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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Conteúdo Digital

Produzir conteúdo digital é uma estratégia obrigatória para qualquer negócio com um mínimo de propósito e objetivo de sucesso na internet.

É através desses conteúdos que sua Marca educa e se relaciona com sua audiência, possibilitando engajamento, autoridade e fechamento de negócios.

Sem dúvida é muito simples fechar uma venda quando seu cliente entende melhor seu produto e as vantagens que ele poderá lhe proporcionar, além do problema que sua solução irá resolver.

Formatos

Pensar em produzir conteúdo para internet está diretamente ligado ao tipo de conteúdo mais adequado a sua marca ou a solução que você está oferecendo.

Textos e artigos de blog são extremamente eficientes para uma grande quantidade de nichos, porém vídeos poderão ser mais indicados para outros, só para mencionar um exemplo.

Ainda existem os webinars, transmissões ao vivo, cursos, e-books, infográficos, enfim, uma infinidade de possibilidades de formatos de conteúdo, que podem ser utilizados em uma estratégia de produção de conteúdo digital, em conjunto ou de forma exclusiva. Ainda hoje existem blogs que publicam ‘de forma exclusiva’, artigos periodicamente que entregam ótimos resultados em termos de fechamento de negócios.

Diferenças que geram confusão

Ocorre que no ambiente digital existem várias rotinas que devem ser consideradas, principalmente para quem está contratando um profissional da área ou uma agência para cuidar de tudo.

Em nossa agência é muito comum que os clientes confundam atualização com produção de conteúdo, manutenção com, atualização de conteúdo e assim por diante.

Então vamos esclarecer e considerar as diferenças?

Manutenção de conteúdo

Entenda-se por manutenção de conteúdo, aquelas alterações nos projetos digitais que dizem respeito a mudanças da própria empresa como números de telefones, endereço e etc.

Esse tipo de alteração ocorre com certa frequência e gera muita confusão para as marcas que estão contratando uma agência, por exemplo. Muitos acreditam que esse serviço está previsto na contratação do desenvolvimento, por exemplo.

Essa é uma situação que por vezes gera, por vezes, conflito até que fique esclarecido que o serviço de desenvolvimento tem um prazo para ser concluído e entregue, isto é, são estabelecidos os detalhes sobre a data e como o projeto deverá ser entregue ao contratante e depois de entregue o projeto, de acordo como foi solicitado, o serviço estará em encerrado.

Seguindo esse princípio o serviço de alteração de dados como endereço, telefones, ajustes de informações como visão, missão e outras, consiste no serviço de manutenção de conteúdo e deverá ser contratado separadamente.

Com relação a sua frequência as manutenções de conteúdo ainda podem ser dividas em fixas e eventuais.

Manutenções Eventuais - são aquelas como as mencionadas acima que se dão, por necessidade de orientação dos visitantes, tais como mudança de telefones e endereços e são contratadas normalmente somente diante da sua necessidade.

Manutenções Fixas - são contratadas previamente devido a, prévia necessidade de atualização, como eventos, calendários e agendas on-line e normalmente tem cálculo de pagamento mensal.

Atualização, Manutenção e Produção de Conteúdo Digital

Atualização de conteúdo

Apesar de muito semelhante ao serviço de manutenção de conteúdo, as atualizações de conteúdo, se difere basicamente com relação ao aspecto que se refere ao cuidado necessário com as técnicas de SEO que necessita, já que está relacionada diretamente com alterações feitas em conteúdos educativos e artigos de blog. Sim, as atualizações de conteúdo, como o próprio nome diz, têm o objetivo de manterem atualizados os conteúdos sensíveis a mudanças de tecnologias, técnicas e outros aspectos.

Imagine, por exemplo, um artigo bem ranqueado nos mecanismos de busca e que, consequentemente, atrai muitas visitas, foi redigido a cerca de dois anos e fala sobre alguma tecnologia que sofreu durante esse período uma série de mudanças, logo necessita de atualizações. Nesse caso é recomendável fazer algumas alterações adaptando o texto a realidade mais atual mantendo os acessos que o artigo proporciona. Além dessa vantagem, os mecanismos de busca valorizam esse tipo de prática, isso significa que a tendência natural é que além de manter os acessos os mesmos se potencializem.

