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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Gurus

Seguramente você já deve ter notado o tamanho da transformação que está ocorrendo em nossos hábitos, sobretudo em nossa forma de consumir produtos, serviços e informação.

A responsabilidade por todas essas mudanças é da internet, sem dúvida.

De uns tempos para cá ocorreu como uma explosão de informações a que somos expostos diariamente. Basta ficar alguns minutos conectado em sua rede social favorita para ter acesso a imagens sedutoras sobre produtos ou serviços ou soluções para possíveis dúvidas ou problemas que por ventura você possa vir a ter.

Estratégias Digitais

“X Dicas para você se tornar um mestre do Xadrez.”
“Y Maneiras de investir de forma segura o seu 13°.”
“Z Soluções para o seu Problema...”

Quem já não clicou em links desse tipo e foi direcionado para um artigo em um site?

O Marketing Digital, com suas estratégias e campanhas bem elaboradas, invadiu nossas vidas, e é responsável por isso.

Os Gurus do Marketing Digital identificaram na Internet um poderoso aliado para nos convencer a comprar produtos ou soluções que, na maioria das vezes até precisamos mesmo.

Nada de errado nisso, ou seja, eu tenho a solução para o seu problema, eu ofereço a você e você paga por isso, certo?

Certíssimo. Agora vamos voltar um pouco atrás no tempo para que possamos ter uma ideia de onde queremos chegar com esse artigo.

A internet não foi sempre Marketing Digital. A internet é uma poderosa ferramenta de informação e foi criada com esse propósito. Acontece que, à medida que a internet foi se popularizando, mais e mais pessoas foram se conectando a rede, a tal ponto de termos toda a segurança em afirmar que quase a totalidade das empresas tem que estar na internet.

Essa verdade, absolutamente incontestável, trouxe consigo o pessoal do Marketing.

Antigamente uma Agência de Marketing limitava-se a produzir campanhas off-line mas a medida que a coisa foi crescendo migraram para o ambiente on-line. Ocorre que quando saímos de um tipo de ambiente para outro, existe uma necessidade de adaptação. Um bom exemplo são os tipos de mídia.

Por exemplo, um comercial de tv tem um custo altíssimo e envolve um tipo específico de produção, já um vídeo para ser veiculado no Facebook, por exemplo, é muito mais barato e pode captar, dependendo de como for veiculado, muito mais negócios para a empresa que contratou o serviço para produzi-lo.

Considere o fato de que os equipamentos envolvidos nesse processo evoluíram, tornando-se mais eficientes e acessíveis, financeiramente, abrangendo um número bem maior de usuários.

A Evolução do Marketing Digital

Com tudo isso, rapidamente os profissionais de Marketing tiveram que começar a lidar com tecnologias que não são ensinadas academicamente e que eles não dominavam.

Todas as campanhas de Marketing Digital envolvem o uso de uma infinidade de ferramentas que são necessárias para produzir, organizar, medir, catalogar, e etc... O que ocorreu e ainda ocorre, é que os profissionais de TI passaram a produzir ferramentas próprias para que os profissionais de Marketing pudessem colocar em prática as estratégias que aprenderam na Faculdade no ambiente on-line, criando uma relação extremamente positiva entre as duas profissões.

Na prática o que temos observado como profissionais com mais de dez anos de bagagem é que essa “invasão” de profissionais de Marketing no ambiente digital revolucionou a internet com práticas muito inteligentes e estratégicas, promovendo o crescimento de várias Marcas por meio de campanhas de Marketing Digital e esse é o lado positivo de tudo isso.

Você deve ter ouvido falar de algumas marcas que surgiram em projetos quase experimentais em garagens e hoje são consideradas grandes Players no mercado.

Ocorre que sempre que alguém passa a ter que usar determinado tipo de tecnologia é natural que se adapte melhor com uma ou com outra.

Explicando melhor, têm usuários que preferem o Corel Draw, já outros preferem o Adobe Illustrator, por exemplo. Cada um tem sua opinião, seus motivos e argumentos para preferir determinada ferramenta e até aqui não tem nada de errado, certo?

E se você sonha em ser um grande designer gráfico não tem nada de errado em você admirar o trabalho de um designer que prefere utilizar o Corel e você seguir a mesma tendência, isso é natural.

Mas não é isso que se vê. Na verdade, os Gurus do Marketing Digital, não todos, é claro, em seus livros, palestras e vídeo aulas defendem a utilização de determinada ferramenta, afirmando categoricamente como sendo a melhor, sendo que é óbvio que eles nunca tiveram contato com outra.

Idéias Equivocadas Propagadas pelos Gurus Digitais

Vamos a um exemplo bem prático:

Todos sabemos que o Wordpress é um CMS ou Gerenciador de Conteúdo, mais utilizado no mundo inteiro, certo?

O Wordpress é uma excelente ferramenta e o seu principal aspecto positivo é o fato de ser facilmente manipulado por quem tem pouco, ou nenhum conhecimento em programação.

Em que pese o fato do Wordpress ter apresentado uma série de falhas de segurança ao longo do tempo que eram corrigidas através de atualizações, hoje isso já não ocorre com tanta frequência, logo ele é sim, uma excelente opção para gerenciar conteúdos de blogs e até sites corporativos mais complexos.

Aqui na agência recomendamos, dependendo da complexidade e característica do projeto a utilização do Wordpress, mas nunca, de forma alguma, podemos afirmar que ele é o melhor. Acho que deu para entender, certo? O Wordpress é um excelente gerenciador de conteúdo desenvolvido com foco em ser simples em sua usabilidade e proporcionar o benefício para um usuário leigo em programação colocar um site minimamente funcional no ar.

Agora propomos uma reflexão...

Você quer colocar no ar um Projeto Digital para a sua Marca e se joga nas pesquisas do Google com o objetivo de identificar qual a melhor forma de fazer e o que você precisa e qual a ferramenta mais indicada.

Pesquisa aqui, pesquisa ali, você se depara com um artigo de um Guru do Marketing Digital que prega que o Wordpress é a melhor ferramenta para você colocar seu site no ar.

Agora eu pergunto:

“Ele já utilizou ou testou outras possibilidades?”
“Com que autoridade técnica ele pode afirmar que é a melhor ferramenta?”
“Quais os argumentos?”

O simples fato de ser a ferramenta mais utilizada não significa de forma alguma ser a melhor opção.

Veja que o Guru do Marketing Digital sabe tudo, de Marketing Digital... Ponto!

Agora continuando na área de gerenciadores de conteúdo. Aqui na empresa nosso método consiste em primeiro fazer as seguintes perguntas:

Qual o objetivo do Projeto?
Qual a sua Complexidade?
Qual o nível de segurança necessário?
Quem irá operar o sistema?
Quantos usuários terão que atualizar o gerenciador?

Depois de fazermos uma avaliação criteriosa sobre as consequências negativas e positivas em optar por uma ou outra tecnologia e expormos isso ao cliente passamos para o setup.

Agora eu pergunto: Quem tem mais autoridade para afirmar que o CMS “x” é melhor que o “y”? O profissional de TI ou o profissional de Marketing Digital? Essa questão da opção de um, em detrimento de outro, envolve uma série de fatores que vão muito além de ser fácil ou não de utilizar.

Aqui na empresa sempre que estamos comparando as possíveis possibilidades, em quase a totalidade das vezes optamos pelo Joomla ao invés do Wordpress, por ser muito mais versátil e robusto em determinadas rotinas.

É óbvio que dependendo do projeto recomendamos o Wordpress, até por ser mais simples para quem irá utilizá-lo, mas as opções são muitas, o Drupal, por exemplo é um excelente CMS e é o mais utilizado quando o projeto é de alta complexidade e, como já mencionamos o Joomla oferece segurança, é uma ótima opção quando o Projeto envolve certa complexidade e requer flexibilidade e da mesma forma que o Wordpress, é simples de utilizar.

Além de tudo isso o gerenciamento e controle de permissões de usuários no Joomla é muito mais robusto e seguro.

Então, nunca tome uma decisão baseado em uma opinião de alguém que não é da área. O ideal é que você pesquise antes de decidir e ao solicitar o orçamento a uma agência você questione cada tecnologia que será utilizada e por quais motivos.

Nossa empresa percorreu o caminho inverso, isto é, originalmente era uma agência exclusivamente Digital e, desde 2015, nos preparamos e capacitamos para atender as demandas de Marketing Digital qualificando nossos colaboradores através de cursos, oficinas e as melhores certificações do mercado, motivada inclusive pelas distorções que alguns profissionais de marketing causavam em seus julgamentos.

Tivemos muitos casos de clientes que já procuravam nossa empresa solicitando um Projeto em Wordpress e quando perguntávamos por qual motivo, eles afirmavam que uma agência de marketing digital tinha recomendado sua utilização e, ao avaliarmos o Projeto concluíamos que a opção era totalmente inadequada e equivocada.

E, mesmo que o profissional de marketing que indicou determinada tecnologia seja formado também em tecnologia, o que é raro, mesmo assim ele pode estar incorrendo em algum erro de avaliação, então procure uma segunda opinião de um profissional ou agência especializada.

Somente tome a decisão final depois de ter certeza de que a tecnologia é a mais coerente para o seu Projeto. Essa prática traz uma série de benefícios, evitando retrabalho e consequente economia de recursos financeiros. 

