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Blog - Artigos

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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Se você imaginava que o WhatsApp era só para receber mensagem de bom dia no grupo da família está muito enganado. Essa ferramenta de comunicação e relacionamento é excelente para gerar um engajamento com o seu cliente final, sem ser chato e ainda tem a vantagem que pode ser usado como suporte também. Bom, para tirar todas as dúvidas sobre como o usar o WhatsApp para o seu negócio continue lendo e confira todas as dicas!

WhatsApp para o seu negócio

Como não ser chato usando o WhatsApp para o seu negócio

O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta, mas dependendo da frequência pode ser muito chato e deixar seu cliente de saco cheio da sua marca e rolar um block.

O ideal como você verá no conteúdo do texto é usar em ações específicas! Nada de mandar um whats por dia para o seu cliente, ok?

É importante se colocar no lugar de quem está recebendo, essa pessoa tem trabalho, filhos, um milhão de grupos, ser sutil e leve é a melhor opção para criar um relacionamento estável com os clientes.

Informar novidades

Neste tópico vamos usar de exemplo um restaurante, ok?

O WhatsApp para o seu negócio tem um poder enorme quando falamos em novidades! O seu cliente espera por isso.

Então se você é dono de um restaurante pode informar as seguintes novidades

  • Cardápio novo é sempre uma boa oportunidade
  • Descontos seja em datas comemorativas ou não
  • Receita nova que só tem no estabelecimento
  • Foto de um prato diferente convidando para experimentar
  • Foto de uma sobremesa gostosa e enviar depois do almoço

Se você enviar um por semana, já tem 5 semanas de conteúdo!

Agendamento de serviços

Neste tópico vamos usar de exemplo uma clínica de estética!

As pessoas não tem mais o tempo livre para ligar e agendar algum serviço, então o WhatsApp resolve muito a vida! Se o seu negócio é um salão de beleza e tem uma alta demanda é importante contratar alguém só para isso.

E claro, conciliar as agendas, adeus à agenda de papel, crie uma no google drive e essa pessoa conforme for fazendo os agendamentos pelo WhatsApp vai preenchendo a agenda.

Fácil, né? Estamos aqui para solucionar sua comunicação.

Outro ponto importante é a confirmação, enviar sempre um WhatsApp de confirmação do horário é uma forma de evitar furos de clientes e perda de horário para algum outro cliente.

Criar um excel com os textos já de boas-vindas e outras situações são formas de garantir uma comunicação singular e assertiva.

Relacionamento

O cliente da nova geração internauta quer aproximação com a marca. Vai além de uma relação de compra e venda!

Você pode usar o status do WhatsApp para mostrar algo da rotina da sua empresa, assim gera um relacionamento de comentar etc…

Usar emojis, fotos, vídeos são ferramentas de tornar mais leve a comunicação e engajar um relacionamento com o seu público no WhatsApp.

Fidelizar os clientes

Essa é uma das partes mais legais do WhatsApp! Cativar o cliente, ter ele sempre por perto é usar com êxito o WhatsApp para o seu negócio, vamos exemplificar algumas situações:

  • Se o cliente faz tempo que não frequenta o seu espaço, enviar um WhatsApp dizendo que está com saudades etc;
  • No início da semana perguntando se pode agendar o horário dele da semana;
  • Se tem alguma novidade que é a cara de algum cliente em específico;
  • Se o produto da pessoa está chegando;
  • Se é aniversário do seu cliente;
  • Perguntar se ele ficou satisfeito com o resultado da compra.

WhatsApp para Empresas

Gerar relacionamento e fidelizar os clientes por meio de mensagens no WhatsApp vai te dar um termômetro de como estão indo seus negócios, onde melhorar e claro aumentar o número que clientes engajados!

Todos os meios de comunicação incluindo SMS, redes sociais, material impresso e o WhatsApp devem ser aproveitados ao máximo para conquistar novos clientes, manter o relacionamento com os antigos e ter um posicionamento de marca que combine com os seus objetivos.

Precisamos entender que os clientes nem sempre estão em um canal de comunicação, por isso é importante atacar todos os canais, cada um com a sua especialidade, do seu jeito e da forma mais criativa possível.

Se você precisar uma consultoria, produção de conteúdo e gestão das mídias que dê resultado, podemos te ajudar.

Debora Brito
Debora Brito
Consultora Digital
Jornalista,
Especialista Certificada em Gestão de Blogs Corporativos

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