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Blog - Artigos

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Saiba como promover estratégias efetivas para o seu Projeto Digital.

Nossos redatores publicam periodicamente nessa área artigos sobre melhores práticas, as ferramentas mais efetivas e tudo que se relaciona com todas as etapas de sua Jornada Digital.

Experiência Positiva do Usuário

Como o seu Projeto Digital pode oferecer uma boa Experiência a sua Audiência

Quando se fala em ter algum tipo de Presença Digital fica claro que uma das ferramentas mais efetivas em muitos aspectos é um site.

O site é a cara da sua Marca na internet. É através dele que seus possíveis clientes começarão um relacionamento com suas soluções.

Já falamos sobre como registrar um domínio, sobre a importância de ter um site na internet e sobre a importância de manter o seu site sempre otimizado para fácil localização pelos mecanismos de busca.

Precisamos falar também sobre outros aspectos que envolvem por vezes detalhes mais sutis que podem passar despercebidos durante o processo de planejamento de um Projeto Digital.

Vamos tratar nesse artigo sobre alguns detalhes que temos observado navegando pela rede que mesmo sendo por vezes esquecidos fazem toda a diferença na hora da navegação.

Design e Recursos

Falar da importância de um bom design de site é chover no molhado, porém o que se observa em grande parte dos projetos não é exatamente isso.

A preocupação com um design agradável, limpo, que ofereça para o visitante uma navegação tranquila deveria ser unanimidade.

Para quem está buscando por conteúdo relevante, soluções para dúvidas ou problemas pela web é extremamente importante ter uma boa experiência.

Normalmente a Experiência (on-line) positiva é um fator que não recebe elogios por parte de quem navega. Isso se deve ao fato de que necessariamente todos deveriam ter a preocupação com esse fator, pois ele influencia diretamente no tempo de permanência de um usuário em um site.

Levou-se um longo tempo para perceber que o equilíbrio entre recursos e design deveria ter total atenção por parte de quem desenvolve o projeto.

Os projetos mais antigos pecavam muito pelo excesso. Era comum encontrarmos sites com bom visual, ideias inovadoras, porém com recursos repetitivos, redundantes e disponibilizados em excesso.

Por exemplo: Slideshows lindos e bem elaborados, disponibilizados em todas as páginas do website.

Pense… Você chega até um site depois de uma busca e encontra aquele artigo que irá lhe oferecer uma ótima solução para o seu problema. Qual a utilidade de um slideshow passando inúmeras imagens que não tem qualquer relevância para a solução do seu problema?

O Marketing Digital por vezes atrapalha

É muito comum, hoje em dia, você chegar a um artigo que é exatamente aquilo que você procurava e, já ao começar a leitura, abre-se uma janela pop up com mensagens pedindo dados para envio de notificações “artigos e conteúdos exclusivos”.

Isso interfere diretamente na sua experiência. Você vai até a janela e clica para fechar e segue lendo o artigo. Algum tempo depois, outra janela se abre com outra oferta e nessa altura o nível de sua experiência já desabou.

Esse tipo de prática é bem comum e já vimos inclusive ocorrer em sites de empresas consideradas referência em Inbound, Marketing de Conteúdo e SEO.

Veja que se o objetivo é atrair seus visitantes para o seu projeto e o fator experiência é considerado importante para ranqueamento todos deveriam ter essa preocupação.

Tornar a experiência de seu visitante agradável e prazerosa, ser útil e relevante para oferecer uma solução efetiva para quem está navegando é uma obrigação.

Projeto Digital bem Elaborado

Boa Hierarquia - Organização

Esse é fator de ranqueamento para os buscadores. Pensar e planejar seu conteúdo deixando claro categorias, subcategorias e organizar tudo da forma mais clara e menos redundante e cansativa possível, também entrega bons resultados para o seu projeto.

Um exemplo que sempre usamos o de um blog jornalístico que trate de esportes, música, economia, política.

É claro que a organização básica deveria ser:

Categoria - Esportes:
- [Subcategorias - Futebol - Basquete - Natação - Tênis…]

Categoria - Música:
- [Subcategorias - Rock - MPB - Sertanejo - Pop…]

Categoria - Política.

Categoria - Economia.

Categorizar e hierarquizar seu conteúdo facilita a navegação mantendo seu visitante por mais tempo no seu site.

Ofereça um Campo de Pesquisa

Disponibilize um campo de pesquisa interna em seu site. Essa prática impacta diretamente na experiência do seu usuário.

A melhor forma de prender seus visitantes mais tempo navegando em seu projeto digital é oferecer opções de interação.

Um campo de pesquisa interna onde seu visitante possa buscar por termos semelhantes ao que ele está buscando é extremamente útil nesse sentido.

Por vezes o usuário chega a um post que é não é exatamente aquilo que ele estava buscando, apenas tem alguma semelhança com o assunto procurado.

Nesse cenário oferecer a opção de uma pesquisa interna onde seu visitante possa localizar exatamente o termo que estava buscando faz a experiência extremamente positiva e multiplica o tempo de permanência em seu site.

Mobile First

Já é de conhecimento geral de que os buscadores estão priorizando as pesquisas para sites responsivos.

Como isso funciona na prática?

Pensando de forma bem genérica seria algo como seu site estar em pé de igualdade com outro site que não oferece uma boa experiência mobile, isto é, não é responsivo. Nesse caso os buscadores colocam seu site a frente do seu concorrente. Simples assim.

Oferecer responsividade em seu Projeto Digital já deixou de ser um diferencial, como a algum tempo atrás. Hoje é um pré requisito para contratação de um serviço de desenvolvimento, portanto se você está contratando certifique-se de que a Agência Digital irá oferecer esse recurso.

Branding - Identidade de Marca

Falamos sobre Design no início deste artigo. O que não dissemos e é extremamente importante é que a aparência de seu projeto web precisa estar alinhada a sua identidade de marca.

Quando falamos de identidade marca estamos nos referindo a tudo que envolve sua Marca, desde o surgimento da ideia de criar a solução até a implementação do seu Projeto como um todo.

Considere a missão, visão, objetivos, diferenciais que sua Marca oferece já no desenvolvimento de sua Logo.

Se você pretende atingir um público jovem procure passar essa imagem em todos os recursos possíveis e isso inclui sua Logo e seu Website.

Além da aparência visual, essa prática deve se estender também a linguagem que você irá utilizar para se relacionar com seu público.

Novamente usando o exemplo do público jovem, ele não está procurando coisas muito técnicas, ele precisa de uma linguagem mais descontraída para ter uma experiência positiva.

O exemplo contrário também é verdadeiro.

Imagine que sua solução é extremamente técnica. Você precisa escrever para engenheiros por exemplo. Nada mais natural que você alinhe seus textos a esse objetivo.

Na hora de produzir conteúdo para o blog do seu site tenha a preocupação e a empatia de observar se aquele conteúdo realmente foi produzido para quem o estava procurando.

É isso, garantimos que, se você tiver esses cuidados, certamente colherá resultados positivos para o seu Projeto.

Tenha sempre em mente que ao contratar uma Agência Digital, seja para um projeto de Marketing de Conteúdo, seja para o Desenvolvimento de seu site, que ela entenda a importância desses fatores e atenda as expectativas dos seus visitantes, afinal o seu site foi criado para eles.

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
Gerente de Projetos Digitais
Webdesigner e Designer Gráfico,
Especialista Certificado em Marketing Digital

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