Opinião

Em primeiro lugar, alguns pontos importantes que devo salientar:

Minha opinião sobre o Marketing Digital como estratégia de negócios é simples: Ele é indispensável.

Sou um profissional de Marketing Digital.

Estou em constante busca de conhecimento e pesquisando sobre novas técnicas, ferramentas, tecnologias que eu possa aplicar em projetos favorecendo o crescimento e entregando resultados positivos para os meus clientes.

Faço dessa prática um mantra diário, uma rotina.

Dito isto, fica claro que não tenho restrições as aplicações dessas técnicas que são extremamente produtivas para promover o crescimento das marcas.

O que tenho observado seguindo os “Digitais Influencers do Marketing” é “mais do mesmo”, isto é, os Gurus continuam com seus discursos arrogantes e sem fundamento técnico.

Penso que devemos pesquisar a fundo o assunto sobre o qual devemos opinar, antes de sairmos propagando informações sobre assuntos que claramente não dominamos.

O que vejo não é isso. Vejo absurdos no comportamento de alguns desses profissionais discorrendo afirmações sobre tecnologias que não dominam e influenciando seus seguidores nesse sentido.

Logo eles que pregam que todo conteúdo deve ser relevante e de qualidade.

Em vários cursos e palestras de que participei, ou livros sobre Marketing Digital que lí, ví claramente de alguns “gurus” que todos deveriam usar o CMS Wordpress como gerenciador de conteúdo para os seus sites ou blogs, pois ele seria o melhor.

Confesso que ao ouvir a afirmação fiquei um pouco intrigado. Eu mesmo, já trabalho e desenvolvo projetos para web desde 2004.

É óbvio que de 2004 até agora testei incontáveis tecnologias, algumas inclusive já extintas. Já entreguei projetos de todo o tipo. Hoje participo do desenvolvimento de uma infinidade de projetos e, só para avisar: “não existe somente o wordpress. Sim, ele não é a única opção.

Na agência digital que fundei sempre analisamos com riqueza de detalhes o projeto antes de decidir qual tecnologia iremos utilizar, quais os prós e contras de cada opção, antes de decidirmos sobre qual delas devemos utilizar.

Veja, o wordpress é um CMS fantástico, tanto que é o mais utilizado, porém existem outras opções bem interessantes e até melhores, na minha opinião.

Fiz um levantamento internamente na agência e os dados que colhi dão conta de que em nossos projetos utilizamos em torno de 75% das oportunidades o Joomla e não Wordpress que fica em segundo lugar.

Existem ainda outros projetos que são totalmente desenvolvidos com CMS exclusivos para aqueles projetos, por ter certas peculiaridades que exigem isso.

Além do Joomla, ainda temos opções muito boas como o Drupal que, apesar de não ser tão amigável, tendo uma curva de aprendizado maior, oferece melhores opções para projetos de maior complexidade.

Só estou colocando essa pulga atrás de sua orelha para que você tenha mais senso crítico nas suas tomadas de decisão.

Repito, sou certificado em ambos os CMSs, Joomla e Worpress, por isso posso afirmar. Meu caminho de aprendizado foi reverso, primeiro tecnologia, depois o Marketing Digital.

Respeito a opinião de quem prefere utilizar o wordpress, eu mesmo costumo indicá-lo quando identifico que a pessoa que irá operar o sistema não tem conhecimento técnico e, nisso ele é muito bom, isto é, extremamente amigável para aqueles que não entendem de código.

O fato de o wordpress ser largamente mais utilizado para mim não serve de argumento para tomada de decisão. Acho que aspectos como segurança, rapidez, poder de customização, maior controle nas permissões de usuários do sistema e tantos outros fatores técnicos, devem ser avaliados em detalhes.

Outra questão sempre me intrigou. A afirmação geral de que SEO é uma das “disciplinas” do Marketing Digital.

O SEO é uma das técnicas mais importantes aplicadas nas estratégias de Marketing Digital.

Pense. Quando o termo foi criado nem se pensava em fazer Marketing Digital. Na minha opinião, o Marketing Digital se apoderou do SEO. Tanto é verdade que os primeiros a aplicarem técnicas de SEO foram os programadores, não os especialistas Marketing Digital.

Não discordo daqueles que afirmam em suas palestras que a aplicação de técnicas de SEO são parte integrante de qualquer estratégia de Marketing Digital. O que me soa muito falso e ver profissionais dando aulas e palestras falando a respeito de SEO como se ele fosse criado pelos profissionais de Marketing.

Eu diria que no máximo eles ajudaram a entender alguns aspectos dessa técnica e colaboraram muito para propagá-la.

O que costumo afirmar sempre para os senhores Gurus é que, menos, bem menos, do contrário daqui a pouco eles estarão afirmando que criaram algumas linguagens de programação e a própria internet. AFF!!

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
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