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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

A importância do fator experiência

Experiência de usuário (User Experience) é o termo que exprime o conjunto de percepções negativas ou positivas vividas por um usuário ao utilizar um produto, solução ou serviço. É, portanto, um conceito que abrange muito mais do que uma percepção vivida exclusivamente online e se expande para o ambiente off-line.

A maioria dos artigos que você encontra em uma rápida pesquisa se refere a UX (User Experience) como sendo um fator voltado exclusivamente para o design ou a percepção on-line, o que, apesar de não estar incorreto, limita o conceito, já que a experiência do usuário é um fator muito mais abrangente envolvendo inclusive a percepção off-line do usuário.

Nesse artigo abordaremos os aspectos mais voltados a experiência online porém alertamos que não deve ser perdido de vista que o conceito deve se estender a qualquer produto ou serviço, isto é, se você oferece ou pretende oferecer um produto ou serviço deve focar em oferecer uma boa experiência também off-line.

Poderíamos mencionar uma grande quantidade de exemplos nesse sentido.

Imagine por exemplo que você é um fabricante de vinhos e que seu produto é muito premiado porém você o distribui em uma garrafa inadequada difícil de abrir ou algo assim. Isso faz com que seu cliente não tenha uma boa experiência ao tentar consumir seu produto.

Outro exemplo:

Imagine que você é desenvolvedor de um software e que sua proposta é solucionar alguma rotina operacional para empresas. Seu produto é muito bom mas requer instalação nas máquinas de toda uma rede de computadores e sua configuração é bem complexa. Este é mais um caso de uma experiência negativa para o usuário, ou seja, o correto seria ter planejado melhor e facilitado ao máximo a instalação para assim melhorar a experiência para o seu usuário.

Mas o que vem a ser experiência do usuário quando se trata de sites?

UX – user experience é um conceito que se criou através do tempo que exprime o quanto foi positiva ou não a permanência de um visitante em um determinado website.

Você mesmo já deve ter experimentado algumas vezes o fato de visitar um site desconhecido vindo de um link de uma rede social, por exemplo, onde você demonstrou interesse por algum artigo, mas ao chegar ao site sentiu-se frustrado por ter uma experiência ruim.

Os motivos dessas frustrações são bem variados. Por vezes é o próprio conteúdo que decepciona, ou a formatação do texto é equivocada, ou ainda a escolha das fontes, é possível também que o projeto do website de forma geral não traga uma experiência agradável ao visitante, enfim, como dissemos vários fatores podem influenciar na experiência do internauta.

O conceito é tão amplo que falar sobre cada fator poderia levar horas, por este motivo tentaremos abordar alguns deles e ressaltar a importância de planejar esse recurso e otimizar sempre que possível visando melhorias na experiência dos usuários em seu projeto.

Para que possamos entender melhor devemos lembrar alguns casos comuns:

Tudo se resume ao motivo que leva alguém a clicar em um link, seja ele em uma chamada para um artigo numa rede social, uma referência em outro site ou vindo de uma pesquisa no Google por exemplo. Alguma razão levou o usuário a clicar no link que oferecia a solução para uma dúvida ou uma oferta atrativa.

Em primeiro lugar se alguém está oferecendo algum tipo de solução não deve perder de vista que o usuário deverá sair de seu site com a resposta que procurava. Somente esse aspecto já influencia na experiência em si, isto é, se ao chegar ao destino o usuário perceber que não era nada daquilo que ele estava procurando a experiência já se tornou frustrante.

Por vezes porém, a solução está ali, no texto, mas muito confusa ou mau redigida para que o usuário a perceba com facilidade o que também frustra as expectativas do visitante.

Em outras oportunidades somos direcionados para websites muito pesados com excesso de recursos visuais, janelas que carregam com vídeos ou publicidade em excesso que atrapalham a navegação e deturpam o objetivo do artigo e o propósito que nos levou até aquele site.

Em alguns casos mais extremos é o próprio site que não agrada e passa uma imagem distorcida do propósito para o qual chegamos até ali.

Em projetos web bem planejados o objetivo principal é encantar o usuário, fazer com que ele permaneça por mais tempo navegando sem que seja, ou se sinta incomodado com informações em excesso principalmente aquelas que ele não estava buscando.

Não podemos perder de vista que os próprios buscadores valorizam a experiência do usuário oferecida pelos sites considerando um dos fatores mais relevantes para o seu ranqueamento. Somente por este motivo você já deveria dar total atenção a experiência que está oferecendo aos seus usuários, já que qualquer projeto digital objetiva atrair visitantes.

Temos observado que com o aumento da implementação de técnicas de Marketing Digital com o objetivo de atrair leads e clientes, muitos projetos exageram em recursos como janelas popups que abrem quando o usuário tenta deixar uma página. Em alguns casos são janelas de chat, janelas que oferecem atualizações em primeira mão, janelas que oferecem materiais educativos, banners com links para outros artigos ou materiais, enfim, informação em excesso que torna a experiência muito desagradável e improdutiva.

Todos esses recursos são extremamente úteis para uma estratégia de Inbound Marketing e devem ser utilizados, porém, como dissemos, utilizar de forma excessiva faz com que a experiência do usuário seja desagradável e cansativa, afinal ele está ali para se informar, para encontrar uma solução para o seu problema.

Sete fatores essenciais que proporcionam uma experiência encantadora para os seus usuários

E então quais os fatores que envolvem a experiência do usuário quando falamos em projetos para web?

