caminhos em cada uma das etapas do seu Projeto para você encantar os seus clientes através de estratégias digitais efetivas que entregam resultados.

GRÁTIS : Consulte um Especialista

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário e solicite grátis o contato de um especialista:

Fique tranquilo. Nós também odiamos Spam.

Seus dados sempre estarão seguros, veja nossa Política de Privacidade

Materiais para Download

Materiais para Download

Baixe Grátis nossos Guias para Projetos Digitais...

Materiais de apoio para orientação em cada etapa de um Projeto Digital.

Se você está pensando em começar a elaborar o Projeto Web para sua Marca os materiais gratuitos abaixo podem lhe interessar:

Diagnóstico de Projeto

Avaliação

Blog/Site, Redes Sociais, SEO, Conteúdo, Marketing Digital.

Avaliação Grátis

Guia de Projeto - I

Website

Registro, Hospedagem, Desenvolvimento, SEO, Publicação.

Download Grátis

Guia de Projeto - II

Produção de Conteúdo

Palavras-chave, SEO, Revisão, Publicação, Métrica.

Download Grátis

Guia Campanha

E-Mail Marketing

10 Dicas de Estrutura, 5 Dicas de Disparo, Boas Práticas, Mensuração.

Download Grátis

Guia de Projeto - III

Redes Sociais

Guia completo para a sua Marca aproveitar todo o poder das Redes Sociais.

Download Grátis

Guia de Projeto - IV

Redes Sociais

Guia completo para a sua Marca aproveitar todo o poder das Redes Sociais.

Download Grátis

Mapa de Planejamento

Estratégia Digital

Mapa geral com todas as Etapas para Planejamento de Estratégias Digitais efetivas.

Download Grátis