Perceba que, no exemplo mencionado, além do envolvimento de um profissional digital para alterar as informações propriamente ditas, é necessário a intervenção de outro técnico com experiência em Otimização para os Buscadores, com o objetivo de deixar o conteúdo amigável para os mecanismos de busca, logo o valor de contratação costuma ser maior do que uma simples manutenção de conteúdo.

Produção de Conteúdo

Seguindo o raciocínio acima, a produção de conteúdo, é um conceito muito mais amplo e abrangente e envolve uma série de rotinas e técnicas de Marketing Digital.

Esse conceito fica fácil de entender a partir do fato de que necessitará do envolvimento de profissionais para otimizar, produzir, pesquisar e publicar o conteúdo de forma completa.

Artigos para blogs

Entenda que no caso da produção de conteúdo é recomendável o envolvimento de um publicitário ou jornalista para produzir o texto, um profissional especializado em SEO para otimizá-lo, de forma a permitir que o texto seja facilmente localizado pelos buscadores, um designer gráfico para a produção de imagens para o artigo e a sua publicação no blog de sua página.

Nesse caso a forma de contratação normalmente é feita através de pacotes com um número determinado de textos por período, e de palavras e imagens, por texto.

Essa contratação pode ser eventual, porém essa prática não é recomendável, já que os mecanismos de busca privilegiam sites que têm boa periodicidade em suas publicações.

Materiais Ricos ou Ativos

A produção de materiais como e-books, webinars e infográficos, também requer o envolvimento de vários profissionais em seu processo de desenvolvimento. Novamente aqui, são necessários designers, diagramadores, redatores e etc.

É possível contratar esses serviços de produção por pacotes ou individualmente. Por serem materiais normalmente mais densos, sua frequência está intimamente ligada as campanhas de Marketing que deverão ser veiculadas.

Vídeos

Canais de vídeo são, reconhecidamente, uma ótima opção para quem deseja relacionar-se com sua audiência, pois o vídeo possui um potencial de engajamento muito maior que um simples texto. Vídeos são muito mais fáceis de consumir e oferecem muito mais recursos sensoriais a quem os assiste. Por esse motivo cada dia mais canais são criados em plataformas de vídeo com o Youtube, por exemplo.

Claro que, nesse caso, o custo de produção envolve muito mais que um simples texto, porém os resultados seguramente são mais satisfatórios, logo é preciso estar atento a esse recurso e analisar se ele se encaixa a sua estratégia de Produção de Conteúdo.

Podcasts

Quem gosta de consumir conteúdo digital normalmente tem pouco tempo livre e busca aquele conteúdo que vá direto ao assunto e que possa ser consumido a qualquer momento e em qualquer lugar.

Os Podcasts são excelentes canais de veiculação de conteúdo principalmente por permitir essa mobilidade. Você pode ouvir um podcast durante a sua rotina fitness, no trânsito, no avião ou numa fila de espera de um consultório de dentista, só para citar alguns exemplos.

Da mesma forma que os anteriores, esse canal de conteúdo requer muito cuidado e planejamento em sua produção além do envolvimento de alguns profissionais e técnicos para produzi-los, mas consiste em uma excelente opção de relacionamento com sua audiência.

Atualmente o número de podcasts produzidos tem aumentado muito pelos motivos que expusemos acima.

O meio digital está em constante evolução e muitas novidades surgem a todo o momento mas apesar disso, manter uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é a melhor forma de atrair clientes e audiência, aumentando a autoridade de sua marca e, consequentemente escalando seu negócio.

Vimos que esses três serviços oferecidos por agências têm diferenças sutis e ao mesmo tempo gigantescas, tanto no que se refere ao seu valor de contratação, quanto a forma como são produzidos.

É importante que essas diferenças estejam sempre bem claras para as marcas que têm presença digital, para que não se confundam na hora de contratar e que fiquem bem definidos os objetivos e vantagens de cada uma das opções.

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
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