Algumas Reflexões sobre a Arrogância dos Gurus do Marketing Digital

Seguramente você já deve ter notado no tamanho da transformação que está ocorrendo em nossos hábitos, sobretudo em nossa forma de consumir produtos, serviços e informação.

A responsabilidade por todas essas mudanças é da internet, sem dúvida.

De uns tempos para cá ocorreu como uma explosão de informações as quais somos expostos diariamente. Basta ficar alguns minutos conectado em sua rede social favorita para ter acesso a imagens sedutoras sobre produtos ou serviços ou soluções para possíveis dúvidas ou problemas que por ventura você possa vir a ter.

“X Dicas para você se tornar um mestre do Xadrez.”

“Y Maneiras de investir de forma segura o seu 13°.”

“Z Soluções para o seu Problema...”

Quem já não clicou em ofertas desse tipo e foi direcionado para um artigo em um site?

Tudo isso é Marketing Digital.

O Marketing Digital com suas estratégias e campanhas bem elaboradas invadiu nossas vidas. Isso é um fato.

Os Gurus do Marketing Digital identificaram na Internet um poderoso aliado para nos convencer a comprar produtos ou soluções que, na maioria das vezes até precisamos mesmo.

Gurus do Marketing Digital

Nada de errado nisso, ou seja, eu tenho a solução para o seu problema, eu ofereço a você e você paga por isso, certo?

Certíssimo. Agora vamos voltar um pouco atrás no tempo para que possamos ter uma ideia de onde queremos chegar com esse artigo.

A internet não foi sempre Marketing Digital. A internet é uma poderosa ferramenta de informação e foi criada com esse propósito. Acontece que a medida que a internet foi se popularizando mais e mais pessoas foram ficando conectadas, a tal ponto de termos toda a segurança em afirmar que quase a totalidade das empresas tem que estar na internet, do contrário estão destinadas ao fracasso.

Essa verdade absolutamente incontestável trouxe consigo o pessoal do Marketing.

Antigamente uma Agência de Marketing limitava-se a produzir campanhas off-line mas a medida que a coisa foi crescendo migraram para o ambiente on-line. Ocorre que quando saímos de um tipo de ambiente para outro, existe uma necessidade de adaptação. Um bom exemplo são os tipos de mídia. Por exemplo um comercial de tv tem um custo altíssimo e envolve um tipo específico de produção, já um vídeo para ser veiculado no Facebook por exemplo, é muito mais barato e pode captar, dependendo de como for veiculado, muito mais negócios para a empresa que contratou o serviço para produzi-lo.

Com tudo isso, rapidamente os profissionais de Marketing tiveram que começar a lidar com tecnologias que não são ensinadas academicamente e que eles não dominavam.

Todas as campanhas de Marketing Digital envolvem o uso de uma infinidade de ferramentas que são necessárias para produzir, organizar, medir, catalogar, e etc... O que ocorreu e ainda ocorre, é que os profissionais de TI passaram a produzir ferramentas próprias para que os profissionais de Marketing pudessem colocar em prática tudo que aprenderam na Faculdade no ambiente on-line, criando uma relação extremamente positiva entre as duas profissões.

Na prática o que temos observado como profissionais com mais de dez anos de bagagem é que essa “invasão” de profissionais de Marketing no ambiente on-line revolucionou a internet com práticas muito inteligentes e estratégicas, promovendo o crescimento de várias Marcas por meio de campanhas de Marketing Digital e esse é o lado positivo de tudo isso.

Ocorre que sempre que alguém passa a ter que usar determinado tipo de tecnologia é natural que se adapte melhor com uma ou com outra.

Explicando melhor. Tem usuários que preferem o Corel Draw, já outros preferem o Adobe Ilustrator. Cada um tem sua opinião, seus motivos e argumentos para preferir determinada ferramenta e até aqui não tem nada de errado, certo?

E se você sonha em ser um grande designer gráfico não tem nada de errado em você admirar o trabalho de um designer que prefere utilizar o Corel e você seguir a mesma tendência, isso é natural.

Mas não é isso que se vê. Na verdade, os Gurus do Marketing Digital, não todos, é claro, em seus livros, palestras e vídeo aulas defendem a utilização de determinada ferramenta, afirmando categoricamente como sendo a melhor, sendo que é óbvio que eles nunca tiveram contato com outra.

