Os 11 passos que irão garantir o sucesso de sua Jornada Digital
Nossa Equipe vem disponibilizando alguns Materiais Educativos com o objetivo de orientar e esclarecer alguns aspectos que consideramos importantes para as Marcas que pretendem iniciar sua Jornada no Ambiente Digital.
A Anylinks - Soluções Criativas é uma Agência Digital que atua no mercado de tecnologia para web desde 2004 e durante esses anos participamos de inúmeros Projetos de Inserção Digital de várias marcas de diferentes ramos de atividade e nichos de mercado.
Um fato que é muito comum em grande parte desses Projetos é uma certa confusão sobre qual a função, objetivos e benefícios de cada etapa do processo.
Toda essa confusão é absolutamente natural, visto que as tecnologias utilizadas são muitas e estão em constante processos de atualização, porém o que deve ficar claro é que cada uma das etapas tem uma função específica que tem ligação com a outra e serve de complemento para a outra e assim sucessivamente.
Mesmo para os profissionais que se dedicam a atualizações constantes nessa área torna-se praticamente impossível estar totalmente atualizado sobre cada nova tendência, ferramenta, tecnologia etc...
Normalmente a expectativa que se cria em torno dos resultados de um Projeto Digital é o fator de maior frustração para o responsável na empresa que está ingressando no Ambiente Digital e, por vezes até para o Especialista em Marketing Digital que está planejando a estratégia.
A consolidação de um Projeto bem estruturado demanda muito tempo e dedicação extrema. Por vezes é necessário promover alguns testes e alguns equívocos podem ocorrer durante o processo até que seja possível identificar o melhor caminho, porém garantimos que os resultados são recompensadores em todos os sentidos. Sua Marca pode ter segurança em atingir objetivos como:
- Aumentar a Autoridade de sua Marca;
- Reduzir custos para aquisição de clientes;
- Aumentar a Retenção de Clientes;
- Aumentar o número de Clientes que irão divulgar a sua Marca;
- Aumentar a Base de Leads;
- Aumentar as Vendas...
Ocorre que para que esses objetivos possam ser atingidos, algumas etapas precisam ser cumpridas, conforme já dissemos.
É necessário ter um bom website, mas só isso não basta, ele precisa ser atualizado com frequência. Seu conteúdo é que guiará o seu cliente até a sua Marca e tudo precisa ser otimizado e mensurado constantemente.
Divulgação é fator essencial. A aplicação das técnicas de SEO (Otimização para os Buscadores) são absolutamente indispensáveis. Relacionar e engajar serão verbos recorrentes.
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Nesse guia passaremos por cada etapa. Da criação do site até a divulgação dos conteúdos e ofertas nas redes sociais (Facebook) como também a fase de relacionamento através do E-Mail Marketing.
Índice
- Branding
- Website
- Marketing de Conteúdo
- Redes Sociais
- Google Adwords
- Facebook ADS
- Search Engine Optimization (SEO)
- E-Mail Marketing
- Experiência do cliente
- Planejamento - Infográfico
- Conceitos
Branding
Antes de tudo é hora de pensar e planejar qual a imagem que a sua Marca quer transmitir para a sua audiência.
Assim como em SEO em que suas estratégias são utilizadas durante todas as Etapas do Projeto, como em Branding, ou a Identidade da sua Marca deve ser levada em conta em todos os passos necessários para executar sua estratégia.
Uma empresa precisa passar uma imagem para o seu público e isso precisa ser planejado com muito cuidado e mantido durante todo o processo. Isso faz com a audiência de sua Marca saiba como segui-la e transmita a sua rede de contatos essas informações.
Website
Marque sua Presença Digital tendo um site bem estruturado.
Existem muitas maneiras de marcar Presença na internet, e um site é apenas uma delas. Outros tipos de Presença Digital incluem canais de Mídia Sociais e Sites que permitem aos clientes avaliar seu negócio.
Antes de começar a criar um site, verifique se você compreende o que é fornecido pelos diferentes tipos de Presença na Web, além dos custos e benefícios associados a cada tipo.
Das inúmeras vantagens para sua Marca ter um WEBSITE podemos destacar:
- Aumentar a Autoridade para a sua marca;
- Reconhecimento;
- Relacionamento com o seu público;
- Divulgação de produtos ou serviços;
- Conhecimento;
- Mensuração de ideias, campanhas e resultados.
A criação de seu website será o primeiro passo da Jornada Digital de sua Marca e este é um dos motivos para que você se cerque de cuidados na hora de criá-lo.
É necessário um bom planejamento desde o momento da escolha do nome para o seu domínio até o momento de postar as publicações e divulgar seu conteúdo.
A seguir veremos os passos necessários para colocar seu projeto no ar de forma estruturada e segura.
Sugerimos que enquanto você lê este material aproveite para fazer anotações visando planejar o seu projeto e projetando cada passo para a sua realidade, adaptando o conteúdo ao seu nicho de mercado e ramo de atividade.
Nome do Domínio:
O endereço web (URL) do seu site será o nome do seu domínio. A escolha do nome do seu domínio precisa ser criteriosa e cuidadosa, afinal será através deste nome/endereço que seu público irá encontrá-lo.Leve em consideração seu ramo de atividade e o conteúdo que será disponibilizado em seu site. Seu nome de domínio será uma das primeiras informações que as pessoas terão sobre seu site. Utilize um nome curto, simples e fácil de lembrar e, se possível, que ele possa ser abrangente e adaptável caso você decida mudar o rumo ou o objetivo do seu projeto futuramente.
Segundo o Google ele deve ter três características: Ser Descritivo, Fácil de Lembrar e Adaptável.
Registro o Domínio:
No Brasil a entidade que regula o registro de domínios do tipo PONTOBR. é o registro (www.registro.br).
No site da entidade é possível efetuar o registro de domínios com vários sufixos:“.com.br”,“.org.br”, “.adv.br”,” .arg.br” e etc... Cada uma dessas terminações teoricamente serve para designar a atividade fim de cada site.
Os domínios do tipo “.com” são mais comumente utilizados por definirem atividades comerciais. No site da entidade você deverá fazer um cadastro e receberá um “ID” que o identificará e ficará vinculado aos domínios que você registrar.
No ato do registro de seu domínio você deverá optar pelo tempo que deseja registrá-lo e pela forma de pagamento. O valor da anuidade hoje está em torno de R$40,00.
É possível optar por registros do tipo “.com” sem a terminação “BR”. Nesse caso você deve procurar outros REGISTRADORES de domínio com vínculo internacional.
Hospedagem:
Escolha um PROVEDOR DE HOSPEDAGEM de Domínios
Existe uma grande quantidade de empresas de hospedagem de domínios.
A sua escolha deverá levar em consideração não somente os valores cobrados mas também o tempo de atividade, Largura de Banda, Segurança, Suporte, Facilidade de Utilização e a quantidade dos Recursos e Serviços que o provedor disponibiliza.
A hospedagem, de forma genérica, nada mais é do que o local ou espaço que uma empresa oferece na internet onde os arquivos, textos, imagens, vídeos, arquivos pdf e etc do seu site irão ficar armazenados e expostos aos seus visitantes de forma aparente ou não.
