Você já sabe que um Projeto Digital envolve muito mais que um simples site
Sabemos que nem sempre é assim, mas no melhor dos mundos qualquer empreendedor digital deve ter em mente que um projeto que entregue resultados efetivos deve ter:
1 - Website bem estruturado, responsivo que ofereça uma boa experiência de navegação, escaneabilidade e otimização para fácil localização pelos mecanismos de busca(SEO). Um blog com atualizações periódicas e conteúdo relevante para sua persona. Tudo isso hospedado em um Host confiável e seguro.
2 - Presença nas Redes Sociais onde sua persona está. Páginas da sua empresa em Redes Sociais que permitam atrair sua persona gerando acesso e autoridade para a sua marca.
3 - Mídias pagas para divulgar seus conteúdos maximizando a atração do seu público. Anúncios pagos no Facebook, Google, Instagram potencializam seu alcance de forma incontestável.
4 - Landing Pages para Captação de Leads para o seu projeto proporcionando a conversão de metas e vendas de produtos ou serviços.
5 - Chat para Atendimento On line, chatbots e outras ferramentas digitais que permitirão que você se comunique de forma mais ágil e efetiva com seu público esclarecendo dúvidas e atraindo mais audiência.
6 – E-Mail Marketing para manter um relacionamento e ajudar sua persona a percorrer sua trajetória no funil de vendas.
7 - Ferramentas de Mensuração para acompanhar todas as etapas da jornada de seus clientes.
Todos os recursos e serviços necessários para efetivamente ter um Projeto Web de sucesso foram listados acima. Mas como contratar?
Nossa empresa tem mais de dez anos de mercado e, como não poderia deixar de ser, muitas histórias, casos de sucesso e exemplos que ilustram bem cada problema enfrentado pelas marcas, em sua jornada pelo universo digital.
Tem empresas que contratam uma agência para produzir cada serviço. Uma para desenvolver o site, outra para produzir seus conteúdos, outra para fazer seu serviço de Social Media, mais uma para cuidar da Jornada de sua Persona e assim por diante.
Existem empresas que optam por contratar apenas alguns serviços e absorvem internamente serviços como atualizações e produção de conteúdo contratando profissionais para tanto.
Existem ainda aquelas que contratam empresas especializadas apenas para alguns serviços assumindo internamente outros mesmo sem contratar profissionais da área.
Algumas empresas não dão a mínima importância para muitos dos itens que mencionamos acima. Julgam desnecessário.
Nós costumamos sempre alertar nossos clientes do seguinte: de nada adianta ter um belo site sem ter visitas, de nada adianta ter visitantes que não retornam, de nada adianta não saber quem são seus visitantes.
Em um projeto digital minimamente eficaz, tem que ocorrer atração de visitantes através de conteúdo rico e relevante. É absolutamente necessário saber quem é o seu público, medindo sua trajetória pelo seu projeto e oferecendo soluções para os seus problemas, assim como algum tipo de divulgação utilizando as redes sociais é essencial, em outras palavras, de nada adianta ter um museu com as mais magníficas obras de arte se ninguém sabe como encontrá-lo.
Aconselhamos de forma categórica que sua Marca procure profissionais da área para gerenciar cada etapa do seu Projeto de Presença Digital ou uma empresa especializada em cada uma das áreas de forma geral.
Nem sempre o que, num primeiro momento, aparenta ter um alto custo na verdade é. Na maioria das vezes a pretensa economia de hoje poderá se torna uma grande despesa e "dor de cabeça" amanhã. Lembre-se disso na hora de sua tomada de decisão.
Mas qual a melhor opção? Contratar uma empresa para cada uma das etapas de seu Projeto Digital, ou uma agência que ofereça um pacote com todos os serviços?
Veja algumas vantagens na contratação de uma agência digital que ofereça todos os serviços:
1– Visão global de todo o projeto:
Imagine a seguinte situação:
Seu projeto está pronto, você está produzindo conteúdo relevante e acaba de iniciar uma campanha no Facebook que inclui um anúncio promovendo um conteúdo que irá gerar engajamento direcionado a sua persona com segmentação perfeita e tudo mais.
Agora imagine que por algum motivo ocorra instabilidade em seu servidor de domínio e seu site fique fora do ar justamente nos horários de maiores acesso a sua página no Facebook. Você terá que dar alguns telefonemas para solucionar esse problema que compromete totalmente seu projeto.
Nesse caso se você tiver seus serviços centralizados em somente uma agencia, assim que você informar o problema várias formas de solução poderão ser acionadas de forma rápida e eficiente.
A empresa responsável irá pausar sua campanha no Facebook evitando que a sua marca faça investimentos desnecessários;
Seu suporte de hospedagem irá tratar do assunto com rapidez e agilidade informando a equipe de Marketing digital e Social Media assim que o problema for solucionado imediatamente com o objetivo de não causar distorções em seus relatórios.
Esse é apenas um exemplo de várias situações possíveis e reais que podem ocorrer.
2 - Agilidade:
Trabalhando com uma agência apenas para gerenciar seu Projeto tudo se torna mais rápido e fácil de gerenciar. Já nos primeiros passos do desenvolvimento, a modelagem das ações que se seguirão se encaixam de forma natural no cronograma como num quebra-cabeças. A primeira prepara a segunda que prepara a terceira e assim por diante.
3 - Baixo Investimento
Obviamente em uma agencia que oferece todos os recursos para o desenvolvimento de seu Projeto Web completo o orçamento é reduzido. Essa questão é fácil de entender, é possível adaptar melhor cada etapa a necessidade real do cliente facilitando todos os aspectos e consequentemente gerando custos baixos que são repassados ao cliente em uma única proposta. Além disso, é possível optar por iniciar o projeto e, aso poucos ir implementando cada etapa de acordo com a disponibilidade financeira da Marca.
Sua hospedagem segura e estável, seu website responsivo e otimizado, seu blog sempre com conteúdo atualizado e relevante, suas redes sociais divulgando cada post e seguindo a identidade visual da sua empresa, alinhadas a sua persona, suas campanhas de mail marketing acionadas no melhor momento para conduzir seu público pelo funil de vendas. Tudo isso mensurado e entregue através de relatórios personalizados, com todas métricas mais importantes expostas e justificadas com clareza.
Por tudo que foi dito, se você está pensando em fazer sua Marca ingressar no Ambiente Digital de forma definitiva, segura e efetiva, considere a contratação de uma agência que tenha experiência em todas essas áreas.
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Eduardo Pereira
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital