Os 20 Principais Fatores Relevantes para Encantar os Buscadores

SEO - Search Engine Optimization

Vamos falar agora de uma técnica que permeia todo o processo.

SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que, aplicadas aos projetos web, sites, blogs, lojas virtuais, objetivam melhorar o posicionamento nos rankings de pesquisa dos buscadores (Google, Yahoo, ASK, Bing, etc...)

Tela Inicial de pesquisa no Google - SEO

Desde o princípio temos dito que é de extrema importância que sua Marca esteja onde os seus possíveis clientes estão.

Sabemos que nós mesmos, quando temos uma dúvida recorremos ao Google, por exemplo.

Mas vamos usar um exemplo prático. Para isso imagine o seguinte cenário:

O final de ano chegou e para a festa de confraternização de sua empresa foi organizado o famoso “Amigo Secreto”.

O sorteio foi realizado e você tirou seu chefe. Que sorte não?

Apesar da relação diária com ele você não conhece seu chefe profundamente e não faz a mínima ideia de qual presente deverá comprar e não quer cometer nenhum tipo de equívoco escolhendo algo que não seja apropriado.

Então você recorre ao quadro de sugestões e vê que ele colocou como sugestão “cervejas especiais”.

Nesse momento você percebe que sua situação se agravou pois você não bebe e não tem nenhum conhecimento sobre o assunto.

Agora pense. Você tem uma dúvida, um problema que precisa resolver. Então qual a maneira mais simples de solucionar o problema?

Isso mesmo. Como dizem: “dá um Google”. Não é mesmo?

Você abre o seu navegador e digita sua dúvida de forma específica ou genérica, isto é, você pode simplesmente pesquisar “cervejas especiais” e os resultados da pesquisa podem lhe oferecer opções em qualquer lugar, ou então você pode, por exemplo, digitar “cervejas especiais em Florianópolis.” e restringir os resultados a sua região.

É dessa forma que os buscadores funcionam. Mostrando o resultado que melhor se aplicam a dúvida de quem está pesquisando.

Transfira o contexto deste exemplo para a sua Marca e se pergunte:

Quantas pessoas neste exato momento podem estar procurando pela sua solução?

Agora Responda: ELAS IRÃO ENCONTRÁ-LO?

Agora vamos tentar entender como você pode fazer para que sua marca tenha um bom posicionamento.

Se você quiser atrair seu público, como já dissemos, existem várias maneiras como ter um site bem elaborado, produzir conteúdo de qualidade e relevante voltado para a solução dos possíveis problemas de sua Persona, ter uma boa presença nas Redes Sociais onde seu público está e otimizar seu conteúdo de forma geral de forma que, quando sua persona estiver buscando sua solução, você seja encontrado.

Diferença entre Persona e Público-Alvo

O primeiro aspecto que você deve saber é que o Google considera mais de duzentos fatores para o posicionamento dos sites.

Alguns deles:

  1. Relevância do Conteúdo;
  2. Autoridade da Página;
  3. Autoridade do Domínio;
  4. Confiabilidade;
  5. Velocidade de Carregamento;
  6. Responsividade;
  7. Certificados SSL/HTTPS;
  8. Palavra-chave;
  9. Usabilidade;
  10. Arquitetura;
  11. Semântica;
  12. Tags HTML;
  13. Otimização de Imagens;
  14. Parágrafos Curtos;
  15. Escaneabilidade;
  16. Títulos;
  17. Intertítulos;
  18. Qualidade de links externos;
  19. Palavra-chave na URL;
  20. Sitemap...

Como você vê pelos termos técnicos utilizados é necessário um bom conhecimento que possibilite promover uma otimização de forma segura e confiável. Aconselhamos a contratação de um profissional com larga experiência na área ou Agência especializada para que sua Marca possa atingir os resultados esperados performando com segurança.

Podemos assegurar que todas essas otimizações necessárias seguramente trarão bons resultados para a sua Marca entregando autoridade e atraindo público qualificado para o seu projeto. Lembrando que, como já dissemos no início deste capítulo, o trabalho de otimização em SEO é necessário em praticamente todas as etapas do projeto, e é parte fundamental no processo de atração de sua Persona.

Um bom profissional poderá detectar onde os problemas de mau rankeamento estão ocorrendo, se for o caso e corrigí-los rapidamente.