Basicamente os serviços e recursos oferecidos pelos provedores são iguais com leves diferenças. Os valores são muito variáveis e é exatamente ai que reside o problema. Contratar serviços de hospedagem baratos pode se mostrar um problema a longo prazo.
Você pode pagar por valores mensais de R$14,90 ou R$19,90. Isso parece bem interessante a princípio, não é verdade?
Ocorre que se você pretende ter um projeto que atraia clientes e ofereça resultados obviamente vai precisar de acessos, e o cálculo é simples:
Mais acessos, mais recursos. Mais recursos, mais valor.
Então, se você pretende economizar com esse serviço, lembre-se que poderá se arrepender no futuro. A tendência, se tudo ocorrer como esperado em seu projeto, é que os acessos aumentem progressivamente o que fatalmente consumirá mais recursos em seu provedor de hospedagem e isso pode inclusive deixar seu site fora do ar em picos de consumo, o que não é nada agradável e causa grandes prejuízos para todo o planejamento.
Outro aspecto preocupante é que normalmente empresas de hospedagem que operam com pequenos valores de pacotes básicos oferecem um serviço de suporte bem limitado e impessoal e, acredite, problemas sempre acontecem e você certamente precisará recorrer ao suporte para contornar alguma situação indesejável.
Nossa dica é optar por empresas com tempo de marcado que ofereçam um suporte mais pessoal, ou seja, empresas de porte médio que tenham tempo de mercado, experiência comprovada e equipe de suporte capacitada para passar as orientações necessárias sempre que acionadas.
Existem ainda empresas de grande porte especializadas em atender a grandes corporações e projetos de maior complexidade o que, obviamente, implica em um alto investimento.
Faça uma pesquisa detalhada e criteriosa antes de tomar a decisão final.
Desenvolvimento:
Site, Blog, Loja Virtual
Existem formatos próprios e específicos de sites para cada objetivo. O ponto comum é que todos, sem exceção, objetivam e precisam de acessos.
Logicamente se sua Marca tem produtos que comercializa, uma boa opção seria uma loja virtual.
Lojas virtuais costumavam ser muito caras por vários motivos:
Integração com meios de Pagamento:
- Cartões de Crédito
- Emissão de Boletos Bancários
Integração com CRMs
- Controle de Estoque
- Vendas
Entrega dos Produtos
- Correios
- Transportadoras
Todas essas rotinas envolvem uma programação complexa.
Tudo isso acabava inviabilizando projetos de empresas de pequeno porte em virtude do alto custo do Projeto.
Felizmente as coisas evoluíram no ambiente digital e hoje existem empresas dedicadas exclusivamente a atender esse nicho de marcado onde Marcas podem escolher planos em portais que oferecem todos esses serviços de integração com preços bem atrativos e algumas com planos iniciais, com recursos limitados, gratuitos, inclusive.
A grande vantagem nesse caso é que, se sua Marca está ingressando no mercado mas possui um produto interessante, exclusivo e inovador pode fazer um cadastro começando com um plano bem em conta ou até gratuito em alguns casos e, a medida que as vendas vão crescendo optar pela migração para planos com mais recursos e consequentemente com valor mais alto.
Tecnicamente em qualquer desses casos você pode escolher a aparência de sua loja, cores e etc... existe uma área administrativa onde você irá configurar textos, imagens, preços, frete, enfim, tudo que for necessário para vender seus produtos online de forma profissional sem perder em nada para grandes corporações.
Websites corporativos são projetos web planejados normalmente para divulgar produtos ou serviços de uma empresa de forma corporativa e institucional.
Normalmente todos eles possuem características comuns como por exemplo ter uma seção para divulgar missão, visão, valores e objetivos de uma empresa.
Existem sites corporativos(exclusivamente) bem estruturados, otimizados em SEO, responsivos, ou seja, excelentes trabalhos.
Ocorre que sites exclusivamente corporativos não costumam engajar muito bem, ou seja, além das informações da empresa, as opções que oferecem, seus produtos ou serviços não costumam ter conteúdos que atraiam mais visitantes e oportunizem um relacionamento eficaz e produtivo entre empresa e clientes.
Mas como resolver esse problema, afinal seu objetivo de estar na web é captar mais clientes para o seu negócio. A resposta é ter uma seção de blog em seu site corporativo.
O Marketing de Conteúdo é justamente a técnica que oportuniza esse relacionamento. Os Mecanismos de busca priorizam sites com atualizações constantes, conteúdos ricos e originais. Muitas empresas já estão atentas para esse recurso e trabalhando nesse sentido para obter mais acessos e melhores posicionamentos nos mecanismos de busca.
Com atualizações de conteúdo constantes você poderá fazer com que seu site atraia seu cliente ideal produzindo conteúdos e materiais ricos voltados para ele.
Mais adiante nesse guia abordaremos esse tema e você verá como isso pode ser feito de maneira efetiva trazendo retorno certo para a sua Marca.
Além dos formatos já mencionados (Lojas Virtuais, Blogs, Sites Corporativos) existem os Hotsites normalmente de uma única página que são sites voltados para divulgação de um evento, venda de ingressos, ou de um produto específico, assim como as Landing Pages, que são páginas de captura de dados indicadas para construção de sua Base de Leads que normalmente oferecem algum tipo de Material Rico, como "moeda de troca" pelos dados do usuário. As Landing Pages são um recurso indispensável em uma estratégia de Marketing Digital.
Apesar de existirem formatos diferentes de sites para diferentes objetivos de marca, existem características comuns que qualquer projeto deve ter se tiver o objetivo de ter sucesso.
Alguns desses aspectos são fundamentais:
Responsividade: ser adaptável a diferentes tamanhos de tela (PCs, Notebooks, Tablets, Celulares). Esse aspecto oferece uma melhor experiência para seus visitantes e em consequência é valorizado pelos mecanismos de busca.
Otimização: vamos falar muito desse aspecto pois ele terá importância em várias fases do seu projeto. Essa técnica envolve uma série de configurações em seu site para atrair o vistante certo para a sua página.
Pesquisa de palavras-chave: é umas etapas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para os mecanismos de busca) irão permear cada fase do seu Projeto.
Seus clientes irão pesquisar nos mecanismos de busca e seu objetivo será que eles encontrem a sua marca.
Otimização de palavras-chave: é necessário estar constantemente atualizado sobre as atualizações dos Mecanismos de Busca (Google,Yahoo, Bing, etc...).
Você deverá pesquisar e encontrar as palavras-chave alinhadas com sua Marca que oferecerão a chegada de mais visitantes ao seus site.
Escaneabilidade:
Esse é outro aspecto extremamente valorizado pelos mecanismos de busca e ele consiste na organização hierárquica dos menus priorizando itens de maior importância e oferecendo uma melhor experiência de navegação.
Esses são apenas alguns dos fatores que os mecanismos consideram importantes na hora de indexar os sites na internet.
Quais são as opções técnicas para desenvolver seu Projeto?
Existem hoje várias tecnologias criadas para facilitar o desenvolvimento de um site, loja ou blog, cada vez mais fáceis de usar e oferecendo a cada dia um resultado melhor.
Cada grande empresa de hospedagem tem sua própria ferramenta que chamam de “construtor de sites”. Algumas delas bem intuitivas e com bons resultados finais, como já dissemos.
