Do Off-line para o On-line: como promover a Transformação Digital

Conheça a história de Larissa e saiba como ela promoveu a Transformação Digital de sua Marca e tomou as decisões corretas para implementar o crescimento de seu negócio de bolsas artesanais.

Criação da Marca (Branding):

Larissa criou sua confecção de bolsas artesanais exclusivas a cerca de três anos. Seus produtos têm uma grande aceitação no mercado e as técnicas e materiais que ela utiliza na produção das peças são o grande diferencial de seus produtos.

Cuidados com a Produção:

A Marca: “Larissa Bolsas e Acessórios”, só tem crescido nos últimos anos. Isso se deve muito ao fato de que Larissa tem uma grande preocupação com a qualidade dos produtos que comercializa. Ela dedica muita atenção a cada peça para manter a exclusividade e a temática regional que caracterizam seu produto, pois mora em uma cidade turística que possui uma grande tradição em artesanato local.

Um negócio desse tipo que envolve a entrega de um produto exclusivo, produzido com material de qualidade e que valoriza as características da tradição local tem grande potencial de crescimento.

Experiência do Usuário (UX):

Larissa se preocupa com cada detalhe que envolve sua Marca. Ela tem uma grande preocupação em oferecer não somente um bom produto como também onde serão colocados a venda, a margem de lucro dos pontos de venda embalagens exclusivas e tudo mais.

Inauguração de Lojas Físicas:

Agora Larissa decidiu abrir lojas em pontos estratégicos de sua cidade e tem tido bom retorno financeiro e agregado ainda maior lucratividade e autoridade a sua Marca.

Ela tem uma visão muito boa de negócios e é uma empreendedora. Está sempre pesquisando e se informando sobre como manter seu negócio sempre em constante crescimento.

Expandindo e Escalando:

Sua empresa tem recebido alguns contatos de outras regiões do país de empresas interessadas em comercializar seus produtos. Esse fato a fez pensar se deveria abrir franquias ou colocar seus produtos a venda em outros estados em outras lojas.

Transformação Digital - O início da Jornada:

Promovendo a Tranformação Digital de sua Marca

Depois de ponderar sobre o assunto, ela passou a pensar em ter algum tipo de presença on-line objetivando expandir o seu negócio. Ela sempre foi muito criteriosa e sempre fez muita pesquisa procurando obter o maior número de informações possíveis antes de tomar alguma decisão.

Depois de muita leitura e até alguns cursos sobre Empreendedorismo Digital ela entendeu que o primeiro passo seria ter um bom website com fotos dos seus produtos e informações sobre sua Marca.

Entrou em contato com algumas agências e solicitou propostas para desenvolvimento do seu Projeto.

Acontece que, por mais que ela fosse informada e esclarecida sobre o assunto as informações eram muitas. Cada proposta sugeria um tipo de serviço que envolvia recursos que ela não entendia muito bem.

Consultoria - Falando com um Especialista em Marketing Digital

Falando com um Especialista:

Larissa optou então pela contratação de uma consultoria justamente por querer ter uma melhor visão do projeto como um todo e esclarecer suas dúvidas.

Durante a reunião os consultores deram um panorama geral de cada etapa necessária, do que seria prioridade no projeto, quais as ferramentas necessárias, enfim, tudo que seria preciso implementar no Projeto.

Ficou claro para ela que não seria um projeto simples e que os objetivos precisariam ser definidos e um bom Planejamento era necessário.

Agora ela já sabia que caminho seguir e tinha uma boa ideia do orçamento que deveria destinar para a sua estratégia. 

Outra questão que ficou bem esclarecida foi o fato de que um Projeto desse tipo envolve muito mais que um simples site no ar com formulário de contato, fotos de produtos e informações institucionais sobre sua empresa.

Definição da Plataforma para Gerenciamento de Lojas Virtuais

Definindo a Plataforma de Gerenciamento para Loja Virtual:

Ela agora sabia que, caso quisesse vender seus produtos para outros estados e regiões do país deveria ter uma Loja Virtual com formas de envio e pagamento configuradas, um departamento de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) bem estruturado e profissionais treinados para atender seus novos clientes virtuais.

O próximo passo seria definir qual a Plataforma para Gerenciamento de Loja Virtual Larissa iria utilizar. Existe uma quantidade enorme de opções, algumas oferecem até planos iniciais com poucos recursos de forma gratuita.

Publicamos um artigo onde listamos 33 opções de plataformas para gerenciamento de lojas virtuais e muitas ficaram de fora dessa lista. Com tantas opções fica complicado definir qual delas é a mais adequada a cada tipo de Projeto. Esse foi mais um dos motivos que levou Larissa a contratar uma Agência Digital que oferecesse o serviço de Consultoria.

Depois de ponderar os aspectos positivos e negativos de várias empresas que oferecem essas Plataformas e ouvir a opinião dos consultores ela finalmente decidiu qual seria utilizada em seu Projeto.

Seu domínio já tinha sido registrado e agora era a hora de começar a providenciar boas fotos dos seus produtos, da parte interna de sua produção e das lojas físicas que já estavam abertas.

Definindo Objetivos:

O objetivo prioritário de Larissa inicialmente era ampliar o alcance de sua Marca vendendo e enviando seus produtos para outras regiões do país, conquistando uma maior autoridade para a sua Marca e captando novos negócios.

Apesar de ter contratado uma Agência Digital para tocar seu Projeto, ela sempre acompanhou todo o processo muito de perto através de relatórios de desempenho fornecidos periodicamente pela Agência. Sempre que necessário marcava reuniões com a equipe que cuidava do seu Projeto para ter um feedback do andamento.