Veja que por vezes a otimização de um pequeno detalhe faz toda a diferença na performance de um projeto.

A dúvida mais comum em fóruns e grupos nas redes sociais sobre SEO é: "quanto tempo leva para que os buscadores considerem o seu conteúdo relevante o suficiente para ranqueá-lo nas primeiras posições?"

A resposta correta seria: "impossível de determinar". São muitos fatores e variáveis envolvidos. No infográfico abaixo, desenvolvido com dados coletados pela equipe da Ahrefs e disponibilizado nesse artigo, da para entender melhor o que estamos dizendo:

Courtesy of: The Website Group

Abaixo relacionamos os principais fatores de ranqueamento esclarecendo suas características e expondo alguns detalhes sobre como otimizá-los:

1 - Relevância do Conteúdo;

Conteúdo útil

O Google faz diferencia conteúdo útil de conteúdo de qualidade, logo, se o seu conteúdo puder reunir essas duas qualidades, certamente isso será excelente para o seu ranqueamento.

Conteúdo Original

O Google valoriza conteúdos originais penalizando cópias ou as indexando de forma secundária ou suplementar ao conteúdo original.

Conteúdo Duplicado

O conteúdo duplicado ou ligeiramente modificado é um fator que influencia negativamente no ranqueamento das páginas.

Pense da seguinte forma: se o buscador considera a quantidade de conteúdo publicado como um bom sinal de relevância para o seu Projeto como ele poderia premiar sites com conteúdos repetidos ou duplicados?

Gramática e Ortografia

Obviamente que um conteúdo escrito de forma correta dentro das regras gramaticais e ortográficas necessariamente deverá ranquear melhor do que um conteúdo que não ofereça esses cuidados.

Conteúdo Suplementar

Incluir conteúdos suplementares que sejam úteis e relevantes também é considerado uma boa prática e consequentemente é fator de ranqueamento.

Multimídia

Imagens, vídeos e outros tipos de recursos são bem vistos pelos mecanismos de busca como conteúdo complementar e oferecem um bom retorno em termos de ranqueamento.

Escaneabilidade

A forma como seu conteúdo é disposto e organizado em sua página de conteúdo deve ter o objetivo de facilitar a leitura para o seu visitante.

Um conteúdo bem organizado permite uma rápida leitura e entendimento do assunto que está sendo abordado em seu conteúdo.

O texto da Tag é uma versão do texto âncora para o buscador informando ao Google que existe uma referência ao seu site.

2 - Autoridade de Página (PA – Page Authority)

Backlinks

Quanto mais links apontando para sua página melhor, para os buscadores esse é um indicador da qualidade do seu conteúdo.

Backlinks de Domínios antigos conferem maior credibilidade ao seu site e ajudam a classificar melhor.

Para os buscadores domínios com as terminações pontoEDU e pontoGOV possuem alta credibilidade, logo, receber links de sites com essas terminações(TLDs) transfere credibilidade para o seu domínio.

Ter mais de uma página de um determinado domínio apontando para o seu site certamente é melhor do que ter apenas uma.

3 - Autoridade de Domínio (DA – Domain Authority)

Google Analytics e das Ferramentas do Google Webmasters

Ter os códigos de acompanhamento do Google Analytics e cadastro no Search Console podem ajudar no ranqueamento. Essas ferramentas disponibilizadas pelo Google favorecem o acompanhamento de dados pelo Buscador.

Sitemap

Esse fator ajuda os buscadores a indexar suas páginas. Todos os recursos que facilitam o entendimento dos buscadores para o seu projeto são fatores que entregam melhor ranqueamento e isso se aplica também ao Sitemap.

Existem geradores gratuitos desses arquivos e o recurso é bem simples de implementar.

Uptime do Site

Passar longos períodos com seu Projeto fora do ar é fator de ranqueamento negativo.

Navegação Estruturada (Breadcrumb)

Habilitar esse tipo de recurso em seu site ajuda os usuários a se situarem em seu site, organiza seu conteúdo e é bem visto pelos buscadores.

Usabilidade

Sites complicados de usar não tem boa classificação pelo Google. Esse fator tem relação com a Arquitetura do site mencionado acima e com a experiência do usuário, taxa de rejeição e taxa de permanência em seu site.