Existem ainda os CMS’s (content management systems), ou gerenciadores de conteúdo, ferramentas de código aberto onde você encontra Templates (modelos) prontos sendo necessário somente fazer algumas alterações para adaptar a Identidade Visual de sua Marca.
E aqui estamos falando de qualquer tipo de Projeto: lojas virtuais, sites corporativos e blogs. Existem hoje uma infinidade de boas opções.
Algumas delas se adaptam perfeitamente a qualquer objetivo e em nada deixam a desejar a Projetos exclusivos, “programados do zero”.
Sim, concordamos que é tentador fazer tudo sozinho, mas lembre-se que os programadores desenvolvedores de projetos para web dominam técnicas que farão toda a diferença em vários quesitos:
- Performance
- Responsividade
- Experiência do Usuário
- Otimização
- Equilibrio
- Recursos
Vamos apresentar algumas opções sem qualquer julgamento em particular, porém você deve imaginar que algumas delas são sim mais amigáveis, outras nem tanto. O que certamente é ponto comum entre elas é que se você desejar obter mais performance e resultados certamente terá que recorrer a ajuda de um profissional da área.
Provedores que oferecem Construtores de sites:
- UolHost
- Kinghost
- Hostgator
- Locaweb
Gerenciadores de Conteúdo (CMS):
- Wordpress: O mais utilizado CMS. Simples de administrar e com uma infinidade de plugins para instalação. Requer pouco conhecimento em programação.
- Joomla: Oferece maior flexibilidade quando são necessárias alterações de maior complexidade porém requer um pouco mais de conhecimento técnico.
- Drupal: É o CMS mais robusto e permite produzir projetos mais elaborados porém, dentre todos, é o que mais necessita de conhecimento técnico em programação para operá-lo.
Plataformas para Gerenciamento de Lojas Virtuais:
- Loja Integrada (plataforma)
- VTex (plataforma)
- Woocommerce: plugin integrado ao wordpress para criação de lojas
- VirtueMart: componente do Joomla para lojas virtuais. O pacote completo contempla plugins, módulos e etc...
- Magento: CMS específico para lojas virtuais completo e gratuito
- Tray (plataforma)
- CiaShop (plataforma)...
Esses são apenas alguns exemplos em um post de nosso blog relacionamos 33 possibilidades.
Website no Ar
Agora é hora de gerar acessos e começar o relacionamento com sua audiência. Recomendamos que qualquer tipo de Projeto tenha uma cessão de Blog. Os Posts de Blog serão responsáveis por gerar engajamento com seu público.
Você deve pensar: “Eu tenho uma loja, não faz sentido ter um Blog.”
Faz todo o sentido e fará com que seus clientes se tornem ainda mais fiéis aos seus produtos. Você poderá produzir conteúdos falando sobre as vantagens e características de seus produtos e essa prática sendo bem planejada atrairá tráfego para a sua loja.
Como medir os acessos do seu site, blog, ou loja virtual?
Existem muitas ferramentas que você pode utilizar para mensurar seus resultados de tráfego, visitantes, etc... Sem dúvida a mais utilizada é o Google Analytics.
Fazendo um cadastro no Analytics você receberá um código de monitoramento gerado pela ferramenta que irá lhe fornecer relatórios detalhados sobre:
- Usuários;
- Sessões;
- Taxa de Rejeição;
- Duração da Sessão;
- Relatórios Geográficos;
- Comportamentos;
A Ferramenta é extremamente completa e com ela você poderá acompanhar o progresso de cada etapa da sua Jornada Digital.
Marketing de Conteúdo:
Envolva seus visitantes com conteúdo de valor.
Lembre-se dos seus objetivos. Você está tentando atrair audiência. Você precisa ser notado como Autoridade em seu ramo de atividade de alguma forma.
E qual a melhor maneira de atrair visitas para o seu site produzindo conteúdo?
A reposta é “produzindo conteúdo de valor, relevante, que de algum modo ofereça uma solução para quem está buscando por ele.
Pense no seguinte cenário:
Seu filho quer comprar uma camiseta de um Anime para ir a um evento.
Existe alguma loja no seu bairro ou próximo a ele que comercialize algo tão específico?
Então, como você vai fazer para encontrar esse produto?
Isso mesmo. Você irá digitar: “camiseta anime X” em um buscador, ou algo semelhante. Da mesma forma seus visitantes chegarão ao seu site. Buscando por algo que você oferece, entende e é uma autoridade no assunto.
Então digamos que você seja dentista e está ingressando no ambiente digital. Você montou seu site utilizando um CMS como o Wordpress ou Joomla, por exemplo. Você colocou umas imagens bem atrativas e seu site está muito bonito.
Você configurou o código do Google Analytics no seu site e passou a monitorar os acessos diariamente e não está satisfeito com os resultados.
Pense... Um site tão bonito e ninguém está visitando. Você se esforçou tanto e não está tendo resultados.
Agora coloque-se no lugar do seu cliente. Ele está precisando de um tipo de tratamento específico e existem dois métodos diferentes de ser tratado. Ele precisa tomar uma decisão quanto a isto mas não tem conhecimento técnico para decidir.
Ele é leigo, você é o especialista. Ofereça a ele a solução.
Produzindo Conteúdo Relevante
Agora imagine se no Blog do seu site você tivesse postado:
“As melhores formas de tratar o problema ”y” - vantagens e desvantagens de cada método”
É isso. Quando nosso personagem fosse pesquisar pelo Assunto o buscador exibiria o seu site.
Os buscadores estão em constante atualização com o objetivo de sempre mostrar o melhor resultado para quem está fazendo a pesquisa. Simples assim?
Nem tão simples assim. Você precisa saber como os buscadores chegam a determinado resultado para que o seu conteúdo seja rankeado melhor que o do seu concorrente.
Nós já falamos disso. Isso é SEO, otimização para fácil localização pelos mecanismos de busca.
Como nós já dissemos as aplicações corretas das técnicas de otimização serão necessárias em cada fase do projeto.
A conclusão é que de nada adianta ter um bom conteúdo que solucione o problema de alguém se essa pessoa não irá encontrá-lo.
São vários fatores que influenciam para um conteúdo rankear bem nos mecanismos de busca. Alguns fatores são bem fáceis de otimizar, como por exemplo ter um título bem estruturado que deverá necessariamente não ser nem muito longo nem muito curto e ainda assim deve ser claro quanto a solução que está oferecendo e o assunto que será abordado.
Mas ainda existem fatores não visuais que são levados em consideração pelos buscadores. Como as tags html, por exemplo, em particular “title” e “alt” nas imagens e “h1” nos títulos.
Além disso seu texto deverá ter uma boa escaneabilidadeque é a forma como ficam dispostas as orações que deverão ser fáceis de identificar em sua hierarquia. Utilizar o recurso de listas também é bem visto. Os parágrafos não devem ser muito longos com blocos de textos cansativos de ler.
Palavras-chave
Ainda sobre ser encontrado nas pesquisas dos Mecanismos de Busca, você precisará fazer uma boa pesquisa depalavras-chave.
Nessa fase você poderá utilizar os próprios buscadores pesquisando palavras que possam ser pesquisadas quando alguém procurar pela solução que você está oferecendo em seu artigo mas poderá utilizar outras ferramentas disponíveis como o objetivo de saber qual palavra-chave oferece uma melhor oportunidade para o seu rankeamento.