Mão na Massa – Publicando o Projeto:

No início depois de todos os produtos postados, formas de pagamento e envio devidamente configuradas e a loja efetivamente no ar, o Projeto tinha poucos acessos e as vendas ainda eram muito tímidas. Tudo isso já havia sido previamente previsto e alertado por parte dos consultores que já tinham informado sobre o tempo de indexação do site e o aumento gradativo dos acessos e do desempenho como um todo.

Otimização para os Buscadores:

A loja foi muito bem otimizada em SEO e já estava ranqueando bem para alguns produtos junto aos buscadores, mas ainda faltava melhorar o desempenho e escalar seus acessos.

Definindo Canais - Redes Sociais:

Definindo Canais - redes Sociais mais Relevantes

Nesse momento foi implementado o serviço de Gestão de Mídias Sociais com Páginas no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e Google Plus.

Em seguida os resultados começaram a aparecer com o aumento dos seguidores nas Redes Sociais.

Investindo em Mídias Pagas:

O próximo passo foi o investimento em Google Adwords para alavancar acessos em produtos que não estavam bem ranqueados e Facebook e Instagram ADS.

Produzindo Conteúdo relevante:

Em paralelo se iniciou a estratégia de Marketing de Conteúdo através das redes sociais e do blog na página com uma produção de artigos direcionados a educação de sua Persona.

Captando Leads:

Como todo o Projeto em si, foi muito bem planejado e elaborado os resultados já começavam a aparecer. O aumento dos acessos aos artigos do blog e as Landing Pages bem elaboradas com boas chamadas para ação (CTA’s) proporcionavam acessos aos produtos e Materiais Ricos produzidos pelo time de conteúdo da agência contratada.

Promovendo relacionamento com a Base de Leads:

A base de leads estava crescendo e as Campanhas de E-mail Marketing já estavam entregando bons resultados.

Revisando e analisando Métricas, e ajustando a estratégia:

Mensurando Acessos via Google Analytics

A equipe de Otimização em SEO (Search Engine Optimization) fez um bom trabalho atraindo links para o projeto e conquistando uma boa autoridade para o domínio de Larissa.

O objetivo principal já tinha sido atingido. A loja já tinha conquistado um alcance muito maior, e já estava com negócios efetivados em quase todas as regiões do país.

Durante as reuniões realizadas periodicamente os relatórios de acessos, vendas, aumento da base de leads comprovavam o bom desempenho da estratégia.

Remarketing e Estratégias Avançadas de Marketing Digital

Implementando estratégias avançadas:

Além disso a equipe de Gestão de Redes via ADS e Adwords implementou um bom projeto de Remarketing e Retargeting, o que potencializou ainda mais as vendas.

Toda a estratégia foi um sucesso fazendo a Marca crescer de forma escalável, segura e permanente.

O exemplo de Larissa mostra o quanto é importante que as Marcas tenham o devido cuidado ao promover a sua Transformação Digital. A atenção necessária em cada uma das etapas da Jornada Digital para as Marcas determina o sucesso ou o fracasso do Projeto.

Estratégias de Marketing Digital necessitam do envolvimento de pessoal especializado em cada etapa mas garantem um excelente retorno aos empreendedores desde que sejam bem executadas.

No exemplo de Larissa vemos um cenário ideal onde o empreendedor tomou as decisões certas delegando e confiando as tarefas a uma Agência Digital especializada que se tornou parceira de sua Marca no Projeto como um todo.

Por mais que o exemplo acima pareça inspirador e algumas decisões até pareçam óbvias, não é isso que se observa no dia a dia.

Normalmente o que se vê, por parte dos empreendedores, é uma urgência demasiada em atingir seus objetivos e uma preocupação em economizar recursos.

Veja que em momento algum estamos afirmando que a economia de recursos não deve ser levada em consideração, pelo contrário, para uma Agência Digital é fator determinante, já que sempre precisaremos estar comprovando o Retorno sobre o Investimento (ROI) para o cliente.

O que queremos dizer é que normalmente o empreendedor acredita que pular uma etapa, ou outra pode trazer o mesmo resultado, o que não é verdade.

  • Um site sem acessos não entrega resultados.
  • Um projeto que não esteja presente nos canais corretos não entrega resultados.
  • Um projeto que não promova a atração de clientes através de conteúdos relevantes não entrega resultados.
  • Um projeto que não tenha algum tipo de relacionamento com seus clientes não entrega resultados.
  • Um projeto que não esteja constantemente analisando métricas, fazendo ajustes, não entrega resultados.

E quanto aos resultados, de forma alguma chegarão a curto prazo e isso tem que ficar bem claro. Normalmente essas estratégias levam um bom tempo para retornar resultados, alguns meses ou até um ano serão necessários para que os resultados se tornem recorrentes.

Promover a Transformação Digital é percorrer a Jornada Digital implementando estratégias de Marketing Digital que certamente trarão um retorno extremamente satisfatório a médio/longo prazo, mas o que a princípio pode parecer negativo seguramente é a maior das vantagens.

Empreender campanhas de Marketing Digital se comparado com estratégias de Outbound Marketing requer um investimento menor e entrega resultados mais seguros e perenes para as Marcas.

No Inbound Maketing ou Marketing de Atração,a imensa capacidade de mensuração e segmentação permite que você se relacione diretamente com seus clientes de forma refinada, sem perda de tempo com segmentos que por ventura não terão interesse algum em seu produto.

 
 
 

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