Você provavelmente já deve ter escutado a frase “se não está na internet não existe” e de fato, a comunicação digital possibilitou a integração não apenas de familiares e amigos, mas também de marcas e seus clientes finais.

De um lado as redes sociais aproximam marcas do seu público-alvo e de outro se você não tiver uma estratégia nas redes sociais pode colocar no buraco seu negócio. Criamos um guia para você entender a importância do posicionamento nas redes sociais e como usar a tecnologia a seu favor.

Primeiro ponto: você conhece o seu cliente?

Antes de entrar no mundo mágico das redes sociais você precisa entender com quem você vai falar. É importante observar se o eu seu cliente usa mais Instagram ou Facebook, o tom de voz dele, pessoas que eles seguem nas redes sociais, cada detalhe é importante para estratégia de redes sociais.

Segundo: como você gostaria que a sua marca seja vista?

Agora que você já sabe o perfil do seu consumidor, vamos refletir sobre a imagem da sua marca nas redes sociais. Está confuso? Vamos te ajudar exemplificando e iremos usar este exemplo ao decorrer do texto inteiro. Você tem uma marca de comidas fitness.

O seu público pode ser: E para esses três perfis você pode comunicar de diversas formas, como:
Pessoas que procuram perder peso Uma marca descolada com uma linguagem mais informal e que usa de memes nas publicações
Pessoas que já estão em uma vida saudável Uma marca mais séria com um foco informativo comunicando sobre os benefícios de cada alimento
Pessoas com vidas “ normais” procurando praticidade na hora de se alimentar Uma marca mais moderna que informa com vídeos de especialistas sobre os produtos, desenvolve produtos web para auxiliar no produto físico e ainda assim tem um tom de voz leve e descontraído

Terceiro ponto de atenção: Investimento e público alvo.

Continuamos usando de exemplo a marca de comida fitness, vamos comparar a mídia tradicional com a mídia digital.

Se você paga um comercial na TV em barras de ouro, que convenhamos não é nada barato, você corre os ricos de:

  • Conversão ser menor, afinal o seu cliente está vendo televisão com o foco na novela;
  • Você não tem engajamento, o seu cliente não vai falar para televisão “ nossa e vocês têm pacotes mensais? E a televisão vai responder, ainda não chegamos nesse estágio de tecnologia;
  • E o seu cliente não tem cara, você não sabe se ele posta foto de cachorrinho ou corrente;
  • Agora se você investe em mídias digitais aí você pode deixar as barras de ouro com o Silvio Santos e pagar pela estratégia das pessoas que vão trabalhar para a sua marca e ainda;
  • Você mensura resultados com relatórios de BI;
  • Existe uma interação com o cliente final, tirando dúvidas, tendo ideias para próximos produtos e gerando um relacionamento saudável;
  • Consegue converter em vendas de forma muito rápida usando artifícios como SEO;
  • Pode ter influenciadores falando da sua marca e dando mais autoridade no segmento para o seu produto;
  • Ter um portfólio online com todos os seus produtos e simplifica a escolha do seu cliente;
  • Segmentação de mídia, para ver o seu anúncio sendo entregue para o seu público final.

Agora ficou muito mais visível o poder das redes sociais no seu negócio, não é mesmo?

Quarto: conteúdo relevante e que engaje seu público alvo.

A gestão de redes sociais vai muito além de postar uma foto do seu produto e acabou. Antes disso existe um planejamento de conteúdo, posicionamento de marca, levantamento de conteúdos relevantes e segmentação.

Gerar um conteúdo que faça diferença na vida do seu consumidor e se tornar um perfil de serviço social é fundamental para que o seu projeto engaje ainda mais. O seu cliente não vai na sua página apenas para conferir as novidades, ele vai te seguir para conferir dicas e ter acesso ao um conteúdo que faz sentido para ele.

É muito mais do que vender marmita fitness, é informar os benefícios de uma alimentação para a sua rotina. Consegue perceber a relação?

Um exercício que pode te ajudar a entender melhor a importância de um conteúdo bem elaborado nas suas redes é pensar como o seu cliente. O que ele gostaria de ver nas suas redes sociais? Qual o tema que irá engajar e atrai seu público?

Ainda falando de conteúdo relevante a interação anda lado a lado. Se o cliente vê um conteúdo que agrada e que faz sentido, marca um amigo, o amigo também gosta, logo, a sua rede aumenta e as suas vendas também.

Quinto: Monitoramento e interação.

Você já sabe bem quem é seu público, sacou qual rede social faz sentido para ele, tem um time de influenciadores que falam sobra a sua marca, publica um conteúdo bonitão e agora é a hora mais importante: interação!

Ouvir seu cliente, entender as angústias, reclamações e elogios e responder da melhor forma é a cereja do bolo. É isso que reverte em vendas, é isso que gera um relacionamento real com o seu consumidor.

Imagine só que as redes sociais são como uma mesa de bar e o que os seus clientes estão falando sozinhos, ninguém gosta de falar sozinho. Então, o monitoramento de todas essas dúvidas e interagir com cada comentário fará a diferença no relatório final.

Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem ajudar a mensurar os resultados e para a interação, nada melhor do que a velha e boa máquina: cérebro. Uma dose de uma boa redação, tato, delicadeza e respostas completas fecham o ciclo de uma boa gestão nas redes sociais.

Já deu para entender que não dá para ficar fora da internet, ou você vende mais e com qualidade, ou você continua anônimo e o seu concorrente bombando. Não dá para ficar atrás.

Debora Brito
Debora Brito
Consultora Digital
Jornalista,
Especialista Certificada em Gestão de Blogs Corporativos
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