Existem dois tipos de palavras-chave:
Head-Tails:
São palavras-chave mais genéricas e mais difíceis de rankear.
Um exemplo: “bike”
Pense em quantos sites, blogs, lojas virtuais já setaram em seus códigos a palavra-chave “bike”.
Long-Tails:
São palavras-chave mais específicas e mais fáceis de rankear.
Seguindo o mesmo exemplo: “bike Speed Specialized Aliez Elite”
Com um tipo de pesquisa mais específico você excluirá muitos resultados indesejados. Você está procurando por um tipo específico de bike, quer excluir mountain-bike, bikes para crianças, enfim, você quer encontrar uma marca e tipos específicos de bicicleta.
Fazendo um rápido resumo você produzirá conteúdos que resolvam os problemas e dúvidas do seu visitante segmentado para o seu público, sua persona.
Você fará otimizações de seus posts visando ser localizado nas pesquisas com maior facilidade e visando oferecer uma boa experiência para a pessoa que lerá o seu artigo além de prender a sua atenção ficando por mais tempo no seu site.
Outros fatores que favorecem sua autoridade na web e são essenciais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo são os links.
Link Building:
Essa técnica de SEO quando bem aplicada favorece muito o ranqueamento do seu Projeto e consiste em referenciar através de links outros sites e receber links de sites para os seus conteúdos.
Ocorre que, como em tudo que já foi dito, a técnica delink building quando não for bem aplicada pode destruir sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Mais uma vez neste ponto mencionamos os mecanismos de busca cuja função principal é oferecer a quem está fazendo a pesquisa o resultado mais relevante possível. Isso quer dizer que se em seu conteúdo você estiver apontando links para sites que não são bem vistos seu site não será bem visto. Da mesma forma que se um site que não é bem visto estiver apontando links para o seu site seu site não será bem visto.
Então busque embasar sua estratégia de link building na relevância do conteúdo.
Faça isso apontando seus links internos para sites notadamente relevantes que oferecem conteúdo de valor.
Monitore sempre os sites que estão apontando links para o seu. Existem ferramentas específicas para esse fim. O Google Analytics pode ser usado inclusive.
Caso você encontre links de sites não relevantes ou até de reputação suspeita configure para que não seja considerado o apontamento.
Como você viu, cada passo da estratégia de Marketing de Conteúdo é importante e deve ser constantemente monitorada. Considere o fato de fazer atualizações de seus conteúdos antigos já postados, monitorando os desempenhos e alterando sempre que necessário.
Produza conteúdos originais. Os mecanismos de busca não gostam de cópias.
A seguir vamos listar algumas ferramentas que utilizamos aqui na Anylinks para nos ajudar na Produção de Conteúdo. São ferramentas que, se forem bem utilizadas, serão de grande utilidade para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Ferramentas Úteis:
- Über Seggest - palavras-chave;
- Google Analytics - métricas;
- Semrush - palavras-chave, métrica, análise de concorrência;
- Screaming Frog - Técnico;
- Google Search Console - links, métrica;
- Buzz Sumo - análise de concorrência;
- Google Developers (Page Speed Insights) - Técnico ;
- MOZ - palavras-chave, técnico;
- Google Keyword Planner - palavras-chave;
Utilize as Ferramentas da lista acima para melhorar ainda mais a performance de sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Uma última dica mas não menos importante:
Frequência:
Considere uma boa análise de frequência de seus posts. Aqui não existe fórmula. É preciso testar e medir. Cada público reage de uma forma com relação a frequência das postagens e o que funciona bem para um Projeto pode não funcionar para outro. Sugerimos que comece com um post semanal e avalie a performance. Aumente para dois posts por semana caso o engajamento não seja satisfatório, retorne a frequência anterior.
Somente um aspecto deve ser considerado regra com relação a frequência, mantenha sempre seu público alimentado com conteúdo, se for bom um post semanal, mantenha sempre um post por semana sem interromper o fluxo.
Redes Sociais
Esteja presente com sua Marca onde seus potenciais clientes estão.
Você já desenvolveu seu site com um design agradável de acordo com a identidade visual de sua empresa e já está produzindo conteúdo relevante direcionado ao seu público, mas ainda não tem tido bons resultados com relação a quantidade de acessos...
Então está na hora de pensar em divulgar a sua marca onde todos estão. Isso mesmo, nas redes sociais. Cerca de 90% dos usuários de internet na faixa de idade dos 18 aos 29 anos usam algum tipo de mídia social e 75% acessa via algum dispositivo móvel. O porcentual vai caindo com o aumento da idade, mas não deixa de ser expressivo: mesmo acima dos 65 anos, 43% marca presença nas redes sociais.
Até aqui foi dito várias vezes que é de extrema importância estar sempre focado em direcionar seu conteúdo e o seu Projeto Web como um todo para o seu público e com relação as Redes Sociais não é diferente. As opções não são poucas e, dependendo do seu ramo de atividade a opção por uma, ou outra, certamente fará toda a diferença.
Tendo isso em vista é necessário um Planejamento criterioso, uma análise detalhada sobre em qual ou quais redes sua marca poderá atingir melhores resultados.
1- Considere seu Negócio:
Sua marca certamente precisará de pelo menos uma pessoa para administrar as Redes Sociais, responder comentários e dúvidas de seu público, fazer postagens de conteúdo e elaborar materiais gráficos com imagens que façam sentido.
2 - Avalie seu Público:
Faça uma pesquisa junto aos seus clientes. Saiba onde ele está. Quais são seus interesses, quais as redes que ele mais acessa, o que mais pesquisa. Respondendo a essas perguntas você poderá decidir em quais redes sua marca estará e quais os conteúdos deverá postar, satisfazendo assim as necessidades de seu público, criando relacionamento e engajamento para a sua marca.
3 - Conheça todos os Canais:
Avalie criteriosamente qual ou quais as redes irão trazer mais autoridade e retorno a sua marca. Existem redes mais visuais, outras mais voltadas ao conteúdo, outras mais profissionais, enfim as opções são muitas.
PRINCIPAIS REDES SOCIAIS:
Segundo pesquisa realizada pela Rock Content 92,1% das empresas brasileiras está presente nas redes sociais e 60,1% as avalia como muito importantes para sua estratégia.
Veja o gráfico resultante dessa perquisa:
Facebook:
Como você pôde ver o Facebook é, sem sombra de dúvida, a maior rede social da atualidade. Com mais de 1 bilhão de usuários registrados, ela também é a rede social mais usada no Brasil.
Quando falamos de marketing no Facebook, falamos das fanpages - ou páginas corporativas. Nada de usar seu perfil pessoal. Os perfis possuem características que limitam o alcance além de limitar a possibilidade de mensuração dos resultados.
O Facebook é uma rede social perfeita para criar comunidades e gerar discussões e engajamento com seu público. Ele é muito usado como uma forma de atendimento ao consumidor, por isso sempre dê muita atenção ao que seus seguidores estão falando sobre a sua marca na sua página.
Diante desse cenário torna-se praticamente uma obrigação que todas as Marcas se façam presentes nessa rede social. Além de oferecer uma audiência gigantesca e impossível de ignorar o Facebook com o passar do tempo foi oferecendo mais e mais ferramentas para que as Marcas pudessem usufruir do seu poder de alcance.
