Em primeiro lugar saiba que para ter um site na internet que represente sua Marca será necessário fazer um registro de domínio. Esse procedimento garante a exclusividade de seu Projeto.
A princípio o Registro de Domínio pode parecer algo simples, porém envolve uma série de fatores que precisam ser avaliados, antes que o registro se faça efetivamente.
1 - Branding - a Identidade de sua Marca
Planejar essa etapa é muito importante. Veja que as palavras ou expressões escolhidas antes de partir para o registro, propriamente dito, irão acompanhar o seu Projeto o tempo todo. Fazer uma escolha equivocada para o nome de seu domínio ocasionará perda de tempo, trabalho e recursos.
Avalie, planeje e analise com cuidado os seguintes aspectos, antes de registrar o seu nome de domínio:
Ramo de atividade;
Público-alvo e Persona;
Objetivos;
Diferenciais;
Missão;
Visão…
Todos os aspectos acima devem ser considerados. Além disso lembre-se que são milhões de sites registrados e que sua pesquisa por um domínio que esteja disponível pode não ser tarefa fácil. É aconselhável ter muitas alternativas pré-definidas antes de colocar a mão na massa.
Identifique um nome simples e não muito longo, de preferência sem caracteres como cedilha (que deverão ser substituídos pelo "C"), por exemplo. É importante, já nessa etapa, ter empatia e sempre imaginar como seu público deverá encontrá-lo, através das pesquisas, nos buscadores.
2 - Persona - saber exatamente a quem se destina seu Projeto
É importante que, mesmo antes de fazer registro, você saiba muito bem quem irá acessar seu projeto. Qual o perfil dos seus possíveis visitantes. O que motivará seu público a buscar por suas soluções na internet.
Essa prática irá permear todas as suas ações do ponto zero, ao seu sucesso. Lembre-se que todo o conteúdo de seu site deve ser direcionado ao seus visitantes e isso inclui o nome de domínio.
3 - Entidades que regulam o Registro de Domínios
No Brasil a entidade responsável por regular o registro de Domínios é o registro.br, porém existem várias empresas de hospedagem que oferecem esse serviço.
Para efetivar um registro de seu domínio no registro.br é necessário fazer um cadastro e será gerado um ID específico para o seu cadastro que ficará vinculado aos domínios que você registrar.
Através dessas empresas você poderá registrar domínios do tipo ponto.com, isto é sem a terminação que designa o país, no caso do Brasil o br, enquanto que o resgitro.br foca somente nos domínios brasileiros.
Algumas empresas que oferecem o serviço de registro de domínios:
GoDaddy;
Host Gator;
Umbler;
Rede Host;
LocaWeb;
Kinghost;
Hostnet...
4 - Terminações de Domínio - TLD ( Top Level Domain )
No momento que você partir para as pesquisas é bem provável que encontre dificuldade em registrar o domínio com nome que você escolheu, devido a grande quantidade de domínios registrados e consequente falta de opções.
As terminações mais comuns são do tipo “pontocom”, ou “pontocom.br”, porém existem inúmeras alternativas como, pontonet, pontoadv(ramo jurídico), pontocnt(ramo contábil) e etc…
Algumas novas terminações podem ser interessantes dependendo dos objetivos do seu negócio e podem ser ótimas alternativas para criação do seu domínio.
São elas: digital, gratis, store, site, online, ninja, link e muitas outras opções.
O importante nessa etapa é você não perder de vista os objetivos do seu negócio. Veja que nosso site foi registrado com esse nome de domínio: seuwebsite.online. Esse nome de domínio está perfeitamente alinhado com os objetivos de nosso projeto e não tem uma terminação das mais comuns.
As TLDs se subdividem em ccTLDs (Contry Code Top Level Domain), ou terminações TLDs para cada país, tais como, br(para Brasil), au(para Australia), es(para Espanha), pt(para Portugal), e gTLDs, ou TLDs genéricas, isto é aquelas terminações que não definem um país específico, como "pontocom", "pontonet" e etc...
Ainda sobre as TLDs é importante você pensar se vale a pena ter a terminação local, no nosso caso o”pontobr”.
Em termos de SEO, ou seja, fácil localização pelos mecanismos de busca existe um fator que determina o que será mostrado para quem pesquisa a partir de seu local de pesquisa, logo, se o sua solução é voltada mais para o público local seria aconselhável ter em seu nome de domínio a terminação referente aquele país, onde sua Marca atua.
5 - Valores pagos para registrar um domínio
Os valores para se registrar um domínio giram em torno de R$40,00 anuais com descontos progressivos para dois, três, quatro, cinco anos de registro.
Aconselhamos, caso você tenha certeza de que seu Projeto na Web irá ficar por um bom tempo on-line, registrar o seu domínio por o maior tempo possível, isso não é um fator de grande relevância, mas acredite, até isso, os buscadores consideram como um fator de autoridade para o seu domínio.
Hoje, existem muitos projetos criados apenas com o propósito de alavancar outros projetos através dos links, ou mesmo criados para fazer testes que ficam por um curto período no ar e o Google, Yahoo, Bing e etc, estão de olho nessa prática.
6 - Nome do Domínio
A algum tempo atrás os buscadores valorizavam mais quando um domínio tinha sua palavra-chave embutida no do me do domínio. Por exemplo, para uma empresa que trabalhe com confecção de vestidos de noivas, seria relevante ter um domínio com o nome “seuvestidodenoiva.com”, ocorre que além do que foi mencionado acima sobre a quantidade de domínios já registrados, tornar cada vez mais difícil encontrar um nome de acordo com a sua busca, existem empresas que têm nomes que não remetem ao ramo de atividade.
Então, esse fator já não é mais valorizado como era a dez anos atrás, por exemplo.
A escolha correta pelo nome que será registrado para o seu domínio é de extrema importância para a sequência de todo o seu Projeto e afeta na experiência de seus usuários e no SEO do seu Projeto transferindo autoridade e relevância para o seu domínio.
Eduardo Pereira
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital