Se você tem acompanhado nossos artigos, certamente deve ter percebido que o Ambiente Digital é um poderoso aliado para o crescimento das Marcas.

Acontece que se aventurar no mundo digital promovendo campanhas minimamente efetivas, envolve muito esforço de toda equipe e demanda muito tempo na construção e planejamento de cada etapa.

Imagine se você tivesse que medir seus resultados, enviar vários e-mails, fazer postagens em várias redes sociais, editar vídeos e imagens, avaliar o desempenho de SEO de seus projetos, controlar e se relacionar com seus leads, tudo isso de forma manual.

Essa tarefa seria praticamente impossível, não é?

Uma das maiores vantagens do Ambiente Digital é que, além de oferecer a possibilidade real de crescimento para a sua Marca, ele oferece uma infinidade de ferramentas auxiliares que automatizam todo o processo de cada uma das etapas necessárias para sua campanha.

Obviamente que cada um que se envolve com tarefas digitais tem suas ferramentas preferidas por um motivo ou outro.

Nesse artigo a proposta é relacionar algumas dessas ferramentas utilizando como principal critério de seleção o fato delas oferecerem uma versão gratuita. Note que, mesmo sendo grátis, não significa que não sejam úteis ou que sejam limitadas, pelo contrário, muitas dessas versões nós mesmos utilizamos aqui na agência diariamente e garantimos que fazem toda a diferença na performance de nosso Time de Especialistas, otimizando muito o tempo de entrega de nossas demandas.

Leia o artigo e aproveite para testar essas ferramentas. Temos certeza de que você encontrará opções extremamente úteis para os seus projetos. Aproveite!

Google analytics

Google Analytics (Mensuração de Resultados)

Podemos arriscar afirmar que o Google Analytics é uma ferramenta obrigatória por vários motivos:

Mensuração Completa:

Com o Analytics é possível  medir praticamente tudo que se refere a acessos, comportamento de sua audiência, perfil de seu público, suas preferências, faixa-etária e muito, muito mais.

Integração:

Além de ser a ferramenta para mensuração de acessos mais usada, ela ainda oferece uma série de integrações com outras ferramentas do próprio Google como o Search Console e o Google ADS, por exemplo.

Facilidade de Instalação e Configuração:

Com o Analytics  é possível acompanhar os acesso de vários projetos bastando fazer um cadastro simples onde é gerado um código de acompanhamento, bastando que você copie e cole em seu código fonte do site e instantaneamente poderá acompanhar toda a evoluções de seus projetos.

Sharethis

Sharethis (Compartilhamentos)

Essa ferramenta de compartilhamentos é gratuita e oferece várias opções de customização de acordo com o seu gosto.

Com o Sharethis você pode escolher quais as redes sociais que aparecerão em primeiro plano, a aparência e disposição dos ícones de compartilhamento oferecendo também o opção de plugins para instalação direta no seu gerenciador de conteúdos como o Wordpress e o Joomla, por exemplo.

Caso você opte por instalar manualmente o código em seu site você terá apenas que copiar o código fornecido no site da ferramenta e colar no cabeçalho e corpo do site, onde você deseja que os ícones apareçam.

BitLy

BitLy (Encurtador de URLs)

O BitLy é um encurtador de URLs bastante útil principalmente para quem utiliza divulgação em redes que limitam os caracteres em seus posts, como é o caso do Twitter, por exemplo.

Normalmente quando publicamos um post de blog a URL tende a ficar muito grande, gerando um link que ocupa um grande espaço em nossas publicações deixando pouco texto disponível para textos complementares.

Para sanar esse problema surgiram as ferramentas que encurtam as urls, veja no exemplo abaixo:

https://anylinks.com.br/ws/blog/11-como-fazer-marketing-de-conteudo-efetivo-para-blogs-corporativos
http://bit.ly/Mkt-Conteudo-BlogsCorporativos

Perceba que o encurtador de URLs reduziu consideravelmente o tamanho do link original, além disso, é possível personalizar a URL de acordo com o assunto do qual o post está tratando. Interessante, não é mesmo?