O Facebook em seu aspecto orgânico oferece inúmeras possibilidades de divulgação.
- Você pode criar grupos ligados a sua marca;
- Promover seus posts enriquecendo sua estratégia de conteúdo;
- Atrair seu público interagindo diretamente com ele e fortalecendo a sua marca;
- Divulgar eventos envolvendo sua audiência;
As opções de postagens no Facebook também são uma das suas fortes características oferecendo formatos como:
- Vídeo
- Texto
- Imagem
- Múltiplas Imagens
Por tudo isso recomendamos a presença no Facebook a empresas de qualquer nicho de mercado, o retorno é certo.
Instagram:
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce atualmente. Seu poder de engajamento é uma ótima arma para as marcas e muitas já se fazem presentes na rede visual.
A rede foi adquirida pelo Facebook e conta com toda a estrutura para anúncios pagos por exemplo. Dependendo do nicho de mercado algumas Marcas inclusive já destinam uma maior parte de seu investimento em Marketing Digital ao Instagram, maior até que comparado ao Facebook.
Com um bom planejamento é possível fazer uma estratégia altamente escalável no Instagram gerando um ótimo retorno.
Assim como no Twitter uma boa estratégia de uso das hashtags pode fazer toda a diferença quanto ao desempenho de sua conta de marca no Instagram.
Twitter:
O Twitter tem a peculiaridade de ser uma rede mais rápida que requer objetividade principalmente pela limitação no número de caracteres dos posts.
No Twitter o uso das hashtags é de extrema importância, porém como já dissemos nada pode ser excessivo.
Para quem trabalha com informação o Twitter é extremamente importante e, como já reforçamos a importância dos blogs e das estratégias de Marketing de Conteúdo, o Twitter pode ser um ótimo aliado na divulgação de seus posts de blog.
Linkedin:
O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo com mais de 470 milhões de usuários registrados. Um dos pontos positivos do Linkedin é o recurso dos grupos que se tornam ótimos locais de discussão e consequentemente divulgação de conteúdo podendo ser muito útil em sua estratégia.
Google Plus
A rede social do Google não decolou, apesar desse fato ele não deve ser menosprezada justamente por ser do Google, isto é, sendo utilizada em conjunto com estratégias ligadas a outras ferramentas pode sim trazer bons resultados.
O Pinterest é uma rede voltada para conteúdos visuais contemplando ramos como o design seja ele gráfico, moda, móveis e etc... por ser apreciada por um público segmentado e especializado oferece um bom engajamento.
Youtube
Outra rede do Google, o Youtube é lider no segmento de vídeos e se tornou a Rede Social dos “Influencers”. É possível obter ótimos resultados postando conteúdo no Youtube principalmente se o seu nicho tiver relação com a área de educação.
Snapchat
Snapchat é uma Rede mais voltada para o público jovem logo se esse é o seu público pode ser bem produtivo pensar em uma estratégia de presença na rede.
Abaixo algumas sugestões de Ferramentas úteis para utilizar em sua estratégia nas Redes Sociais:
- Cyfe: Excelente ferramenta para mensurar seu desempenho nas redes sociais.
- Hootsuite: ferramenta que pode ser utilizada de várias formas incluindo postagens monitoramento e mensuração.
- Canva: Ótima ferramenta para criação de Posts para as redes sociais que ajuda muito quem não tem experiência com ferramentas mais complexas para criação de peças gráficas.
- Adobe Spark: permite a criação de vídeos de forma simples para quem não domina ferramentas mais complexas.
- Grablr: pode ser muito útil em estratégias para o Instagram pois permite postagens otimizadas via Desktop inclusive com a possibilidade de programação de posts.
Google Adwords
Utilize os Links Patrocinados a favor da divulgação da sua Marca.
Depois de fazer tudo certo desde o planejamento você certamente deve ter avaliado várias vezes o desempenho de sua Jornada Digital.
Vários aspectos devem ser considerados neste momento.
Os mecanismos de busca costumam levar um certo tempo para indexar as páginas tanto é verdade que a idade dos domínios também é um fator de rankeamento.
Então nesse caso é natural que os resultados nos primeiros meses ou até anos não seja exatamente o esperado.
Veja, estamos fazendo uma análise genérica de um cenário ideal ,ou seja, um projeto bem planejado e executado de forma quase perfeita desde o início com técnicas de SEO bem aplicadas e ainda assim a chegada de visitantes não é a esperada.
Nestes momentos lançar mão de recursos pagos é mais que normal, é necessário. Afinal seu concorrente está anunciando.
A ferramenta para anúncios do Google, o Adwords, é ideal para promover a atração do público certo para o seu site, afinal seu cliente já está lá pesquisando pela solução que você está oferecendo.
É bem simples de entender. A pessoa que está procurando por uma determinada solução que você oferece digita a palavras-chave que você configurou em seu conteúdo mas o seu site não aparece pois existem conteúdos mais relevantes para serem mostrados ou seu site é ainda muito novo e não escalou as páginas de pesquisa.
Agora imagine que você está promovendo uma campanha de Adwords. Isso mesmo quando ele estiver pesquisando, sua empresa aparecerá no topo como primeira opção seguindo alguns critérios de segmentação é claro pois existem milhares de anunciantes.
Alguns objetivos de anúncios no Google Adwords:
- Atrair visitantes para o seu site;
- Atrair pessoas próximas;
- Ligações para a sua empresa;
- Aparecer nas pesquisas.
O Google Adwords é uma ferramenta extremamente útil em qualquer das fases de sua Jornada Digital.
Não se iluda não é uma ferramenta simples e requer um profissional experiente para que sejam feitas as opções certas quanto a palavras-chave e segmentação.
Aqui na Anylinks nós recomendamos as campanhas de Adwords e sempre entregamos bons resultados aos nossos clientes mas já vimos vários casos em que o clientes optam pelo “voo solo” e, logicamente, os resultados obtidos ficam bem longe do esperado.
Normalmente nesses casos o anunciante costuma achar que a ferramenta não entregou o esperado mas não é verdade.
Feitos os ajustes certos os resultados começam a aparecer.
Existem empresas que se dedicam exclusivamente a oferecer o serviço de Google Adwords.
Não perca de vista que certos cortes no orçamento são enganosos e pensar em economia em pontos estratégicos de uma campanha pode sim tornar-se no fim das contas um desperdício de recursos e oportunidades.
No Adwords você pode começar suas campanhas com orçamentos bem modestos e mensurar os resultados fazer pequenos ajustes necessários e mensurar novamente.
Quando os resultados reais começarem a chegar você pode ir aumentando seu investimento de acordo com os seus objetivos.
O Google AdWords mostra quantas pessoas viram seus anúncios e qual porcentagem delas clicou para acessar seu website ou ligar para sua empresa. Com as ferramentas de acompanhamento, é possível até ver as vendas reais que seu website está gerando como resultado direto de seus anúncios.
“Faça com que sua empresa seja encontrada no Google quando potenciais clientes estiverem pesquisando sobre o que você oferece.”
Facebook ADS
Use o poder dos Anúncios no Facebook para turbinar sua estratégia.
O Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários em Junho de 2017
O Brasil é o terceiro país com maior número de contas ativas no Facebook .
