9 Estratégias de Marketing Digital para Empresas de Desenvolvimento

Já sabemos que as Estratégias de Marketing Digital objetivam promover a atração, o envolvimento através de relacionamento, o aumento de autoridade, a redução de custos e outros fatores e aspectos que contemplam a promoção das Marcas de forma escalável e permanente.

Nos artigos anteriores contamos as histórias de sucesso de Larissa, empreendedora que fabrica bolsas artesanais e Guilherme, o skatista que virou empresário de sucesso com camisetas e bonés.

Em ambos os casos as Estratégias de Marketing Digital tinham semelhanças, visto que envolviam lojas virtuais em determinada etapa do processo.

Nesses casos você escolhe a plataforma e configura adaptando a Identidade Visual da sua Marca, cadastra produtos, formas de pagamento e de envio, etc...
Em ambos os casos falamos de produtos físicos, mas e no caso de Serviços ou Produtos Virtuais, como seria o processo?

Marketing Digital para Desenvolvedores de sistemas

Como já dissemos, a Anylinks – Soluções Criativas é uma Agência Digital que oferece serviços desde 2004. Na época de nossa fundação as Estratégias de Marketing Digital ainda estavam em estágio embrionário. Apesar disso empresas de tecnologia que desenvolviam sistemas de gestão empresariais e comerciais, já atuavam de forma ativa no mercado, comercializando seus produtos e serviços para bares, restaurantes, mercados, postos de gasolina, tabacarias, oficinas, assistências técnicas, enfim qualquer tipo de negócio que envolvesse vendas ou prestação de serviços e necessitasse gerenciar rotinas como emissão de notas fiscais, controle de estoque, ordens de serviço e gerenciamento financeiro.

Mesmo naquela época já se via por parte dessas empresas a preocupação em ter uma Presença Digital, que normalmente se dava através de um website institucional onde as vantagens que a sua solução oferecia eram divulgadas e um certo relacionamento era promovido através de suporte ao sistema.

Algumas dessas “softwarehouses” viram então como oportunidade oferecer uma versão de seus programas para download de forma gratuita em seus sites. Essas versões, obviamente eram versões limitadas dos programas que serviam como uma espécie de degustação para os interessados terem uma ideia sobre como a solução poderia se adaptar ou não ao que necessitavam.

Na época, essa já era uma Estratégia de Marketing Digital inovadora e muito eficaz por criar um vínculo entre o usuário que estava experimentando a solução e a empresa que a desenvolveu.

Algumas dessas empresas foram além. Ao oferecer a versão para download de seus programas começaram a coletar dados de quem baixava, como nome, e-mail e telefone antes de disponibilizar o download. Depois de coletados esses dados tinham um controle sobre quantos downloads estavam sendo feitos e sobre quem os fez, o que se tornava uma informação muito valiosa.

Ainda falando daquela época, o próximo passo era então passar esses dados para seus departamentos comerciais fazer contato e tentar “fechar vendas”.

Como em qualquer tipo de negócio, os vendedores sempre enfrentam obstáculos e objeções por parte dos possíveis clientes. No caso das empresas que desenvolvem esse tipo de programas essas objeções podem ser o preço, a necessidade de implementações de rotinas específicas de cada negócio ou, é claro, a solução não servir para aquela empresa.

Marketing Digital para Empresas que Desenvolvem Sistemas de Gerenciamento

Veja que, em que pese o fato de existir nessas rotinas uma certa Estratégia de Marketing Digital ela ainda é muito rudimentar e desconsidera algumas etapas da Jornada de Compra do cliente. Claramente o Departamento de Vendas está recebendo os Leads em um estágio onde ainda não estão nem educados, nem preparados efetivamente para se tornarem clientes.

Ainda assim essas empresas conviveram com esse tipo de política de vendas durante anos e, por mais que pareça absurdo, algumas delas ainda convivem.

Onde poderia ser otimizada essa estratégia?

Veja que, quando nos referimos a “pular etapas” estamos falando de que em uma estratégia como a que mencionamos acima a parte que deveria ser administrada pelo marketing, praticamente não existe.

Frequentemente somos contratados para otimizar projetos desse tipo e seguimos as seguintes etapas:

1 – Diagnóstico de Projeto:

Num primeiro momento é necessário detectar em que estágio o atual projeto se encontra, logo é necessário fazer um procedimento de diagnóstico levando em consideração os seguintes itens:

a) Performance/desempenho:

  • Tamanho da Página – aconselhável até 3Mb;
  • Requisições HTTP – aconselhável menos de 87 requisições;
  • Velocidade de Carregamento – aconselhável até 8 segundos.

b) SEO (Otimização para os Buscadores):

  • Responsividade;
  • Título;
  • Meta Descrição - tamanho;
  • Tags Html – presença de H1 e title nas imagens;
  • Sitemap - presença;
  • Blog - presença.

c) Ferramentas:

  • Redes Sociais – presença;
  • Analytics – presença do código de monitoramento;
  • Pixel do Faceook ADS - presença do código de monitoramento;
  • Pixel do Google Adwords - presença do código de monitoramento.

2 – Identificação de Ferramentas Úteis:

Para cada etapa deve-se identificar uma ou mais ferramentas que serão úteis para a produção, execução de rotinas, mensuração e etc...

Nessa fase já devemos identificá-las e configurá-las adequadamente pois elas serão nossas aliadas e estarão sempre presentes em toda a estratégia.

Algumas dessas ferramentas são tão importantes que praticamente se torna impossível pensar em uma estratégia sem suas presenças.