Número de Páginas do Site

Apesar de não ser um fator determinante ele está ligado ao fator anterior que menciona as atualizações e em caso de um possível desempate de ranqueamento pode ser considerado.

Frequência de Atualizações

Sites com atualizações frequentes tendem a renquear melhor e esse fator é de fácil assimilação, isto é, como um buscador poderia valorizar mais um site que não tem atualizações com certa frequência em relação aquele site que tem atualizações frequentes?

Produzir conteúdo de qualidade com frequência é essencial para um projeto ranquear bem.

Esse fator é simples de entender. Pense que se você possui um domínio com um histórico de atualizações constantes e frequentes, sem muitos “altos e Baixos”, certamente seu site deverá ser melhor posicionado do que aquele domínio que ficou dois anos sem qualquer atualização, ficou fora do ar durante meses e etc...

Extensões de Domínio TLD’s

Considere que, se o seu negócio é local, isto é, se você não tem clientes a nível mundial ou de outros países, você deve registrar o seu domínio com a extensão de seu país, algo como: seudominio.com.br, no caso de negócios locais do Brasil.

Por outro lado, se você tem clientes a nível mundial, procure um domínio do tipo “pontocom”, sem extensão local.

Concluindo: se seus clientes são locais, ter a extensão de seu país em seu domínio o torna mais relevante e consequentemente melhor posicionado. Caso seu negócio envolva vários países registrar o seu domínio sem a extensão local trará um melhor posicionamento a nível mundial.

4 - Confiabilidade

Duração do Registro de Domínio

O Google considera que, se você, faz a renovação do registro de seu domínio junto a entidade que regula os registros em seu país, renovando por um longo período, isso significa que seu negócio está representado por uma empresa séria e de boa reputação.

Esse fator pode parecer um pouco abstrato ou algo assim, mas pense no seguinte cenário:

Você acabou de abrir um negócio e ainda está inseguro se terá resultados com seu empreendimento. Agora você vai registrar o domínio e tem a opção de fazer o registro por 5 anos, ou apenas por um ano. O que você faria?

Normalmente o primeiro registro é feito por um ano apenas, por conta da incerteza de sucesso no empreendimento.

Então se você pensar em termos de credibilidade para um domínio, uma renovação por cinco anos significa que esse domínio está representando uma empresa ou marca que está bem alicerçada no mercado e, é assim, seguindo essa lógica, que o Google considera esse fator de ranqueamento.

Termos de Serviço e Políticas de Privacidade

A presença desses tipos de página, informam ao Google que seu site é confiável e se configuram como uma boa prática de otimização.

Whois Públicos e Privados

Mais informações sobre o registro de seu domínio de forma privada pode ser interpretado pelo Buscador que você tem algo a esconder. Dessa forma seu domínio pode perder posições, caso suas informações estejam protegidas e de forma privada.

Localização do Servidor

A localização do servidor onde o servidor está hospedado também influencia o ranqueamento.

Certificado SSL

Esse fator está confirmado pelo Google. Certificado SSL habilitado e HTTPS em seu site entrega melhor ranqueamento.

Menções

Menções negativas de sua Marca em sites de avaliação podem prejudicar a sua classificação junto aos buscadores.

5 – Velocidade de Carregamento

Esse é, sem dúvida, um fator que preocupa e envolve muito tempo e dedicação por parte dos desenvolvedores.

Como construir um site dinâmico com recursos envolventes e que, ao mesmo tempo ofereça um rápido carregamento?

Otimização de imagens, compactação de recursos e um código bem escrito e planejado são as primeiras providências para atingir uma boa performance de carregamento.

Um carregamento máximo de página aceitável gira em torno de 4s mas o objetivo de um bom desenvolvedor deve ser de um carregamento de até 2S.

Todos os buscadores consideram a experiência de um visitante como um fator de relevância de uma página. Sendo assim a velocidade de carregamento da página é medida e considerada como fator classificação da página pelos Mecanismos de Busca.

6 – Responsividade

Um dos fatores de maior relevância para ranqueamento, a responsidade é a capacidade que um site tem de se adaptar aos diferentes dispositivos como, celulares, tablets e computadores, sem perder suas características, oferecendo uma boa experiência para o usuário.

O Google já se posicionou oficialmente nesse sentido. Sites responsivos tem vantagem em relação aos que não apresentam esse recurso. Existem inclusive penalizações nas pesquisas móveis para sites não responsivos.