- 67% utilizam o Facebook todos os dias
- 92% acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês
- 22 minutos é o tempo em média que as pessoas gastam por dia no Facebook
- 13h até 15h é o pico dos acessos no Facebook em dias de semana
Por que as empresas utilizam o Facebook?
- 83% Visibilidade Online
- 63% Interação com o público
- 11% O concorrente também utiliza
- 5% Outros motivos
Depois de avaliar todos esses dados é possível afirmar com total segurança que independente de qual seja seu ramo de atividade seu cliente está no Facebook.
É possível fazer anúncios no Facebook de várias formas. Para aqueles que estão mais familiarizados, com certeza já devem ter visto o botão “impulsionar publicação”, que é a forma mais simples e rápida de anunciar, porém essa é forma mais limitada pois não oferece muitas possibilidades de segmentação e nunca perca esse pequeno detalhe de vista: a possibilidade de segmentar seus anúncios é a maior arma que o Facebook oferece aos seus anunciantes.
Imagine que você tem uma pizzaria e queira divulgar seu maravilhoso cardápio.
Qual é seu público? Pessoas que moram a mais de mil quilômetros de distância? Ou talvez, adolescentes que não têm poder de decisão de compra? Com a segmentação do Facebook você poderia, por exemplo, direcionar seus anúncios para pessoas num raio de dez quilômetros de sua pizzaria.
Agora imagine que você tem um e-commerce onde expõe produtos exclusivos para venda e pode vender para o mundo inteiro. Pense na forma como poderia segmentar seus anúncios direcionando para quem tem poder de compra, por sexo, idade, profissão e até renda.
O que o Facebook oferece de mais poderoso é informação sobre sua rede. Ele sabe seu sexo, suas preferências, onde você mora, se pratica esportes, se gosta de ler e muito mais.
Agora que já sabe do poder dos anúncios no Facebook, vamos as opções.
Com os anúncios no Facebook você define seu objetivo, público, posicionamento, o orçamento de sua campanha, ou seja, quanto pode gastar e como ele será, uma imagem, um vídeo, texto, com produtos, formulário de cadastro, enfim as possiblidades são muitas.
Toda essa estrutura que o Facebook oferece, todas essas possibilidades num primeiro momento podem parecer confusas.
Para que tudo fique mais claro veja abaixo uma tabela completa onde relacionamos os tipos de anúncios aos objetivos de anúncios...
Com toda a estrutura que o Facebook disponibiliza aos seus anunciantes torna-se praticamente obrigatório em dado momento de um projeto se fazer algum tipo de campanha na plataforma de anúncios.
Os resultados são excelentes tanto no que tange a atração, quanto ao relacionamento e conversão do seu público em leads.
Em determinada fase, por exemplo, dependendo do tipo de Projeto você pode fazer anúncios de formulários onde você oferece um material rico solicitando os dados de quem estiver interessado em sua oferta que já vem pré-preenchido em um formato muito elegante.
Se seu público costuma navegar mais frequentemente via mobile você pode criar um canvas que é um tipo de anúncio interativo muito interessante onde você inclui vídeo, imagens textos com links de ofertas.
Com o grupo de anúncios em uma campanha de anúncios você pode publicar um mesmo anúncio para dois segmentos diferentes ou ainda enviar anúncios diferentes para um mesmo segmento de público com o objetivo de ver o que funciona melhor e aplicando filtros de refinamento obtendo uma performance cada vez melhor.
Outro recurso extremamente útil é Pixel do Facebook, um trecho de código que você pode inserir em qualquer página do seu site para obter informações de interesses de seus visitantes e com isso criar campanhas direcionadas para aquele público específico.
Mesmo que a Estrutura de Campanhas do Facebook pareça um pouco confusa num primeiro momento acredite, vale muito a pena dedicar um pouco de tempo fazendo testes com os anúncios no Facebook pois os resultados são bem produtivos.
Na sequencia você verá um quadro de como funcionam as hierarquias nas Campanhas do Facebook.
Então. Como funcionam as configurações e as estruturas de Campanhas do Facebook?
O Facebook disponibiliza aos seus anunciantes duas ferramentas para gerenciamento de campanhas:
O Gerenciador de Anúncios e Power Editor e existem diferenças sutis entre eles. Coincidentemente hoje foi anunciada a unificação das duas ferramentas. Vamos aguardar o resultado.
Existe uma hierarquia entre as possibilidades e criação de campanhas conforme você pode ver na imagem.
No primeiro nível estão as campanhas, abaixo os conjuntos de anúncios ligados a elas e no último nível o anúncio propriamente dito. Uma campanha contém um ou mais anúncios e conjunto de anúncios e é nesse nível que você estabelece os objetivos de sua campanha, dessa forma torna-se mais simples medir o desempenho dos anúncios e conjunto de anúncios e otimizá-los se for necessário.
Um conjunto de anúncios contém um ou mais anúncios e você pode estabelecer um orçamento, público, posicionamento e uma programação para veiculação dos seus anúncios.
No último nível está o anúncio, onde você definirá a sua aparência. A possibilidade de criar vários anúncios em um conjunto de anúncios permite a otimização com base nas variações de imagens, vídeos, links e posicionamento, ou seja, onde ele será veiculado.
Baseado na hierarquia criada pelo Facebook é aconselhável que se crie um tipo de campanha com objetivos específicos. Por exemplo, uma campanha para geração de cadastros, cliques no site ou curtidas na página. Depois de acompanhar o desempenho será possível promover alterações otimizando e maximizando os resultados.
Para cada objetivo que o Facebook oferece sua campanha poderá performar de uma maneira, portanto defina seu objetivo com sabedoria.
SEO - Search Engine Optimization
Otimize seu conteúdo para ser localizado com mais facilidade pelos seus clientes.
Vamos falar agora de uma técnica que permeia todo o processo.
SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que, aplicadas aos projetos web, sites, blogs, lojas virtuais, objetivam melhorar o posicionamento nos rankings de pesquisa dos buscadores (Google, Yahoo, ASK, Bing, etc...)
Desde o princípio temos dito que é de extrema importância que sua Marca esteja onde os seus possíveis clientes estão.
Sabemos que nós mesmos, quando temos uma dúvida recorremos ao Google, por exemplo.
Mas vamos usar um exemplo prático. Para isso imagine o seguinte cenário:
O final de ano chegou e para a festa de confraternização de sua empresa foi organizado o famoso “Amigo Secreto”.
O sorteio foi realizado e você tirou seu chefe. Que sorte não?
Apesar da relação diária com ele você não conhece seu chefe profundamente e não faz a mínima ideia de qual presente deverá comprar e não quer cometer nenhum tipo de equívoco escolhendo algo que não seja apropriado.
Então você recorre ao quadro de sugestões e vê que ele colocou como sugestão “cervejas especiais”.
Nesse momento você percebe que sua situação se agravou pois você não bebe e não tem nenhum conhecimento sobre o assunto.
Agora pense. Você tem uma dúvida, um problema que precisa resolver. Então qual a maneira mais simples de solucionar o problema?
Isso mesmo. Como dizem: “dá um Google”. Não é mesmo?