Visual Moderno e Agradável

Um visual agradável é essencial. Fator de impacto na experiência do usuário um bom visual que não seja agressivo faz parte sim da experiência do usuário. O que nos remete ao segundo fator.

Tempo de carregamento da página

Esse é um dos fatores que um bom profissional deve avaliar muito bem no momento do planejamento do projeto. Ocorre que muitos confundem um bom visual com excesso de recursos o que influencia diretamente no tempo de carregamento da página. O que deve ser levado em conta é um bom equilíbrio entre os dois fatores, isto é, um bom visual e uma página de rápido carregamento. Ressaltando o fato de que a velocidade de carregamento influencia diretamente no ranqueamento junto aos buscadores.

Usabilidade

Outro fator de extrema importância é a usabilidade, ou seja, o usuário tem que navegar da forma mais intuitiva possível. Quando for necessária uma ação por parte do visitante ele deve saber exatamente o que fazer sem que fique perdido em meio a uma quantidade enorme de informações que dificultam o próximo passo e confundem a navegação.

Mais um aspecto importante é planejar a usabilidade pensando em vários tipos de público, como por exemplo, pensar em pessoas com necessidades especiais.

Escaneabilidade

A escaneabilidade também influencia diretamente na experiência do usuário e é a forma como o texto está disposto no artigo oferecendo a possibilidade de leitura dinâmica ou “leitura em F” ou de pirâmide invertida que consiste na priorização dos trechos mais importantes em determinadas posições do texto oferecendo uma leitura rápida de alguns trechos-chave do texto. Nesse sentido entram fatores como títulos, intertítulos, listas, o uso de negrito para enfatizar os trechos ou palavras mais relevantes e etc... Esses elementos quando, dispostos de forma correta,  facilitam a leitura dinâmica e uma rápida identificação do conteúdo do texto que necessariamente deverá ter seu alinhamento à esquerda pelos mesmos motivos mencionados acima.

Links

Outras boas práticas são links âncora para textos longos facilitando saltos para trechos de maior interesse ou possibilitando a criação de índices de tópicos.

Caixa de Pesquisa Interna

Por vezes simples recursos oferecem uma boa experiência ao usuário. Um bom exemplo é oferecer uma pesquisa de conteúdo interna. Imagine-se como o visitante do seu site que chegou até você por ter se interessado por um artigo que você postou em uma rede social. Se o seu blog aborda assuntos como viagens, por exemplo, obviamente seu visitante terá interesse no restante de seus conteúdos e poderá querer maiores informações sobre outros posts. Porque não oferecer uma pesquisa inteligente para que ele possa navegar por outros artigos?

Navegabilidade - Menus Hierárquicos

É importante que seu usuário ao chegar em seu site saiba o que pertence a que. Por exemplo você oferece serviços de várias categorias que eles estejam dispostos no menu principal de navegação dentro do menu serviços e não de forma aleatória do contrário fica tudo muito confuso para quem pretende navegar.

Da mesma forma é importante que se ele precisar fazer contato com sua equipe que o local onde isso será possível esteja claro e de fácil localização.

Outro exemplo, ainda falando de hierarquia de menus, seria um blog onde são abordados diversos tipos de assuntos. É recomendável que esses assuntos estejam categorizados para que o usuário acesse o assunto para o qual ele demonstrou interesse e não tenha que ficar procurando indefinidamente dentro do seu site para encontrar o assunto de seu interesse.

E quais são as vantagens de oferecer uma boa experiência ao usuário?

Melhor Posicionamento junto aso Buscadores:

Já dissemos que os mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, Ask, etc...) oferecem melhor ranqueamento aos sites que entregam uma boa experiência ao usuário.

Mais Usuários recorrentes:

É fácil entender que um usuário que teve uma ótima experiência navegando em um site certamente irá retornar em outras oportunidades.

Maior Autoridade para a sua Marca:

Obviamente se seu projeto oferecer uma boa experiência estará aumentando a sua autoridade digital contribuindo diretamente em sua estratégia de Branding que é a percepção que a sua Marca passa para o seu público e até para o seu time de colaboradores.

Maior Tempo de Navegação – taxa de retenção:

Quanto melhor for a experiência de seus usuários em seu website mais tempo de navegação eles irão entregar ao seu Projeto.

Temos dito sempre que um projeto web bem planejado e estruturado requer cuidados extremos em todas as etapas e não é diferente quanto a questão da experiência do usuário como você pôde verificar.

UX - Experiência do usuário

Como você viu a experiência do usuário envolve aspectos como:

Design;
Estratégia de Marketing de Conteúdo;
Funcionalidades oferecidas;
Tipografia;
Interatividade;
Arquitetura.

Depois de concluído o Projeto, ele deverá ser apresentado e testado em cada um dos fatores e se, algum deles deixarem a desejar, alterações devem ser promovidas com o objetivo de otimizar ao máximo cada item para atingir um melhor desempenho nesse aspecto.

Se por um lado, dentro do contexto de uma estratégia de Marketing Digital a Experiência do Usuário é vista como apenas um dos fatores, por outro lado oferece grandes vantagens se bem aplicada, portanto considere atenção especial a este aspecto de seu Projeto.

A contratação de uma Agência deve ser considerada nessa fase para que você tenha total segurança da aplicabilidade correta desse recurso que só trará benefícios ao seu Projeto.

Celso Menna
Celso Menna
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital, Marketing Jurídico
Inbound Marketing, Gestão de Mídias Sociais, SEO, UX...
Sócio Fundador da Anylinks - Soluções Criativas
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