7 – Palavra-Chave

A palavra-chave de um conteúdo é o que leva o pesquisador até o seu site ou ainda é o que faz com que o buscador entenda sobre qual assunto seu conteúdo está tratando e se ele é relevante para quem está fazendo a pesquisa.

Palavra-Chave na URL

Incluir a palavra-chave de seu conteúdo na URL também favorece o ranqueamento da página. O google reconhece a string de uma URL e esse fator favorece as buscas.

Proeminênica da Palavra-Chave

A palavra-chave do conteúdo deve estar presente entre as primeiras 100 palavras do conteúdo.

Volume da Palavra-Chave

A incidência da palavra-chave no conteúdo com um volume maior também é uma boa prática em SEO e entrega um melhor posicionamento pelos mecanismos. Palavra-Chave nas tags H1, H2, H3...

A presença da palavra-chave nos títulos e intertítulos, representados nos códigos HTML pelas tags H1, H2, H3 também oferece sinal de relevância para ranqueamento, indicando para os buscadores a hierarquia e a importância do assunto que está sendo publicado.

Correspondência de Palavras-Chave

Uma pesquisa por uma determinada palavra-chave de forma exata provavelmente irá ranquear melhor.

Semântica (LSI - Latent Semantic Indexing)

A semântica é o recurso de linguagem que permite que você mencione várias vezes o mesmo termo sem que isso se torne repetitivo.

Os buscadores já conseguem interpretar de forma satisfatória esse recurso de linguagem beneficiando os conteúdos escritos dessa forma que, certamente oferecem uma melhor experiência para quem está lendo.

Veja que existem palavras que podem assumir vários sentidos. Seu conteúdo pode estar falando de São Paulo, o santo, ou da cidade de São Paulo, por exemplo.

Construir em seu conteúdo uma boa semântica ajuda os buscadores a entenderem melhor sobre qual assunto seu conteúdo está tratando e lhe conferem um melhor posicionamento.

Palavra-chave no domínio de primeiro nível

Esse fator já foi considerado extremamente relevante para posicionamento, mas já não é mais considerado tão importante como era antes.

Pense que se seu negócio é vender bananas, por exemplo, e você está registrando seu domínio, existe uma grande dificuldade em incluir a palavra-chave “banana” em um nome de domínio. Algo como “melhorbanana.com”.

É claro que, se você conseguir registrar um domínio que contenha a sua palavra-chave isso seria o ideal e isso irá transferir relevância para o seu site em termos de posicionamento.

Palavra-chave como primeira palavra do domínio

Da mesma forma que o fator anterior, ter a palavra-chave no nome de domínio é um fator de ranqueamento e ter a palavra-chave como primeira palavra no nome de domínio seria o ideal.

Seguindo o exemplo anterior algo como “bananagostosa.com” seria o cenário ideal no que se refere a posicionamento para os buscadores.

Domínios com correspondência exata

Antigamente considerado de extrema relevância, esse fator, perdeu muito em importância. Voltamos ao exemplo do site das “bananas” (www.bananas.com). Muitos domínios antigamente eram registrados dessa forma, isto é, repassando a relação exata com a palavra-chave. O Google implementou uma atualização específica para esse fator que passou a transferir menos importância a ele.

O argumento para essa alteração é muito simples e óbvio:

Muitos domínios se aproveitaram desse fator simplesmente para ranquear sem levar em consideração a qualidade do projeto e a relevância do conteúdo. Esses domínios foram penalizados após atualização e perderam posições.

8 – Usabilidade e Experiência do Usuário (UX)

Em termos de sites a usabilidade é a facilidade que um usuário tem de usar o site da forma mais intuitiva, amigável e simples possível.

Arquitetura

O planejamento do seu projeto web passa necessariamente por entregar uma boa arquitetura em seu site.

Navegabilidade

Se, ao chegar ao seu site, seu visitante encontra e tem acesso com fácil ao que está procurando, isso significa que ele oferece uma boa navegabilidade.

É extremamente frustrante para um visitante saber que determinada informação existe em seu projeto mas não saber como encontra-la.

Escaneabilidade

Oferecer visibilidade de forma rápida e simples todas as informações que seu site disponibiliza é comprovadamente um fator de ranqueamento para o seu projeto digital.



 

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