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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Reformular um site

Você já sabe, e entende perfeitamente os motivos e, principalmente, quais são as vantagens de ter um site que represente sua Marca na internet.

Tomar a decisão de fazer seu primeiro site parece bem óbvio diante de todos os benefícios que um site entrega para o seu negócio.

Acontece que uma das caraterísticas mais notáveis sobre o Ambiente Digital é a rapidez com que ele muda e se atualiza, apresentando constantemente novas tecnologias, recursos e ferramentas.

Essas atualizações constantes têm o objetivo de facilitar a navegação, a usabilidade e outros fatores para os usuários.

Diante desses fatos, a conclusão óbvia consiste em que qualquer projeto ao nascer terá uma vida útil isto é, um site recém criado, terá necessariamente, um tempo até que se torne obsoleto diante das novas tecnologias.

Se você tem um negócio e reconhece a importância da área digital para construir uma boa visibilidade e alavancar as vendas para a sua marca, provavelmente deve navegar por vários sites diariamente e visitar os Projetos Digitais de alguns concorrentes.

Fazendo isso já deve ter chegado até algum site que considerou mais moderno e com recursos e ideias mais atrativas em comparação ao seu site atual.

Muito provavelmente isso se deve ao fato de que ele é mais novo ou sofreu reformulações recentes que o deixaram dessa forma.

Como você deve imaginar, em nossa agência, não somos procurados exclusivamente por novas empresas, que nunca tiveram um projeto digital publicado. Ao contrário, o volume de Marcas que nos procuram que já tem um site publicado é frequentemente maior que os novos negócios.

Isso se deve ao fato de que os empreendedores já têm um website publicado por muito tempo e demoram a decidir por reformular os seus projetos.

Não perca de vista que, o Ambiente Digital por ser altamente lucrativo e relevante para qualquer  tipo de negócio, acaba se tornando altamente competitivo e, para as empresas que estão mais atentas as novas tecnologias, a reformulação deixa de ser um capricho e passa a ser uma oportunidade ou necessidade.

Veja que não estamos dizendo aqui que, obrigatoriamente, sua Marca deverá desenvolver um site por ano, por exemplo. A ideia, não é essa, de forma alguma, principalmente por envolver investimento financeiro que pode comprometer sua lucratividade.

Diante de um cenário que muda o tempo todo, como saber qual o momento ideal para decidir-se pela reformulação do seu projeto?

Normalmente o que ocorre com maior frequência é que o próprio dono do negócio entenda que seu projeto atual está defasado em relação à concorrência. Como dissemos é comum, ao navegarmos, que vejamos novos recursos sendo disponibilizados em outros projetos que podem ser extremamente úteis e atraentes para nossa audiência. Isso acontece o tempo todo.

É possível também que sua própria Marca tenha sofrido atualizações em sua Identidade Visual. Isso é comum. Deixar que sua empresa apresente, digamos, “duas caras”, não é legal, não é mesmo?

Esse tipo de erro é grave e, normalmente pode prejudicar seu Branding, causando confusão desnecessária em seu público.

Até aqui falamos apenas de casos em que uma reformulação em seu site deve ser pensada, mas existem outros casos em que essa reformulação é praticamente obrigatória. Vamos falar de alguns?

A versão do seu Gerenciador de conteúdo foi descontinuada ou está desatualizada

Os CMS’s (Content Management Systems) ou sistemas gerenciadores de conteúdo, são uma realidade no mundo digital e vieram para ficar. Oferecem agilidade e praticidade no desenvolvimento de todo o projeto, além de uma infinidade de recursos, muito fáceis de serem implementados. Quem nunca ouviu falar em Wordpress, Joomla, Drupal, Magento e tantos outros.

Ocorre que essas ferramentas, por serem de código aberto, sofrem alterações muito constantes e atualizações são muito comuns. Enquanto esse artigo é redigido, por exemplo, o Wordpress está disponibilizando para seus usuários a versão 5.0 e o Joomla está para lançar sua versão 4.0.

Temos dois caminhos possíveis nesse caso:

Migração para a nova versão

Mesmo que a comunidade que desenvolve essas ferramentas faça o possível para que seja possível uma migração de uma versão mais antiga para a atual, sempre é possível que problemas ocorram durante a migração, isto significa que tudo deve ser muito bem planejado e testado antes da migração acontecer.

Nova instalação com a versão mais recente

Caso o desenvolvedor identifique durante o planejamento que alguma inconsistência poderá ocorrer durante a migração que não poderá ser sanada, é aconselhável uma nova instalação do CMS mantendo somente o conteúdo do projeto.

Seu projeto está claramente antiquado e sem recursos atraentes para o seu público

Nesse caso normalmente o mais aconselhável é mesmo o desenvolvimento de um novo projeto, começando “do zero”.

Lembre-se de que de nada adianta instalar recursos modernos em um website totalmente antiquado e sem qualquer tipo de atrativo visual e que não entregue uma boa experiência para seus usuários. Mais do que isso, a maioria dos novos recurso e tecnologias disponíveis requer uma mínima estrutura para rodar de acordo com o esperado e provavelmente seu antigo projeto não suportará a aplicação do recurso.

Não existe uma fórmula e nem tão pouco um prazo de validade definido para que se tenha certeza de que está na hora de promover uma reformulação em um website. Como em tudo que se relaciona com qualquer empreendimento, é necessário que exista um responsável em sua empresa que, claro, pode ser você, que acompanhe o desempenho e monitore a concorrência, identificando novas tendências em ferramentas úteis, recursos e tecnologias que possam ser úteis para o seu projeto.

Em qualquer um dos casos que mencionamos recomenda-se que você procure uma empresa especializada, com profissionais experientes, que possam orientá-lo no sentido de qual a melhor solução para o seu tipo de negócio.

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital

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