Você provavelmente já deve ter escutado a frase “se não está na internet não existe” e de fato, a comunicação digital possibilitou a integração não apenas de familiares e amigos, mas também de marcas e seus clientes finais.
De um lado as redes sociais aproximam marcas do seu público-alvo e de outro se você não tiver uma estratégia nas redes sociais pode colocar no buraco seu negócio. Criamos um guia para você entender a importância do posicionamento nas redes sociais e como usar a tecnologia a seu favor.
Primeiro ponto: você conhece o seu cliente?
Antes de entrar no mundo mágico das redes sociais você precisa entender com quem você vai falar. É importante observar se o eu seu cliente usa mais Instagram ou Facebook, o tom de voz dele, pessoas que eles seguem nas redes sociais, cada detalhe é importante para estratégia de redes sociais.
Segundo: como você gostaria que a sua marca seja vista?
Agora que você já sabe o perfil do seu consumidor, vamos refletir sobre a imagem da sua marca nas redes sociais. Está confuso? Vamos te ajudar exemplificando e iremos usar este exemplo ao decorrer do texto inteiro. Você tem uma marca de comidas fitness.
O seu público pode ser: | E para esses três perfis você pode comunicar de diversas formas, como: |
---|---|
Pessoas que procuram perder peso | Uma marca descolada com uma linguagem mais informal e que usa de memes nas publicações |
Pessoas que já estão em uma vida saudável | Uma marca mais séria com um foco informativo comunicando sobre os benefícios de cada alimento |
Pessoas com vidas “ normais” procurando praticidade na hora de se alimentar | Uma marca mais moderna que informa com vídeos de especialistas sobre os produtos, desenvolve produtos web para auxiliar no produto físico e ainda assim tem um tom de voz leve e descontraído |
Terceiro ponto de atenção: Investimento e público alvo.
Continuamos usando de exemplo a marca de comida fitness, vamos comparar a mídia tradicional com a mídia digital.
Se você paga um comercial na TV em barras de ouro, que convenhamos não é nada barato, você corre os ricos de:
- Conversão ser menor, afinal o seu cliente está vendo televisão com o foco na novela;
- Você não tem engajamento, o seu cliente não vai falar para televisão “ nossa e vocês têm pacotes mensais? E a televisão vai responder, ainda não chegamos nesse estágio de tecnologia;
- E o seu cliente não tem cara, você não sabe se ele posta foto de cachorrinho ou corrente;
- Agora se você investe em mídias digitais aí você pode deixar as barras de ouro com o Silvio Santos e pagar pela estratégia das pessoas que vão trabalhar para a sua marca e ainda;
- Você mensura resultados com relatórios de BI;
- Existe uma interação com o cliente final, tirando dúvidas, tendo ideias para próximos produtos e gerando um relacionamento saudável;
- Consegue converter em vendas de forma muito rápida usando artifícios como SEO;
- Pode ter influenciadores falando da sua marca e dando mais autoridade no segmento para o seu produto;
- Ter um portfólio online com todos os seus produtos e simplifica a escolha do seu cliente;
- Segmentação de mídia, para ver o seu anúncio sendo entregue para o seu público final.
Agora ficou muito mais visível o poder das redes sociais no seu negócio, não é mesmo?
Quarto: conteúdo relevante e que engaje seu público alvo.
A gestão de redes sociais vai muito além de postar uma foto do seu produto e acabou. Antes disso existe um planejamento de conteúdo, posicionamento de marca, levantamento de conteúdos relevantes e segmentação.
Gerar um conteúdo que faça diferença na vida do seu consumidor e se tornar um perfil de serviço social é fundamental para que o seu projeto engaje ainda mais. O seu cliente não vai na sua página apenas para conferir as novidades, ele vai te seguir para conferir dicas e ter acesso ao um conteúdo que faz sentido para ele.
É muito mais do que vender marmita fitness, é informar os benefícios de uma alimentação para a sua rotina. Consegue perceber a relação?
Um exercício que pode te ajudar a entender melhor a importância de um conteúdo bem elaborado nas suas redes é pensar como o seu cliente. O que ele gostaria de ver nas suas redes sociais? Qual o tema que irá engajar e atrai seu público?
Ainda falando de conteúdo relevante a interação anda lado a lado. Se o cliente vê um conteúdo que agrada e que faz sentido, marca um amigo, o amigo também gosta, logo, a sua rede aumenta e as suas vendas também.
Quinto: Monitoramento e interação.
Você já sabe bem quem é seu público, sacou qual rede social faz sentido para ele, tem um time de influenciadores que falam sobra a sua marca, publica um conteúdo bonitão e agora é a hora mais importante: interação!
Ouvir seu cliente, entender as angústias, reclamações e elogios e responder da melhor forma é a cereja do bolo. É isso que reverte em vendas, é isso que gera um relacionamento real com o seu consumidor.
Imagine só que as redes sociais são como uma mesa de bar e o que os seus clientes estão falando sozinhos, ninguém gosta de falar sozinho. Então, o monitoramento de todas essas dúvidas e interagir com cada comentário fará a diferença no relatório final.
Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a mensurar os resultados e para a interação, nada melhor do que a velha e boa máquina: cérebro. Uma dose de uma boa redação, tato, delicadeza e respostas completas fecham o ciclo de uma boa gestão nas redes sociais.
Já deu para entender que não dá para ficar fora da internet, ou você vende mais e com qualidade, ou você continua anônimo e o seu concorrente bombando. Não dá para ficar atrás.
Debora Brito
Consultora Digital
Jornalista,
Especialista Certificada em Gestão de Blogs Corporativos