Você abre o seu navegador e digita sua dúvida de forma específica ou genérica, isto é, você pode simplesmente pesquisar “cervejas especiais” e os resultados da pesquisa podem lhe oferecer opções em qualquer lugar, ou então você pode, por exemplo, digitar “cervejas especiais em Florianópolis.” e restringir os resultados a sua região.
É dessa forma que os buscadores funcionam. Mostrando o resultado que melhor se aplicam a dúvida de quem está pesquisando.
Transfira o contexto deste exemplo para a sua Marca e se pergunte:
Quantas pessoas neste exato momento podem estar procurando pela sua solução?
Agora Responda: ELAS IRÃO ENCONTRÁ-LO?
Agora vamos tentar entender como você pode fazer para que sua marca tenha um bom posicionamento.
Se você quiser atrair seu público, como já dissemos, existem várias maneiras como ter um site bem elaborado, produzir conteúdo de qualidade e relevante voltado para a solução dos possíveis problemas de sua Persona, ter uma boa presença nas Redes Sociais onde seu público está e otimizar seu conteúdo de forma geral de forma que, quando sua persona estiver buscando sua solução, você seja encontrado.
O primeiro aspecto que você deve saber é que o Google considera mais de duzentos fatores para o posicionamento dos sites.
Alguns deles:
- Relevância do Conteúdo;
- Autoridade da Página;
- Autoridade do Domínio;
- Confiabilidade;
- Velocidade de Carregamento;
- Responsividade;
- Certificados SSL/HTTPS;
- Palavra-chave;
- Usabilidade;
- Arquitetura;
- Semântica;
- Tags HTML;
- Otimização de Imagens;
- Parágrafos Curtos;
- Escaneabilidade;
- Títulos;
- Intertítulos;
- Qualidade de links externos;
- Palavra-chave na URL;
- Sitemap...
Como você vê pelos termos técnicos utilizados é necessário um bom conhecimento que possibilite promover uma otimização de forma segura e confiável. Aconselhamos a contratação de um profissional com larga experiência na área ou Agência especializada para que sua Marca possa atingir os resultados esperados performando com segurança.
Podemos assegurar que todas essas otimizações necessárias seguramente trarão bons resultados para a sua Marca entregando autoridade e atraindo público qualificado para o seu projeto.
Lembrando que, como já dissemos no início deste capítulo, o trabalho de otimização em SEO é necessário em praticamente todas as etapas do projeto, e é parte fundamental no processo de atração de sua Persona.
Um bom profissional poderá detectar onde os problemas de mau rankeamento estão ocorrendo, se for o caso e corrigí-los rapidamente.
Veja que por vezes a otimização de um pequeno detalhe faz toda a diferença na performance de um projeto.
E-Mail Marketing
Promova um relacionamento positivo e duradouro com sua audiência.
Note que até agora estamos falando sobre formas de atrair seu cliente ideal.
Apesar de existir um certo relacionamento entre sua Marca e sua Persona promovido através das Redes Sociais, da Produção de Conteúdo relevante e da Captura de Dados através de Landing Pages que devem ser publicadas oferecendo Materiais Ricos em troca de dados, você ainda necessita de mais informações e de entender de forma mais efetiva o problema de sua persona para que possa então, oferecer a melhor solução.
Nessa etapa é essencial lançar mão do recurso do E-Mail Marketing.
Depois que você coletou os dados de sua Persona, e-mail, nome, telefone, profissão. Depois que você já sabe quais os materiais pelos quais ele/ela demonstrou interesse, você já pode entender melhor o que ele precisa. É hora de oferecer conteudos mais densos para que sua Persona entenda que a sua solução pode realmente resolver o seu problema.
Em seguida com mais dados coletados você já pode avaliar se sua Persona se encontra no estágio de compra ou de contratação.
Agora você já montou sua BASE de LEADS e pode nutrí-la com mais materiais ricos conduzindo sua Persona através da Jornada de Compra.
Como já dissemos o e-mail marketing é vital nessa etapa. Campanhas de e-mail marketing, bem planejadas elaboradas e executadas deverão trazer ótimos resultados para todo o esforço que você começou a empreender desde o princípio de sua Jornada Digital.
Não se engane, essa etapa não é menos delicada que as demais. Não basta selecionar uma lista de contatos e oferecer seus serviços ou produtos.
Lembra-se de que estamos, desde o início, falando de Inbound Marketing ou, Marketing de Atração, isto é, foi o cliente que o procurou para solucionar o problema dele e é ele que irá concluir que a sua solução é adequada e tomará a decisão.
Também na etapa de relacionamento diretamente com sua Persona é necessário estar atento para uma série de aspectos para não comprometer o resultado de todo o processo.
Você precisará utilizar uma boa ferramenta de envio, configuração e segmentação de campanhas, além de ter que observar uma grande quantidade de “boas práticas” para que sua estratégia seja realmente efetiva e entregue os resultados desejados e planejados.
Existem Agências especializadas nesse serviço que certamente ajudarão nessa etapa.
E quais são os fatores que você deve dar atenção na fase de relacionamento através de E-mail Marketing com sua base de leads?
Em primeiro lugar são necessários cuidados com relação a Estrutura de suas campanhas. Vejamos alguns deles:
Estrutura de Campanhas:
1. Personalize:
Não esqueça que sua identidade visual vai muito além de uma simples logo. Procure passar sempre sua identidade visual em suas campanhas.
Quando alguém recebe um e-mail gosta de identificar rapidamente de onde vem a mensagem, essa prática cria uma relação de confiança e empatia com seu lead.
2. Linha de Assunto:
Pode parecer menos importante este item mas nãos e engane. Lembre-se que você só abre um e-mail se o assunto lhe interessa. Procure ser breve e direto. Deixe bem claro sobre o que se trata instigando a curiosidade do destinatário.
3 -Design:
Design é fundamental.
Já falamos sobre a personalização, mas o design vai além. Crie um cabeçalho atraente de acordo com a identidade visual da sua marca, coloque sua mensagem no corpo escolhendo as fontes com cuidado, inserindo listas e bullets e não esqueça de colocar um CTA que irá levar seu contato para sua Landing Page.
Tenha um rodapé que acompanhe a mesma linha do seu cabeçalho com os dados da sua empresa.
4. Remetentes:
E-mails enviados com remetentes reais tem melhores taxas de abertura. Seu contato quer saber com quem está falando. Isso transmite mais confiança.
5. Sua Marca:
Já falamos de Design e Identidade visual no e-mail. Dentro deste contexto obviamente está a sua logomarca.
6. Texto:
Seu contato não tem tempo a perder, então seja breve e direto. Fale somente o que for necessário e deixe clara sua mensagem.
7. Imagens:
Não deixe de colocar imagens. As imagens reforçam a mensagem que você quer passar e tornam sua campanha mais elegante.
Escolha imagens que ofereçam uma boa experiência e tenham uma relação com o contexto da mensagem.. Sempre que possível inclua links nas imagens e não esqueça do texto alternativo visto que muitos provedores bloqueiam imagens.
Lembre-se, não coloque apenas uma imagem com link, provedores como o Gmail por exemplo, bloqueiam imagens.
Tenha sempre um bom texto tanto sobre sua oferta quanto para substituir as imagens.
8. Redes Sociais:
Inclua links para as suas páginas nas redes sociais e botões de compartilhamento.