Vamos a um exemplo bem prático:

Todos sabemos que o Wordpress é um CMS ou Gerenciador de Conteúdo, mais utilizado no mundo inteiro, certo?

O Wordpress é uma excelente ferramenta e o seu principal aspecto positivo é o fato de ser facilmente manipulado por quem tem pouco, ou nenhum conhecimento em programação.

Em que pese o fato do Wordpress ter apresentado uma série de falhas de segurança ao longo do tempo que eram corrigidas através de atualizações, hoje isso já não ocorre com tanta frequência, logo ele é sim, uma excelente opção para gerenciar conteúdos de blogs e até sites corporativos mais complexos.

Na Anylinks recomendamos, dependendo da complexidade e característica do projeto a utilização do Wordpress mas nunca, de forma alguma, podemos afirmar que ele é o melhor. Acho que deu para entender, certo? O Wordpress é um excelente gerenciador de conteúdo desenvolvido com foco em ser simples em sua usabilidade.

Agora eu proponho uma reflexão...

Você quer colocar no ar um Projeto Web para a sua Marca e se joga nas pesquisas do Google com o objetivo de identificar qual a melhor forma de fazer e o que você precisa.

Pesquisa aqui, pesquisa ali, você se depara com um artigo de um Guru do Marketing Digital que prega que o Wordpress é a melhor ferramenta para você colocar seu site no ar.

Agora eu pergunto:

“Ele já utilizou ou testou outras possibilidades?”

“Com que autoridade técnica ele pode afirmar que é a melhor ferramenta?”

“Quais os argumentos?”

O simples fato de ser a ferramenta mais utilizada não significa de forma alguma ser a melhor.

Veja que o Guru do Marketing Digital sabe tudo, de Marketing Digital... Ponto!

Agora continuando na área de gerenciadores de conteúdo. Aqui na empresa nosso método consiste em primeiro fazer as seguintes perguntas:

Qual o objetivo do Projeto?

Qual a sua Complexidade?

Depois de fazermos uma avaliação criteriosa sobre as consequências negativas e positivas em optar por uma ou outra tecnologia e expormos isso ao cliente passamos para o setup.

Agora eu pergunto: Quem tem mais autoridade para afirmar que o CMS “x” é melhor que o “y”? O profissional de TI ou o profissional de Marketing Digital? Essa questão da opção de um em detrimento de outro envolve uma série de fatores que vão muito além de ser fácil ou não de utilizar.

Aqui na empresa sempre que estamos comparando as possíveis possibilidades, em quase que totalidade das vezes optamos pelo Joomla ao invés do Wordpress, por ser muito mais versátil e robusto em determinadas rotinas.

É óbvio que dependendo do projeto recomendamos o Wordpress, até por ser mais simples para quem irá utilizá-lo, mas as opções são muitas, o Drupal, por exemplo é um excelente CMS e é o mais utilizado quando o projeto é de alta complexidade e, como já mencionamos o Joomla oferece segurança, é uma ótima opção quando o Projeto envolve certa complexidade e requer flexibilidade e da mesma forma que o Wordpress é simples de utilizar.

Concluindo então, nunca tome uma decisão baseado em uma opinião de alguém que não é da área. O ideal é que você pesquise antes de decidir e ao solicitar o orçamento a uma agência você questione cada tecnologia que será utilizada e por quais motivos.

A Anylinks percorreu o caminho inverso, isto é, originalmente era uma agência exclusivamente web e a cerca de um ano se preparou para atender as demandas de Marketing Digital qualificando seus colaboradores, motivada inclusive pelas distorções que alguns profissionais de marketing causavam no julgamento dos clientes. Tivemos muitos casos de clientes que já procuravam nossa empresa solicitando um Projeto em Wordpress e quando perguntávamos por qual motivo eles afirmavam que uma agência de marketing digital tinha recomendado sua utilização e, ao avaliarmos o Projeto concluíamos que a opção era totalmente inadequada e equivocada.

E, mesmo que o profissional de marketing que indicou determinada tecnologia seja formado também em tecnologia, o que é raro, mesmo assim ele pode estar incorrendo em algum erro de avaliação, então procure uma segunda opinião de um profissional ou agência especializada.

Somente tome a decisão final depois de ter certeza de que a tecnologia é a mais coerente para o seu Projeto. Essa prática evita retrabalho.

 

 

Celso Menna

 
 

 

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