7 dicas para sua Marca começar o Planejamento Digital para 2018

O ano de 2017 já está acabando e chega aquele momento em que promover internamente uma avaliação 360 é necessário.

Marketing Digital envolve muito mais que estar presente na internet com seu site corporativo, ter posts regulares em seu blog, promover ações de divulgação nas redes sociais, investir em mídias pagas, links patrocinados e otimização SEO.

Marketing digital é o conjunto de todas as técnicas agindo simultaneamente. Investir em Marketing Digital tem retorno a médio/longo prazo e oferece como vantagem, além da enorme possibilidade de mensuração, a estruturação de investimento seguro que necessita de cuidados e atenção constantes para não ocorrer ruptura de expectativas.

Saber as estratégias que deram certo e ter em mente aquilo que não performou como planejado é de extrema importância para começar o ano seguinte acertando e buscando crescimento.

Dicas para o seu Planejamento Digital

É hora de relacionar todas as ações em que sua Marca está envolvida objetivando crescimento e analisar os relatórios identificando pontos fracos e fortes.

Para isso usaremos exemplos do tipo de ações de Marketing Digital que são mais comuns entre as marcas.

Alguns pontos Macro que precisam ser avaliados:

1 – Redes Sociais:

O percentual de crescimento de sua Fanpage no Facebook ou Pefil no Twitter, Instagram ou Linkedin. Métricas como o número de seguidores, envolvimento com sua publicações (compartilhamentos, curtidas, comentários, cliques em posts).

Aproveite para avaliar quais tipos de publicações performaram melhor que outras.

Avalie os posts mais populares em todos os aspectos, como material criativo, identidade de marca, textos mais populares e tipos de assuntos de posts de blog que melhor performaram.

2 – Investimento em Mídias pagas:

Esse é um fator muito importante a ser avaliado e não basta uma análise de ROI (retorno sobre o investimento) pura. É preciso uma avaliação sobre o aumento de autoridade de marca além da promoção do aumento de tráfego no blog de sua Marca, por exemplo.

Investimento em Mídias Pagas

É comum que, fazendo uma conta simples, muitas marcas se equivoquem no que diz respeito a questão do retorno do investimento que uma rede social com investimento em ADS entrega.

3 – Links Patrocinados:

Da mesma maneira que a avaliação das Mídias Pagas que mencionamos acima os links patrocinados precisam de uma atenção especial na hora de medir seus resultados.

Digamos que sua marca tenha destinado um percentual de sua verba de investimento em Marketing para o Google Adwords, por exemplo. É preciso que você entenda que o fato de ter um custo para manter seu anúncio no Google de, digamos R$600,00 mensais e seu objetivo seja receber ligações e isso efetivamente ter ocorrido muito pouco, não significa que que essa estratégia não esteja entregando resultados.

Como dissemos é necessário que se faça uma avaliação 360, mensurando resultados que podem não ser o objetivo final mas que são relevantes para a estratégia de forma global.

4 – Análise de SEO(Search Engine Optimization) – Otimização para os Buscadores:

Avaliar seu crescimento nesse aspecto pode apontar o rumo que sua estratégia para o ano seguinte deve seguir.

Se sua Marca promoveu algumas ações de Marketing Digital durante o ano porém ao avaliar os relatórios você percebe que sua taxa de rejeição está alta, os acessos não são o que você esperava, pode estar justamente na Otimização em SEO do seu site/blog um indicativo do que você deverá promover de alterações em seus próximos passos.

Da mesma forma como o Marketing Digital, as técnicas de SEO entregam um excelente resultado quando bem aplicadas mas também demandam um certo tempo até que comecem a performar como planejado, logo se você detectar que algo pode melhorar, comece o quanto antes para que, durante o ano, os resultados comecem a aparecer.

5 – Marketing de Conteúdo:

A Produção de Conteúdo relevante, voltado para oferecer soluções para as dúvidas, dores e problemas de sua Persona é uma das estratégias de maior importância no Inbound Marketing e dar atenção para esse aspecto é obrigatório.

Uma boa estratégia de produção de conteúdo com posts originais, otimizados para fácil localização através dos buscadores entrega ótimos resultados, promovendo, autoridade de marca, relacionamento com seus leads e a sua condução pela Jornada de Compra ou contratação de seus serviços.

Durante sua avaliação sobre como sua estratégia de Marketing de Conteúdo está se comportando no aspecto entrega de resultados você deve avaliar aspectos como:

  • aumento de tráfego para o seu site gerando autoridade para o seu domínio;
  • envolvimento com suas publicações gerando relacionamento com seu público;
  • captação de leads proporcionando o aumento de sua base;
  • materiais ricos baixados...

Seu conteúdo deverá ser necessariamente:

  • frequente;
  • original;
  • otimizado em SEO.

6 – Campanhas de E-Mail Marketing:

Boa hora também para você avaliar a sua base de leads. Você pode, por exemplo, estabelecer uma meta de recuperação de leads desengajados oferecendo alguma oferta relevante.

Não tenha receio de promover uma boa limpeza de sua base de leads, essa prática só trará benefícios. Perder um lead desengajado na verdade é qualificar sua base e não o contrário como se pensa.

Ferramentas Úteis em Marketing Digital

7 – Ferramentas Úteis:

Em Marketing Digital é importante estar cercado de algumas ferramentas que tornam as demandas mais rápidas e eficientes.

Avaliar esse quesito é um ítem básico. Se em sua estratégia você já utiliza algumas ferramentas é interessante avaliar até que ponto você tem alcançado seus objetivos, isto é, até que ponto essas ferramentas tem sido realmente úteis em lhe ajudar na automatização de seus processos.

A quantidade de opções disponíveis deste tipo de recursos na internet é enorme e a cada momento surgem novas opções oferecendo melhor performance e etc...

Dependendo do tipo de projeto que você irá empreender uma ferramenta poderá ser mais eficaz do que outra oferecendo maior automatização e consequentemente economia de tempo e recursos financeiros.

Para cada uma das etapas você poderá testar várias opções de aplicativos, softwares ou plataformas com o objetivo de identificar a mais adequada para o seu projeto.

Caso você não esteja plenamente satisfeito com o desempenho de alguma ferramenta pode ser o momento de testar outras opções e iniciar o ano utilizando uma ferramenta que oferecerá melhores recursos.

Gestão de Redes Sociais:

Nessa fase você poderá utilizar ferramentas para programação de posts e acompanhamento de métricas como o Hootsuite, Gramblr, Cyfe e etc...

E-Mail Marketing:

A ferramenta mais tutilizada nesta fase é o MailChimp que oferece inclusive um plano gratuito e boas opções de segmentação e automação mas existem muitas outras opções.

Mensuração de Resultados

Nesse estágio é fácil definir o que usar, por exemplo para medir seus acessos, e tudo que diz respeito ao tráfego de seu site. O Analytics do Google é a ferramenta mais completa e indispensável nesse quesito.

Lembre-se que as métricas essenciais não se resumem somente ao que for referente ao seus site. Você terá que observar o desempenho das redes sociais e encontrará informações nativas no Facebook, Instagram, Twitter e etc... ou seja, a própria rede já oferece uma boa quantidade de informações nesse sentido.

Construção de Landing Pages, fluxo de automação de marketing, segmentação, etc...

Para essa etapa existem as plataformas de Automação de Marketing como o RD Station, Lahar, Hub Spot, Convert Flow, Pipz, Mautic e muitas outras opções.

Recomendamos uma atenção especial, pois são ferramentas com custo elevado dependendo do plano que você irá contratar e você não deve perder de vista o retorno para o seu investimento.

Ferramentas de SEO:

Outra etapa importantíssima de seu projeto e que oferece uma infinidade de ferramentas para análise de desempenho, métricas, auxilio em configurações e etc..

As mais utilizadas são o SemRush, Google Key Word Planner, MOZ, Ahrefs...

Conclusão:

Avaliando esses aspectos você poderá traçar novos rumos para estratégia de Presença Digital de sua Marca.

Tomando os pontos fracos como ponto de partida você poderá traçar objetivos e otimizar cada etapa para o próximo ano.

“Aproveite para rever seus objetivos e desafios.”  É hora de "levantar o sarrafo" e planejar vôos mais altos mas lembre-se de que seus objetivos devem ser factíveis pois você não pode impor ao seu time e parceiros algo que seja inatingível.

Não esqueça de promover uma avaliação criteriosa da estrutura que sua Marca dispõe para empreender estratégias de Marketing Digital. Avalie com cuidado o que o seu time pode ou não absorver efetuando as tarefas com excelência.

Em Marketing Digital, por vezes uma pequena alteração em determinado aspecto de qualquer uma das etapas pode fazer toda diferença na hora de analisar os resultados comó um todo.

E se sua Marca, não teve nenhum tipo de ação em Marketing Digital durante o ano ou ainda não deu a devida atenção a qualquer um dos aspectos que mencionamos nessa lista, é hora de começar a dar a devida importância.

2017 foi um ano extremamente positivo para as Marcas que se preocuparam e deram atenção a sua Presença Digital. Muitos negócios obtiveram um crescimento considerável promovendo suas marcas na internet através de ações de Marketing Digital conquistando mais clientes e autoridade.

Certamente o seu concorrente deve estar promovendo o crescimento de sua empresa via digital.

Estar atento para isso pode mudar o destino de seu negócio.