9. Descadastramento:
Lembre-se sempre de colocar o link para descadastro de sua lista, afinal quanto melhor for seu mailling mais chances de converter você terá.
10. Não envie SPAM:
Nunca importe listas para a sua base de leads. Utilize somente subscribers que autorizaram o recebimento de suas mensagens. De nada adianta ter uma grande quantidade de assinantes que não irão abrir ou pior que irão marcá-lo como spam. Evite fazer parte de uma blacklist.
De forma mais visual a estrutura de suas campanhas deverá ter uma aparência semelhante a do infográfico abaixo:
Resumo:
- Cabeçalho com a logomarca de sua empresa.
- Título do artigo ou do material rico oferecido>
- Imagem que remeta ao contexto da mensagem.
- Listas relacionando os tópicos tratados no e-mail.
- Texto claro e resumido sobre o tema.
- CTA - Chamada para ação em destaque com link para o material oferecido ou o artigo está sendo divulgado.
- Rodapé com informações sobre a empresa e redes sociais e link para descadastramento ou atualização de dados cadastrais.
Disparo:
- Segmentação: Faça uma segmentação de seus contatos por tipo de interesses e certifique-se que sua campanha será enviada para o destinatário que tem maiores chances de conversão para o material enviado.
- Calendário: Faça um planejamento minucioso do envio buscando melhor data e horário para o disparo da sua campanha. Pense bem em que momento será mais conveniente para o seu contato abrir o seu e-mail.
- Concorrência: Assine algumas listas dos seus concorrentes mais fortes e saiba como eles trabalham suas campanhas. Sempre podemos aprender com a concorrência.
Experiência do Cliente
A Necessidade de Entregar uma boa Experiência para os clientes.
Em primeiro lugar precisamos ter claro em nossa estratégia que, seja na venda de produtos ou contratação de serviços, a experiência que temos que entregar aos nossos clientes é fator essencial.
Equivale a dizer que a Jornada de Compra do seu cliente não se encerra na entrega do produto ou na implementação do serviço.
É fundamental que o cliente tenha uma boa experiência principalmente após utilizar o produto ou serviço.
Sua Marca precisa estar preparada para isso e deve ter planejado todas essas questões antes de começar a entregar seu produto ou serviço para seus clientes.
Veja que essa medida é comum a qualquer ramo de atividade. Por exemplo, uma loja virtual de acessórios para ciclistas, deverá se preocupar não somente com a experiência dos seus clientes enquanto estão navegando em seu site em busca de determinado produto, mas também com as opções de pagamento, as opções e agilidade na entrega, embalagem, facilidade no manuseio e/ou instalação, se for o caso, e manter um setor de SAC bem treinado para dar suporte ao cliente.
Assim como uma empresa que desenvolve soluções como softwares para gerenciamento de rotinas para empresas deve se preocupar com uma boa implementação e suporte para os seus clientes depois da compra.
Planejamento
Planejando cada Etapa da Jornada Digital:
Lendo esse E-Book você já deve ter percebido que são muitas etapas e que para cada uma delas é necessário um bom planejamento para que nada dê errado e precise ser refeito ou reparado.
- Registro de Domínio - alinhado a Identidade Visual da sua Marca;
- Hospedagem de Domínio - segura, flexível e que ofereça um bom serviço de suporte;
- Desenvolvimento - website, reponsivo, alinhado a identidade visual da sua Marca, otimizado em SEO, que ofereça uma ótima experiência ao usuário.;
- Marketing de Conteúdo - produção de conteúdo original direcionada a sua persona com boa frequência e otimizada em SEO através do seu blog e a produção de materiais ricos como E-Books, Webinars, Vídeos Educativos para promover a condução de sua persona através da sua Jornada de Cliente;
- Gestão de Mídias Sociais - boa presença nas redes sociais, gerenciando relacionamento com seu cliente ideal;
- Mídias Pagas - anúncios nas redes sociais com o objetivo de crescer sua base de leads e ganhar autoridade para a sua Marca;
- Google Adwords - links patrocinados otimizando resultados nas buscas;
- E-Mail Marketing - oportunizando um melhor relacionamento com os leads gerados em páginas de captura (landing pages);
Mensuração de Resultados:
Como já dissemos uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar cada uma das etapas e, consequentemente saber o que está funcionando conforme planejado e o que não está performando como deveria. Essa vantagem lhe permite testar seus métodos, suas ideias e alterá-las sempre que necessário, otimizando sempre os resultados.
Você pode por exemplo analisar os relatórios de performance dos anúncios no Facebook e alterar materiais criativos, textos tipo de anúncios, segmentação de público e até objetivos de suas campanhas.
É possível ainda verificar se sua palavra-chave oferece um bom ranqueamento e fazer uma pesquisa alterando para otimizar a perfomance.
Como dissemos no capítulo sobre E-Mail Marketing você pode analisar os relatórios de taxa de abertura, taxa de cliques, segmentação e promover as alterações necessárias.
Ferramentas Úteis:
A Internet oferece uma infinidade de ferramentas e algumas delas já foram relacionadas nesse material.
Para cada uma das etapas de sua Jornada Digital você encontrará várias ferramentas que poderão lhe ajudar em vários sentidos.
Existem ferramentas para diferentes estágios e diferentes objetivos:
- Gerenciamento de Conteúdo;
- SEO (search engine optimization);
- Design;
- Chat;
- Mensuração;
- E-Mail Marketing;
- Gerenciamento de Redes Sociais;
- Desempenho de Websites;
- Gerenciamento de Vendas....
Conceitos
Alguns conceitos muito utilizados em Marketing Digital.
Transformação Digital é o processo de transição e atualização experimentado pelas empresas e figuras públicas que passam a pesquisar, testar e incorporar novas tecnologias com o objetivo de promover melhorias de performance e qualidade em suas metodologias estruturais, operacionais e de relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores e público em geral.
Marketing Digital é o conjunto de técnicas e estratégias realizadas em ambiente digital que visam o aumento da autoridade de uma marca, a atração e a promoção de relacionamentos com clientes em potencial.
SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para os Mecanismos de Busca é o conjunto de técnicas aplicadas e um projeto web (website/blog/loja virtual) que objetiva uma fácil localização através dos Mecanismos de Pesquisa (Google, Bing, Yahoo, Ask, etc...)
Branding é a aplicação de um conjunto de estratégias e estudos que visam proporcionar relacionamento positivo entre as Marcas e seus clientes, colaboradores e parceiros.
Persona é a representação do seu cliente ideal com a maior riqueza de detalhes possível obtida através de coleta de dados através de pesquisas ou formulários, landing pages (páginas de captura de dados), etc...
Inbound Marketing ou Marketing de Atração é o conjunto de estratégias que visa atrair clientes para a Jornada de Compra se utilizando do Marketing de Conteúdo, SEM (Search Engine Marketing) e Mídias Sociais.
Quer saber como o Marketing Digital pode fazer sua Marca crescer?
Se você está pensando em começar a elaborar o Projeto Web para sua Marca os materiais gratuitos abaixo podem lhe interessar:
Baixe Grátis o E-Book: Jornada Digital:
Guia "GRÁTIS" de Mail Marketing
- 10 Dicas de Estrutura
- 5 Dicas de Disparo
- Boas Práticas
- Mensuração
- Lay Out