MailChimp

Mail Chimp (E-Mail Marketing)

O E-Mail Marketing é simplesmente uma das mais importantes etapas de qualquer campanha de Marketing Digital. Com estratégias bem estruturadas, planejadas e com boa segmentação é possível envolver sua audiência e conduzi-la através da Jornada de Compra criando um relacionamento seguro, duradouro e estável entra sua Marca e seus Leads.

Ocorre que é vital identificar qual ferramenta melhor contempla os objetivos de sua marca. Existem várias opções, algumas pagas e outras gratuitas com restrições com planos pagos com maiores recursos disponíveis.

Sem dúvida uma das mais famosas e mais utilizadas é o Mail Chimp. A ferramenta além de oferecer um plano gratuito cheio de opções é extremamente simples de utilizar e muito intuitiva, oferecendo integrações com uma enorme quantidade de outras ferramentas úteis em uma campanha de marketing digital.

Com o Mail Chimp você poderá importar sua base de leads de forma muito fácil, além de ter uma infinidade de relatórios extremamente úteis como taxa de cliques, e de abertura além de oferecer uma quantidade muito grande de templates prontos que, basta você personalizar com um editor do tipo “clica e arrasta” para ter uma campanha de E-Mail Marketing extremamente profissional.

Moz

Moz Bar (SEO)

O Moz Bar é um plugin para ser instalado em seu navegador que permite obter vários dados úteis sobre seus projetos.

Com esse plugin você pode saber como estão suas heading tags, meta keywords, títulos, alt text, autoridade de domínio, autoridade de página, links e muito mais informações que poderão ser muito úteis para promover pequenas alterações em suas configurações em SEO, possibilitando opções de otimização para suas páginas.

Melhor que tudo isso é que o MOZ lhe permite avaliar qualquer projeto, incluindo o do seu concorrente, por exemplo. Muito útil para lhe oferecer alguns insights, certo?

Canva

Canva (Imagens)

Já dissemos em outros artigos que é possível que algumas marcas optem por absorver algumas demandas de uma campanha de marketing digital, porém ocorre que é muito raro que uma empresa possua em sua equipe um designer gráfico, alguém que cuide de toda a parte visual nas redes sociais e etc...

O Canva é uma ferramenta extremamente útil nesse sentido, por oferecer uma grande quantidade de artes para web prontas com as medidas previamente configuradas para as redes sociais com imagens de qualidade e com apelo publicitário. Basta que você faça os ajustes necessários, adaptando a suas campanhas para poder usar as imagens em seus projetos.

Adobe Spark

Adobe Spark (Vídeos)

Utilizar o recurso de vídeos em posts de redes sociais é sabidamente mais envolvente para os usuários e seguidores se comparado as imagens simples, oferecendo muito mais engajamento e envolvimento por parte da audiência.

Da mesma forma como na ferramenta anterior, o Canva com relação as imagens, nem sempre é simples produzir um vídeo.

O Spark, da Adobe, oferece a possibilidade de criação de vídeos simples bem interessantes de forma gratuita com vários exemplos previamente configurados para que você faça alterações, de acordo com suas preferências personalizando seus vídeos de forma simples e prática e atingido resultados muito bons, sem que seja necessário você entender nada de programas de edição de vídeo.

O único inconveniente é que na versão gratuita ao final de cada trabalho aparece o logo da ferramenta mas, nada que interfira no resultado final de forma significativa. Lógico que, se você estiver buscando uma solução mais apurada para vídeos mais complexos tem duas opções: contratar uma agência que ofereça o serviço ou contratar um dos planos pagos do Adobe Spark.

CRM Hubspot   

Sales Hub da Hubspot (CRM)

Muitas empresas ainda controlam suas vendas através de planilhas sem considerar a possibilidade da fazer um controle mais efetivo de seus leads através de ferramentas que oferecem muito mais recursos.

Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta infinitamente mais completa para controlar todo o relacionamento dos seus leads além de inúmeras integrações com outros aplicativos.

Existem muitas opções muito boas de CRMs no mercado como os famosos Pipedrive, Salesforce, mas vamos falar especificamente do CRM da Hubspot por ser gratuito.

A Hubspot é uma empresa que desenvolveu uma plataforma de Marketing Digital extremamente completa sendo a mais utilizada a nível mundial, simplesmente uma ferramenta fantástica que pode ser extremamente útil em campanhas de Redes Sociais, E-Mail Marketing, gerenciamento de Leads e muito,  muito mais.

Além disso a Hubspot oferece de forma grátis seu CRM para que você possa gerenciar seus leads de forma simples, rápida sem pagar nada por isso, bastando um cadastro para utilizar a solução.

Como já dissemos anteriormente, o CRM, como solução, permite que você integre com seu website e com outras ferramentas que você utiliza na captação e gerenciamento de seus leads, além das redes sociais onde sua Marca está presente como por exemplo o Linkedin, o Facebook e o Twitter.

Toda essa quantidade de recursos permite que seu Time trabalhe com muito mais segurança nas informações e no relacionamento com os leads e de forma muito mais rápida e eficiente reduzindo consideravelmente a margem de erros. 

Hootsuite

Hootsuite (Gerenciamento de Redes Sociais)

Uma das maiores dificuldades que se encontra em gerenciar campanhas digitais consiste na quantidade enorme de rotinas diárias que precisam de atenção.

Atualizações de conteúdo, disparo de e-mails, controle de vendas, mensuração de resultados e o gerenciamento das redes sociais que, na maioria das vezes, não se limita a somente uma, são várias.

Diante de um cenário com tantas demandas como é possível centralizar as informações em um só lugar?

A boa notícia é que para essas rotinas é possível contar com ferramentas como o Hootsuite, por exemplo, que oferece a centralização de Fanpages do Facebook, Perfis do Twitter, Instagram e Linkedin, tudo em um só lugar, permitindo ainda que você possa programar seus posts de acordo com o melhor horário para a sua audiência e ainda acompanhar, monitorar e gerenciar todo o desempenho da campanha de forma extremamente intuitiva e fácil de interpretar.

Além de todas essas funcionalidades, já mencionadas, com o Hootsuite também é possível interagir dentro da própria ferramenta com sua audiência.

A redução do tempo de suas demandas que uma ferramenta como essa entrega pode ser o diferencial no desempenho de sua equipe digital.

O Hootsuite oferece uma versão gratuita com certos limites, quanto aos recursos e número de perfis e fanpages incluídos, para que você possa testar e fazer as configurações iniciais de algumas redes sociais que sua marca utiliza em seu Marketing Digital.

Então, gostou das ferramentas? Faça testes e opte por aquele que melhor se adapta as suas necessidades. Logicamente que, além de todos exemplos dados nesse artigo, existem várias outras possibilidades e você pode ter testado ou utilizar diariamente outras que não foram mencionadas.

Como dissemos aqui na Anylinks, essas ferramentas são as que mais utilizamos em suas versões gratuitas e fizemos isso diariamente, mas isso não significa que para você, ou sua equipe, essas sejam as mais adequadas, tudo irá depender muito de uma série de fatores envolvidos e das prioridades que serão dadas para uma etapa ou outra do processo.

Como nossa empresa está atuando ativamente no mercado digital a mais de dez anos, tivemos a oportunidade de testar muitas das ferramentas digitais disponíveis e hoje, essas são as nossas favoritas.

Caso você tenha alguma dúvida com relação a este, ou qualquer outro assunto no ramo digital, solicite o contato de um dos especialistas do nosso Time. Você receberá insights e orientações valiosas para sua estratégia. Não perca essa oportunidade.

GRÁTIS : Consulte um Especialista

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
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