3 – Indicação de Melhorias – Produção de Conteúdo para o Blog:

No caso específico para esse nicho é altamente recomendável ter um Blog com Artigos que informem como o futuro cliente poderá aproveitar ao máximo as funcionalidades da solução.

Na grande maioria das vezes, empresas que contratam Sistemas de Gestão utilizam somente as funcionalidades básicas deixando de lado rotinas como o módulo financeiro ou o controle de estoque. Isso na maior parte das vezes acontece por desconhecimento, falta de treinamento ou da ausência de algum tipo de tutorial, e-book, vídeo, ou qualquer outro tipo de Material Rico que oriente sobre como utilizar essas funcionalidades.

Imagine-se no seguinte cenário: você acabou de fazer o download do sistema e está testando. Em seguida começam a surgir dúvidas sobre como configurar determinado módulo e você recorre ao site do desenvolvedor e encontra um artigo que explica detalhadamente como deve ser feito. Esse é o cenário perfeito, tanto para o futuro cliente como para o próprio desenvolvedor. Dessa forma ele está fidelizando o cliente e mantendo o foco dele em sua solução.

Além disso isso desafoga o setor de suporte que poderá focar em problemas mais profundos de clientes em estágio mais avançado na utilização do sistema.
Com a produção de conteúdo além de estar dando um suporte para quem já está utilizando o sistema o desenvolvedor estará captando novos usuários para o seu site naqueles que estão pesquisando nos mecanismos de busca por uma solução semelhante.

4 – Captação de Leads oferecendo o download da demo do sistema:

Na mesma área de blog enquanto o visitante está entendendo as funcionalidades necessariamente deveriam ter CTAs (chamadas para ação) convidando o futuro cliente a baixar o sistema e captando dados importantes para um futuro relacionamento.

5 – Gestão de Mídias Sociais:

Depois de devidamente aplicadas as estratégias acima sempre aconselhamos um bom trabalho estratégico nas Redes Sociais. Os benefícios da implementação dessas estratégias são muitos:

  • Aumento da Autoridade da Marca;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Captação de Leads;
  • Aumento de Tráfego para o Site ou Blog...

6 – ADS e Adwords – Links Patrocinados:

Em paralelo a estratégia acima, com o objetivo de impulsionar o projeto, aconselhamos o investimento em Links Patrocinados que sempre entregam bons resultados. Investimentos em Facebook ADS e Google Adwords por exemplo são praticados hoje por quase todas as Marcas.

7 – Campanhas de E-Mail Marketing:

Promover Campanhas de E-Mail segmentando os Leads captados através do formulário de download do sistema de acordo com o seu tipo de interesse oferecendo novos materiais educativos.

8 – Landing Pages (páginas de captura):

Identificar Leads de Fundo de Funil através de Landing Pages que ofereçam o contato com um consultor especialista que irá orientar sobre como a solução resolverá aquela antiga dor do futuro cliente.

9 – Implementação de um Departamento de Sucesso do Cliente:

Principalmente em casos como esse modelo de empresa é vital tanto o Departamento de Suporte como o Departamento de Sucesso do Cliente (Customer Success).

Normalmente o que se vê depois da venda efetivada são os clientes abandonados a própria sorte tentando utilizar o sistema. É muito importante que depois da venda se ofereça um acompanhamento através de um setor treinado para tanto que possa orientar o novo cliente nos primeiros passos e caso detecte um problema de maior gravidade encaminhe ao suporte para apresentar uma solução.

A princípio, vendo a lista de estratégias relacionadas acima pode parecer um tanto complicada, mas acredite, uma equipe capacitada, com um bom planejamento consegue implementar com segurança e de forma relativamente rápida todo o processo, mas note que Estratégias de Marketing Digital, oferecem um ótimo retorno, mas você não deve esperar um retorno a curto prazo. Normalmente o que se observa é que estratégias como essa levam um certo tempo para apresentar resultados, meses e por vezes mais de um ano, são necessários até que os resultados comecem a aparecer. Ainda assim comparadas ao Marketing tradicional o Marketing Digital apresenta inúmeras vantagens.


  • Custo reduzido;
  • Fidelização de clientes;
  • Recorrência;
  • Retenção...

Sistemas comerciais

As empresas que desenvolvem sistemas, que mencionamos acima, trabalharam durante algum tempo de forma segura comercializando suas soluções sem grandes preocupações com Investimento em Marketing. Ocorre que o comportamento do consumidor mudou. Hoje os consumidores estão muito mais exigentes por deterem mais poder, principalmente no que se refere a informação. Hoje quem toma as decisões pode, com uma rápida pesquisa, ter acesso a uma infinidade de informações que anteriormente não estavam disponíveis.

Esse fato “mudou o jogo” e está forçando todas as Marcas, atuando em qualquer segmento ou nicho de mercado, a reavaliarem suas políticas de vendas e se adaptarem a essa nova realidade.

No caso específico de empresas que desenvolvem programas, sistemas, aplicativos e etc... existem vários aspectos que facilitam a adaptação. O fato de poder estabelecer uma relação com seus Leads desde o momento em que ele faz o download da versão para testes da sua solução é, sem dúvida, uma enorme vantagem. Isso torna toda a estratégia muito mais simples e direta.

Aconselhamos fortemente que empresas desse segmento promovam a implementação de Estratégias de Marketing Digital para seus negócios. Lembre-se que além de todas as vantagens já mencionadas, certamente seu concorrente já está investindo nesse sentido e qualquer movimento que você faça agora já será tardio e, se você já está investindo em Marketing Digital fique atento ao desempenho de sua estratégia.

 
 
 

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